Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

03/05/12

Contação de histórias: grupo constrói rotas de viagens e cidades imaginárias

“As histórias falam de pessoas e do mundo, alegrias e tristezas. Uma viagem a ser percorrida em que todos têm um lugarzinho reservado para a sua bagagem: a vida”.

Rotas de viagens e construção de cidades imaginárias. É com esta narrativa que o Núcleo de Artistas apresenta o projeto "Palavra Mundo - espacinho do leitor", na segunda edição do FLIV, no Espaço Letradinho, na Praça Santa Luzia.

Durante suas apresentações, o grupo leva para o público infantil referencias do concretismo e dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros, com destaque para o tema "Paisagem Sonora", no qual o grupo, através do áudio, constrói com o público, rotas de viagens e cidades imaginárias.

As narrativas são interativas e lançam hipóteses que convidam o público a imaginar e provocam-lo a refletir. As histórias falam de pessoas e do mundo, alegrias e tristezas. Uma viagem a ser percorrida em que todos têm um lugarzinho reservado para a sua bagagem: a vida.

No Espaço Letradinho, a arte de brincar com as palavras e seus significados faz com que as crianças manipulem bocas vermelhas feitas de origami. As bocas trazem poesias sonoras escritas e foram inspiradas nos poemóbiles.

Informações sobre o projeto através do site http://www.wix.com/nucleovermelho/espacinhodoleitor. O grupo é formado pelos artistas: Álvaro Rovares, Angélica Takahashi, Clovis Vilela, Marcia Vilela e Silvio da Cunha.

O FLIV 2012 é uma realização e produção da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga, Associação Cultural Zequinha de Abreu, Galpão C e Atol Cultural e tem como parceiros: a Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas, Posto Gramadão, Transrápido São Francisco e Fiat Camilla.

03/05/12

FLIV recebe amanhã a escritora Marcia Tiburi

A Banda Black Rio, com participação de Ed Motta, será
também uma das atrações do quarto dia do evento (04 de maio)


A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que vai até dia 06 de maio, irá receber amanhã (sexta-feira, 04.05), às 19h30, no Espaço Prosa –Salão de Eventos, a escritora Marcia Tiburi para uma roda de conversa com o público.

Autora de livros como “Filosofia Pop – Poder e Biopoder” e “Filosofia em comum”, Marcia publicou “Magnólia”, indicado em 2006 ao Jabuti de melhor romance.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzi e professora convidada da Fundação Dom Cabral, Marcia teve passagem também pelo programa Saia Justa, da GNT.

Show – Os visitantes do FLIV irão conferir também, às 21h, um show, no Palco Principal (Rua Bahia), da banda Black Rio, com participação especial de Ed Motta.

Formada em 1976, a banda, conhecida por mesclar funk com samba, jazz e outros ritmos brasileiros, já gravou quatro discos (“Maria Fumaça”, "Gafieira Universal", "Saci Pererê" e "Movimento")

Dança – Já no Fórum Internacional de Dança, o público irá conferir, às 20h30, no Espaço Dança, a companhia Raizes, que apresentará o tango tradicional argentino, entre outros estilos.

03/05/12

A Cidade e Diário de Votuporanga disponibilizam jornais para leitura

Os dois veículos diários de comunicação impressa da cidade, os jornais A Cidade e Diário de Votuporanga, estão presentes na segunda edição do FLIV 2012. Diariamente as duas empresas encaminham, gratuitamente, dois exemplares de jornais para que o público que passar pela segunda edição do Festival Literário de Votuporanga possa conferir as notícias da cidade e começar o dia bem informado.

Os jornais ficarão a disposição para leitura no Espaço Letradinhos, onde se encontra instalada a Biblioteca Escolar Central de Votuporanga, ao lado da tenda da TV Tem.

O FLIV 2012 acontece de 1º a 6 de maio, na Praça Santa Luzia e fica aberto para visitação do público das 8 às 22 horas, com exceção do domingo, dia 6, que ficará aberta das 10 às 18 horas.

03/05/12

FLIV ultrapassa 15.000 visitantes nos dois primeiros dias


Evento já teve show com Jair Rodrigues e Luciana Mello e roda de conversa com o escritor Mário Prata


A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que vai até dia 06 de maio, registrou, nos dois primeiros dias (01 e 02 de maio) a visita de mais de 15.000 pessoas.

No primeiro dia, a grande atração foi o show de abertura com Jair Rodrigues e Luciana Mello, que empolgaram o público do começo ao fim. Os visitantes participaram também, ao longo do dia, de uma roda de conversa sobre “Poesia Concreta” com os escritores Frederico Barbosa, Cláudio Daniel e Élson Froes.

Houve também workshop de investigação corporal com Deraldo Ferreira e contação de história com Marilan Salles. Já no Fórum Internacional de Dança, outra atração do FLIV, apresentaram-se Vincent Harisdo (Togo) e a Catanduva Cia de Dança.

No primeiro dia, os visitantes puderam também conhecer, em detalhes, a exposição intitulada “O Livro Concreto”, com curadoria de Frederico Barbosa. A exposição apresentou algumas das principais publicações da Poesia Concreta em edições originais.

Segundo dia – No segundo dia de FLIV, a grande atração foi o escritor Mário Prata. Com curadoria do FLIV e do Clube de Autores, o autor esteve no Espaço Prosa – Salão de Eventos para uma roda de conversa, com o tema “Literatura Policial, riso e mistério”.

Escritor de todos os gêneros literários, Prata defendeu, com plateia lotada, a profissão de escritor, falou sobre seu mais recente romance “Sete Paus” e discorreu sobre os caminhos da literatura policial. O escritor, que prendeu a atenção do público até o fim, ficou conhecido na cena literária brasileira depois de se manter por vários anos na lista dos livros mais vendidos com o livro “Diário de um magro”. Prata escreve também para teatro, cinema e televisão.

Também no segundo dia de evento, no Fórum Internacional de Dança, houve apresentação do Bill Young, Colleen Thomas & Dancers (Estados Unidos), que explorou, entre outros elementos, a individualidade e o estilo contemporâneo.
Mais tarde, às 21h, no Atol Cultural, foi a vez do grupo Blues com Veneta cantar The Doors, Pink Floyd, Bb King, Muddy Waters, Eric Clapton e Blues em geral.

Próximos Dias - O FLIV terá, ao longo dos próximos quatro dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows. Haverá apresentações musicais da banda Black Rio com participação de Ed Mota, além de bate-papo com os escritores Ferréz, William Nacked e Marcia Tiburi.

Os visitantes poderão conferir também os espaços Senac, Livraria Premier, Livraria Espaço, Editora Abril, Atol Espaço Cultural, Caravana da Leitura, com o escritor Laé de Souza; Bookcafé Livraria e Café, TV TEM, Loja do FLIV e Loja do Artesanato Local.

Outra ação importante do FLIV é o vale-Livro, que oferecerá, gratuitamente, aos quatro mil alunos do ensino fundamental da rede pública, com idade entre 6 e 14 anos, um vale-livro no valor de R$ 10 para que eles possam comprar livros dentro das livrarias montadas no Festival. As crianças participarão ainda de atividades ligadas à literatura, como sessões de contação de histórias e oficinas.

A organização do FLIV espera, durante os seis dias de evento, mais de 30 mil pessoas. A iniciativa tem como parceiros Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas, Fiat Camilla, TV TEM (afiliada Rede Globo) e Sescoop-SP.

03/05/12

Hoje roda de conversa com o escritor Ferréz

Mais de 15.000 pessoas já visitaram o evento, que entra em seu terceiro dia


A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que vai até dia 06 de maio, receberá hoje, às 19h30, no Espaço Prosa – Salão de Eventos, o escritor Ferréz, que abordará o tema “É nóis no comando da literatura marginal”.


Com curadoria do FLIV e do Clube de Autores, Ferréz, autor de “Capão Pecado” e de “Manual Prático do Ódio”, responderá perguntas como Qual o papel da periferia no cenário literário nacional?” e “O que podemos chamar de periferia?”.


Outra atração do evento, que já recebeu a visita de mais de 15.000 pessoas, será a contação de história oficineira, com Silvia Rodrigues, que estará, com o apoio do SESCOOP-SP, no Espaço Prosa – Salão de Eventos das 10h às 12h, das 13h às 15h e das 15h às 17h.


Fórum Internacional de Dança – Ás 20h30, Brasil e França se encontram em um espetáculo coproduzido pela Virtual Companhia de Dança, sediada em São José do Rio Preto (SP), e pela Cie Ladainha, da cidade de Rennes.


A montagem, que ocorre no Espaço Dança, parte da ideia de que os corpos, com as suas variadas formas, histórias e conhecimentos, respondem de forma diferente a um mesmo estímulo ou desafio.


Espaço Atol – No Espaço Atol, às 21h, haverá performance com Rupert Azevedo. Ele fará intervenção baseada no poema de Camões “Amor é fogo que arde sem se ver” e na música “Amor é filme”, de Cordel do Fogo Encantado.


Mais tarde, às 21h30, o público irá conferir, também no Atol Cultural, show com a banda Varal de Renda. A banda traz em sua essência os símbolos que ainda dão voz a diferentes culturas e ao tropicalismo de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, agregando intérpretes contemporâneos e incorporando tendências experimentais.

03/05/12

Biblioteca Municipal presente no FLIV 2012

A Biblioteca Escolar Central “Castro Alves” de Votuporanga também esta presente na segunda edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga). A Biblioteca esta instalada no Espaço Letradinhos, na tenda ao lado da TV Tem.

Este ano, a Biblioteca Municipal levou para o FLIV livros de literatura/romance (os mais emprestados), livros em braile, para que a população possa conhecer um pouco mais deste universo; títulos da literatura infantil, e exemplares das revistas: Exame, Veja, Mundo Estranho, Amiguinho, Bravo e Vida e Saúde, além de disponibilizar dois exemplares dos jornais locais para leitura no espaço.

Durante o festival, as funcionárias da Biblioteca estão divulgando ainda como a população local pode ficar sócia. Para fazer a carteirinha de sócio da Biblioteca Municipal é necessário: duas fotos 3x4, RG e comprovante de residência.

03/05/12

Contação de histórias: grupo constrói rotas de viagens e cidades imaginárias

“As histórias falam de pessoas e do mundo, alegrias e tristezas. Uma viagem a ser percorrida em que todos têm um lugarzinho reservado para a sua bagagem: a vida”.

Rotas de viagens e construção de cidades imaginárias. É com esta narrativa que o Núcleo de Artistas apresenta o projeto "Palavra Mundo - espacinho do leitor", na segunda edição do FLIV, no Espaço Letradinho, na Praça Santa Luzia.

Durante suas apresentações, o grupo leva para o público infantil referencias do concretismo e dos poetas Carlos Drummond de Andrade e Manoel de Barros, com destaque para o tema "Paisagem Sonora", no qual o grupo, através do áudio, constrói com o público, rotas de viagens e cidades imaginárias.

As narrativas são interativas e lançam hipóteses que convidam o público a imaginar e provocam-lo a refletir. As histórias falam de pessoas e do mundo, alegrias e tristezas. Uma viagem a ser percorrida em que todos têm um lugarzinho reservado para a sua bagagem: a vida.

No Espaço Letradinho, a arte de brincar com as palavras e seus significados faz com que as crianças manipulem bocas vermelhas feitas de origami. As bocas trazem poesias sonoras escritas e foram inspiradas nos poemóbiles.

Informações sobre o projeto através do site http://www.wix.com/nucleovermelho/espacinhodoleitor. O grupo é formado pelos artistas: Álvaro Rovares, Angélica Takahashi, Clovis Vilela, Marcia Vilela e Silvio da Cunha.

O FLIV 2012 é uma realização e produção da Secretaria da Educação, Cultura e Turismo da Prefeitura de Votuporanga, Associação Cultural Zequinha de Abreu, Galpão C e Atol Cultural e tem como parceiros: a Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas, Posto Gramadão, Transrápido São Francisco e Fiat Camilla.

03/05/12

FLIV recebe amanhã a escritora Marcia Tiburi

A Banda Black Rio, com participação de Ed Motta, será
também uma das atrações do quarto dia do evento (04 de maio)


A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que vai até dia 06 de maio, irá receber amanhã (sexta-feira, 04.05), às 19h30, no Espaço Prosa –Salão de Eventos, a escritora Marcia Tiburi para uma roda de conversa com o público.

Autora de livros como “Filosofia Pop – Poder e Biopoder” e “Filosofia em comum”, Marcia publicou “Magnólia”, indicado em 2006 ao Jabuti de melhor romance.

Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação, Arte e História da Cultura da Universidade Mackenzi e professora convidada da Fundação Dom Cabral, Marcia teve passagem também pelo programa Saia Justa, da GNT.

Show – Os visitantes do FLIV irão conferir também, às 21h, um show, no Palco Principal (Rua Bahia), da banda Black Rio, com participação especial de Ed Motta.

Formada em 1976, a banda, conhecida por mesclar funk com samba, jazz e outros ritmos brasileiros, já gravou quatro discos (“Maria Fumaça”, "Gafieira Universal", "Saci Pererê" e "Movimento")

Dança – Já no Fórum Internacional de Dança, o público irá conferir, às 20h30, no Espaço Dança, a companhia Raizes, que apresentará o tango tradicional argentino, entre outros estilos.

03/05/12

A Cidade e Diário de Votuporanga disponibilizam jornais para leitura

Os dois veículos diários de comunicação impressa da cidade, os jornais A Cidade e Diário de Votuporanga, estão presentes na segunda edição do FLIV 2012. Diariamente as duas empresas encaminham, gratuitamente, dois exemplares de jornais para que o público que passar pela segunda edição do Festival Literário de Votuporanga possa conferir as notícias da cidade e começar o dia bem informado.

Os jornais ficarão a disposição para leitura no Espaço Letradinhos, onde se encontra instalada a Biblioteca Escolar Central de Votuporanga, ao lado da tenda da TV Tem.

O FLIV 2012 acontece de 1º a 6 de maio, na Praça Santa Luzia e fica aberto para visitação do público das 8 às 22 horas, com exceção do domingo, dia 6, que ficará aberta das 10 às 18 horas.

03/05/12

FLIV ultrapassa 15.000 visitantes nos dois primeiros dias

Evento já teve show com Jair Rodrigues e Luciana Mello e roda de conversa com o escritor Mário Prata


A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que vai até dia 06 de maio, registrou, nos dois primeiros dias (01 e 02 de maio) a visita de mais de 15.000 pessoas.

No primeiro dia, a grande atração foi o show de abertura com Jair Rodrigues e Luciana Mello, que empolgaram o público do começo ao fim. Os visitantes participaram também, ao longo do dia, de uma roda de conversa sobre “Poesia Concreta” com os escritores Frederico Barbosa, Cláudio Daniel e Élson Froes.

Houve também workshop de investigação corporal com Deraldo Ferreira e contação de história com Marilan Salles. Já no Fórum Internacional de Dança, outra atração do FLIV, apresentaram-se Vincent Harisdo (Togo) e a Catanduva Cia de Dança.

No primeiro dia, os visitantes puderam também conhecer, em detalhes, a exposição intitulada “O Livro Concreto”, com curadoria de Frederico Barbosa. A exposição apresentou algumas das principais publicações da Poesia Concreta em edições originais.

Segundo dia – No segundo dia de FLIV, a grande atração foi o escritor Mário Prata. Com curadoria do FLIV e do Clube de Autores, o autor esteve no Espaço Prosa – Salão de Eventos para uma roda de conversa, com o tema “Literatura Policial, riso e mistério”.

Escritor de todos os gêneros literários, Prata defendeu, com plateia lotada, a profissão de escritor, falou sobre seu mais recente romance “Sete Paus” e discorreu sobre os caminhos da literatura policial. O escritor, que prendeu a atenção do público até o fim, ficou conhecido na cena literária brasileira depois de se manter por vários anos na lista dos livros mais vendidos com o livro “Diário de um magro”. Prata escreve também para teatro, cinema e televisão.

Também no segundo dia de evento, no Fórum Internacional de Dança, houve apresentação do Bill Young, Colleen Thomas & Dancers (Estados Unidos), que explorou, entre outros elementos, a individualidade e o estilo contemporâneo.
Mais tarde, às 21h, no Atol Cultural, foi a vez do grupo Blues com Veneta cantar The Doors, Pink Floyd, Bb King, Muddy Waters, Eric Clapton e Blues em geral.

Próximos Dias - O FLIV terá, ao longo dos próximos quatro dias, oficinas, mesas de debates, encontros com autores, exposição, grupos de danças e shows. Haverá apresentações musicais da banda Black Rio com participação de Ed Mota, além de bate-papo com os escritores Ferréz, William Nacked e Marcia Tiburi.

Os visitantes poderão conferir também os espaços Senac, Livraria Premier, Livraria Espaço, Editora Abril, Atol Espaço Cultural, Caravana da Leitura, com o escritor Laé de Souza; Bookcafé Livraria e Café, TV TEM, Loja do FLIV e Loja do Artesanato Local.

Outra ação importante do FLIV é o vale-Livro, que oferecerá, gratuitamente, aos quatro mil alunos do ensino fundamental da rede pública, com idade entre 6 e 14 anos, um vale-livro no valor de R$ 10 para que eles possam comprar livros dentro das livrarias montadas no Festival. As crianças participarão ainda de atividades ligadas à literatura, como sessões de contação de histórias e oficinas.

A organização do FLIV espera, durante os seis dias de evento, mais de 30 mil pessoas. A iniciativa tem como parceiros Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas, Fiat Camilla, TV TEM (afiliada Rede Globo) e Sescoop-SP.