Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

05/05/13

Roda de conversa com o escritor Paulo Lins, mediada por Leo Gonçalves

Roda de conversa com o escritor Paulo Lins, mediada por Leo Gonçalves

05/05/13

Luiz Nadal, ao centro, mediou a roda de conversa sobre literatura marginal com Sergio Vaz e Marcelino Freire

Luiz Nadal, ao centro, mediou a roda de conversa sobre literatura marginal com Sergio Vaz e Marcelino Freire

05/05/13

Bailarina americana Lisa Bufano deu um show de superação e criatividade no Fórum da Dança

Bailarina americana Lisa Bufano deu um show de superação e criatividade no Fórum da Dança

04/05/13

Solo dos Estados Unidos dá sequência ao Fórum da Dança neste sábado

Pela 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, o sábado (4 de maio) é marcado pela apresentação do espetáculo “Spping Fury from a Tea Cup”, de Elizabeth Doud, dos Estados Unidos. A apresentação será às 21h, no palco do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Imagine um mundo onde já não há nenhuma abelha. Imagine um dia em que os vegetais da abundância, que pensamos como garantidos, cessaram de crescer e produzir frutas e verduras. O espetáculo de Elizabeth Doud ocorre em um futuro nem tão impossível, em que não haveria nenhuma abelha e o sistema de polinização se tornaria incerto.

No domingo (5 de maio), tem início a programação da 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, às 21h, com o espetáculo “Lispectores Processos”, da Elos Cia. de Dança, de Rio Preto. O espetáculo é baseado na obra da escritora Clarice Lispector. A apresentação será no palco da Avenida dos Bancários.

“Lispectores Processos” fundamenta-se na tradução da linguagem escrita para a linguagem da dança, no sentido de que esta, assim como a escrita literária, tem suas singularidades e quer expressar algo como movimento, não o movimento comum ou funcional, mas, sim, aquele dramático, expressivo e poético.

Na segunda-feira (6 de maio), às 21h, a apresentação será pelo Fórum Internacional da Dança, tendo como atração o espetáculo “Mundo Real”, uma coprodução entre Brasil e Holanda protagonizada por Suzana Gomes. A apresentação será no palco da Avenida dos Bancários.

“Mundo Real” é um relato autobiográfico de Suzana, bailarina brasileira radicada na Holanda. Baseado em realidades concretas e abstratas, fatos e ficções de sua vida, a influência do mundo exterior em seu próprio mundo e a busca em reverter esta situação. Constrói-se uma dramaturgia que convida o espectador a entrar em diversas camadas da realidade presente.

04/05/13

Final de semana repleto de atrações no Pavilhão do FLIV 2013

O Pavilhão do FLIV está repleto de atividades para toda a família neste sábado (4 de maio). A programação tem início com uma oficina de origami, das 9h às 11h, ministrada por Angel Takahashi. Origami é a arte japonesa de dobradura de papel. Na oficina, o participante aprenderá a montar modelos simples e de fácil entendimento.

O teatro ganha a cena do FLIV 2013 neste sábado com dois espetáculos: “Fábulas Musicadas”, da cia. Forrobodó, de Rio Preto, e “Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem”, do Buraco d’Oráculo, de São Paulo. O espetáculo paulistano será apresentado em dois horários e locais: 10h e 16h. Já a apresentação das “Fábulas Musicadas” será às 15h.

A cia. teatral de Rio Preto volta a se apresentar no domingo (5 de maio), às 15h, desta vez com “Histórias Musicadas”. Também no domingo, das 9h às 12h, atores e estudantes de teatro poderão participar de uma oficina sobre teatro de rua com o grupo Buraco d’Oráculo.

Para os professores do ensino fundamental, o FLIV 2013 oferece nesta segunda-feira (6 de maio), às 18h30, uma palestra com Ivani Capelossa Nacked, responsável pelo projeto “Biblioteca Primeira Infância – Ler é Saber”. Ela falará sobre as várias formas de leitura e a leitura do mundo da criança.

O Pavilhão do FLIV também continua com suas sessões de contações e cantações de histórias, voltadas principalmente para as crianças. História cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do FLIV, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 9h às 11h e 13h às 16h30.

04/05/13

FLIV recebe Antonio Cicero e Francisco Bosco neste domingo

Com o tema “Vida e Poesia ou Infinito Enquanto Dure”, a roda de conversa com Antonio Cicero e Francisco Bosco será no domingo (5 de maio), às 16h, no auditório do Centro de Convenções Jornalista “Nelson Camargo”. A entrada é gratuita.

Quem nunca ouviu uma letra de Antonio Cicero, parceiro de Marina Lima, sua irmã? Poeta e filósofo, dono de uma serenidade muito sua, ele publicou, em 2012, um de seus poucos livros de poesia: “Porventura”. Seus poemas têm algo de clássico, mas o que vemos em sua poesia é a mais pura manifestação da vida.

Francisco Bosco, também poeta e filósofo (ensaísta é o termo que ele usa para se definir), publicou seu primeiro livro, “Da Amizade”, nos anos 1990. Ganhou alguma reputação pelos poemas deste livro. Pouco tempo depois, lança o disco “Malabaristas do sinal vermelho”, ao lado do seu pai e parceiro em todas as horas, o cantor e compositor João Bosco. Ele lança no FLIV 2013 o seu mais recente livro, “Alta Ajuda”.

A roda de conversa terá como mediador o poeta e crítico literário Frederico Barbosa, que é o patrono da terceira edição do FLIV. Conhecido pelo seu trabalho à frente da Casa das Rosas, em São Paulo, Barbosa participará de uma roda de conversa na segunda, às 19h30, no espaço da Atol Cultural, ao lado de Reynaldo Damazio, poeta, editor e crítico literário.

03/05/13

Público confere mais duas apresentações do Fórum da Dança nesta sexta

Dando sequência à programação do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, Votuporanga recebe nesta sexta-feira (3 de maio), às 21h, dois espetáculos: “A Wake”, de Lisa Bufano (EUA), e “Eu, Vós e Eles”, da cia. de dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal-RN).

Uma mulher acorda em um lugar no futuro, desprovido de materiais e recursos, e precisa lutar para construir-se e buscar um sentido. A performance solo de Lisa Bufano sobre quatro pernas de mesas aborda a dependência do corpo em relação à tecnologia e problematiza a questão do acesso à tecnologia médica.

Já o espetáculo “Eu, Vós e Eles” tem a memória como mote. As memórias são revividas, recontadas, isoladas. São editadas, para que sejam pinceladas de cores outras que não mais as minhas, mas as suas. Podendo assim voar em um dobrado sentido, que já não é mais o que foi, e sim o que é para mim e para você.

A cia. de dança do Rio Grande do Norte ainda vai ministrar um workshop de balé clássico, às 15h, no Centro de Convenções, voltado para bailarinos e estudantes de balé.

03/05/13

Contações e cantações de histórias continuam nesta sexta no Pavilhão do FLIV

No Pavilhão do FLIV, a sexta-feira (3 de maio) é marcada por contações e cantações de histórias, tendo como público principal as crianças. História cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do FLIV, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 7h30 às 11h e 13h às 16h30.

No espaço do Senac, das 9h às 17h, duas convidadas especiais farão atividades de leitura: as escritoras Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral, que é sobrinha-neta da pintora modernista Tarsila do Amaral. No espaço do Senac, ainda há contações de histórias, troca de livros usados e venda de livros da editora Senac com preços especiais.

As crianças ainda podem se divertir na Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom, que estará à disposição das 19h às 22h, na Avenida dos Bancários.

Outra atração desta sexta-feira é a apresentação do Trio de Cordas do Projeto Música na Escola, às 19h, no hall de entrada do Centro de Convenções.

03/05/13

Marcelino Freire e Sérgio Vaz refletem sobre a literatura marginal nesta sexta

A literatura marginal é o tema da roda de conversa desta sexta (3 de maio) do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), com a presença do escritor Marcelino Freire e do poeta Sérgio Vaz. A atividade será às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Seria um contrassenso dizer que toda literatura é marginal? Ou ainda, na medida em que vive fora do status quo, que precisa lutar para fazer valer sua postura alternativa diante de uma sociedade cada vez mais avessa à poesia, cada vez mais apegada aos valores econômicos a despeito dos valores humanos, seria despropositado considerar a literatura como periférica nas atividades humanas? Esta é a ideia que perpassa a roda de conversa, ao colocar em debate dois escritores que atuam de maneiras diferentes, mas cujos temas sempre estão ligados à periferia do humano.

Sérgio Vaz, poeta e prosador, tem como tema o homem decaído, rejeitado, dos grandes centros urbanos. Em seus textos, vemos garotos abandonados, prostitutas, bêbados, mendigos que nem por isso deixaram de amar a vida. São força vital, coragem, paixão, desejo.

Nos contos de Marcelino Freire, ouvimos vozes que nos obrigam a fazer o mesmo tipo de travessia: a ternura se dá pela violência, pelo golpe, pela crueldade do ser humano em torno a si mesmo. “Amor é dar um tiro no ente querido quando ele tenta correr”, diz ele em um de seus textos.

Por isso o título da atividade: as vozes são tema e também instrumentos de suas obras. Periferia é o lugar de enunciação, mas também o lugar de devir de seus trabalhos. O mediador da roda de conversa será Luiz Nadal, escritor e jornalista especializado em cultura. É idealizador do projeto “Isto não é um cachimbo – Perfis Literários”, que se dedica à apresentação e difusão de escritores contemporâneos.

03/05/13

Senac oferece atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar

Parceiro da terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), o Senac oferece uma série de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde e bem-estar durante o evento, com a participação de alunos e docentes de seus cursos. Os atendimentos acontecem em frente ao espaço do Senac no Pavilhão do FLIV.

Além dos atendimentos, o Senac promove ainda contações de histórias, troca de livros e gibis, entre outras atividades. Os livros da editora Senac São Paulo são oferecidos ao público com 30% de desconto. Confira a programação dos atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar:

Segunda (6 de maio)
Podologia (Spa dos Pés)
8h30 às 12h

Terça (7 de maio)
Estética (Revitalização Facial)
19h30 às 22h

Quarta (8 de maio)
Estética (Revitalização Facial)
19h30 às 22h

Quinta (9 de maio)
Maquiador (Maquiagem)
19h30 às 22h

Sexta (10 de maio)
Enfermagem (Verificação de Sinais Vitais)
8h30 às 12h