Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

27/10/16

Ignácio de Loyola vem ao FLIV nesta sexta-feira

Uma das principais atrações da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga está marcada para esta sexta-feira (28/10), no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali". O escritor e colunista do jornal “O Estado de S. Paulo”, Ignácio de Loyola Brandão apresenta o show “Solidão no Fundo da Agulha” ao lado de sua filha, a atriz e cantora Rita Gullo.

O show é uma viagem pelas memórias do escritor, que vem ao palco para contar histórias marcadas por músicas interpretadas por Rita. A apresentação é a versão ao vivo do livro, de mesmo nome, e que traz imagens do fotógrafo Paulo Melo Jr. e um CD, com canções interpretadas pela filha do autor.

O livro é composto por 32 crônicas com lembranças ligadas a músicas e lugares que marcaram de modo especial e inesquecível a vida de Loyola, como o relógio da extinta loja Mappin, no centro de São Paulo, e canções como “Amado Mio” e “Quizás”, que estão no CD que acompanha a obra.

“Solidão no Fundo da Agulha” foi editado pelo projeto “Livro Para Todos”, numa iniciativa da Fundação Carlos Chagas.


Sexta-feira no FLIV

Além do show com Ignácio de Loyola e Rita Gullo, o FLIV também recebe, nesta sexta-feira (28/10), um bate-papo com o jornalista, músico, ilustrador e escritor Cadão Volpato, às 19h30, no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas. Literatura, memória, música, romance, conto, arte, cultura, e elementos biográficos se misturam no caldeirão inventivo de Cadão, resultando em dois novos livros, “Os discos do crepúsculo” e “À sombra dos viadutos em flor”, que serão apresentados com exclusividade no FLIV. Cadão Volpato foi apresentador do programa Metrópolis, da TV Cultura, e um dos criadores de uma banda importante dos anos 1980, o grupo Fellini. É autor do romance “Pessoas que passam pelos sonhos”, entre outros títulos.


Elektro nas escolas

Nesta sexta, o FLIV também conta com a presença do projeto educacional “Elektro nas Escolas”, que leva à comunidade escolar uma série de informações sobre os processos de geração, transmissão, distribuição e o bom uso da energia elétrica, proporcionando aos alunos experiências lúdicas e interativas. Além das atividades desenvolvidas no interior de uma Unidade Móvel de Ensino, haverá também a apresentação do teatro de fantoches “A Jovem Escritora”, que busca reforçar os conceitos transmitidos pelo projeto de forma simples e divertida. As sessões do “Elektro nas Escolas” tem duração de aproximadamente 30 minutos e acontecem no período da manhã, das 7h30 às 11h30, e durante a tarde, das 13h às 17h.


Escritas Criativas

Às 10 e às 14h, o autor Reynaldo Bessa comanda oficinas de escrita criativa, na Sala de Oficinas da Biblioteca Municipal, no 2º piso do Centro de Informações Culturais e Turísticas. A oficina proporciona uma maior desenvoltura no exercício da escrita do aluno/escritor. Com leituras de textos clássicos e contemporâneos, como também, a reflexão, interpretação e o exercício da reescrita, apreende a capacidade de síntese, assim, evitando os costumeiros excessos. Na aula, os alunos despertam a criatividade, praticando a invenção e a desconstrução de alguns textos estabelecidos. 


Balé Aéreo 

Às 16h, o Studio Mariana Maricato promove uma aula aberta de balé aéreo, no Parque da Cultura. A atividade é gratuita e livre para todos os públicos.


Luciana Crepaldi

Já às 18h, a escritora Luciana Crepaldi lança o livro “A Queda da Manga”, no Espaço do Escritor do Galpão Livrarias. O livro é um romance em prosa, que homenageia a linguagem poética. A personagem central representa as inquietudes humanas e o desafio de se compreender as coisas da alma na vida. A obra relata uma queda em plena maturidade e também retrata o constante choque entre o mundo físico e o mundo interior, com suas fortalezas e fragilidades. Nascida em Presidente Prudente, Luciana Crepaldi dedica-se, desde o início da carreira, ao telejornalismo, tendo passado por emissoras como Band, SBT, Record e afiliadas da Rede Globo. Atualmente é editora de texto na TV TEM.


Projeto Sinfônico e Zequinha de Abreu 

Também às 18h, o Projeto Sinfônico de Votuporanga se apresenta no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas.  A orquestra nasceu em 2014, sob a orientação e regência do Maestro Mazinho Sartori, a partir do núcleo de instrumentos de cordas do Projeto “Música na Escola”, da Escola Municipal de Artes, com a finalidade de proporcionar aos alunos a complementação dos estudos didático-teóricos, mediante a prática de conjunto, num ambiente que remete ao de uma orquestra sinfônica.

Às 20h, é a vez da Corporação Musical Zequinha de Abreu se apresentar, no deck do “Food Park” do FLIV, localizado na Avenida Ângelo Bimbato, nos arredores do Parque da Cultura.

27/10/16

Nesta sexta, Rede Panapanã discute juventude e resistência no FLIV

Um dos destaques da programação desta sexta-feira (27/10) na 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga é o bate-papo “Juventude e Resistência”, que acontece às 15h30, no Galpão FLIV. Promovida pela Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista, a atividade contará com a participação de Criméia de Almeida e Amelinha Teles, duas importantes personagens da luta pelos direitos das mulheres durante a ditadura militar.

A conversa também reunirá os professores Paulo Stipp e Sylvia Okimoto e contará com a mediação de Ligia Pontes, integrante da Rede Panapanã. Durante o bate-papo, além de ter a oportunidade de entrar em contato com o relato de mulheres que lutaram contra a ditadura e em defesa da democracia, o público também poderá conhecer a perspectiva de estudantes e professores diante do atual contexto brasileiro de reformas na educação.


Amelinha Teles

Amelinha Teles é “feminista histórica”. Ex-presa política na época da ditadura militar, ainda é ativista política e de direitos humanos. Fundadora e diretora da União de Mulheres de São Paulo desde 1981, atualmente é assessora da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo “Rubens Paiva”. 

Amelinha compõe a Coordenação Estadual das Promotoras Legais Populares de São Paulo desde 1994 e é autora dos livros: “O que é violência contra a mulher”; “Os Cursos de Direito sob a perspectiva de Gênero; “O que são direitos humanos das mulheres” e “Breve História do Feminismo no Brasil”, em co-autoria com Monica de Melo. 


Criméia de Almeida

Irmã de Amelinha Teles, Criméia de Almeida é da União de Mulheres de São Paulo, militante dos Familiares dos Desaparecidos Políticos e ex-guerrilheira no Araguaia. Foi torturada mesmo estando grávida de sete meses. 

Em depoimento à Comissão Estadual da Verdade “Rubens Paiva”, na Assembleia Legislativa de São Paulo, Criméia contou que um suposto médico acompanhava suas torturas. “Ele dizia: ela aguenta a tortura nos pés e nas mãos, só não pode espancar a região da barriga.” Continuou sendo torturada até dar à luz a seu filho, ainda que sob constantes ameaças dos militares de que ele não sobreviveria. Após o parto, Criméia foi impedida de vê-lo e só pôde recuperá-lo 53 dias depois de seu nascimento, desnutrido e dopado. 

Em 2005, Criméia e seus familiares moveram uma ação declaratória contra o coronel Carlos Alberto Brilhante Ustra, chefe do DOI-Codi na época da ditadura, responsabilizando-o pelas torturas sofridas. Três anos depois, a Justiça de São Paulo acatou a ação e Ustra se tornou o primeiro agente da ditadura a ser declarado torturador. Em 2012, ele teve seu recurso negado. 

Criméia mantém sua atuação política por meio da Comissão dos Familiares dos Mortos e Desaparecidos Políticos. É uma das presas políticas depoentes do filme “Que bom te ver viva”, da cineasta e ex-presa política Ana Murat.


A Rede Panapanã

A Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista foi fundada em Votuporanga, em março de 2016. “Panapanã” é um substantivo feminino de origem indígena (tupi), que significa “um bando de borboletas ou uma nuvem de borboletas em migração”, e significa, para o grupo, a transformação, a liberdade, a diversidade, e a beleza enquanto essência e não aparência. É uma Rede apartidária, que visa defender e lutar pelos direitos das mulheres enquanto direitos humanos e ainda contra qualquer tipo de exploração, opressão e discriminação por classe, raça, etnia, religião, geração, região ou nação, condição física e orientação sexual. Mais informações em facebook.com/redepanapana

27/10/16

Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura participam de bate-papo no FLIV

Vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, os escritores Marcelo Maluf e Rafael Gallo participam de um bate-papo com o público nesta quinta-feira (27/10), às 14h, no Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali". A atividade é gratuita e faz parte da programação da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que segue até sábado (29/10), no Parque da Cultura.

Marcelo Maluf foi ganhador do PSPL 2016 na categoria “Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com mais de 40 anos”, com o título “A imensidão íntima dos carneiros", publicado pela Editora Reformatório. 

Já Rafael Gallo foi premiado por "Rebentar", título publicado pela Editora Record, premiado na categoria “Melhor Livro de Romance do Ano – Autor Estreante com menos de 40 anos”. 


Marcelo Maluf

Nascido em Santa Bárbara d’Oeste, no interior de São Paulo, Marcelo Maluf é escritor, professor e mestre em Artes pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Publicou o livro de contos “Esquece tudo agora” e o infantil “As mil e uma histórias de Manuela”, entre outros títulos. “A imensidão íntima dos carneiros” é o seu primeiro romance e foi finalista do Prêmio APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2015. 


“A imensidão íntima dos carneiros”

Assaad Simão Maluf veio do Líbano para o Brasil ainda menino, depois de viver uma tragédia na família, no ano de 1920. Marcelo, seu neto, não o conheceu. Quando nasceu, em janeiro de 1974, Assaad Simão já havia falecido. Mas, na busca por compreender sua própria identidade e a dos seus antepassados, Marcelo se vê no ano de 1966, na casa do avô, na cidade de Santa Bárbara d’Oeste, interior de São Paulo. Sentado à janela da casa, Assaad escreve em um caderno suas memórias sobre a infância no Líbano, quando pastoreava carneiros nas montanhas de Zahle. Marcelo acompanha, como uma presença invisível, a escrita do avô, que está vivendo os seus últimos dias.


Rafael Gallo

Paulistano, Rafael Gallo é graduado em Música pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) e mestre em Meios e Processos Audiovisuais pela Universidade de São Paulo (USP). É autor de “Réveillon e outros dias”, livro vencedor do Prêmio Sesc de Literatura e finalista do Prêmio Jabuti, ambos na categoria “Contos”, e de “Rebentar”. Rafael tem ainda contos publicados em diversas revistas e antologias, como a “Desassossego” e a “Machado de Assis Magazine”, que veiculou a tradução do conto “Réveillon” para o espanhol.


“Rebentar”

Ângela é mãe de uma criança desaparecida. Felipe, aos 5 anos de idade, sumiu depois de ter sido deixado sozinho em uma loja de brinquedos, por alguns minutos, e nunca mais foi visto. Após passar três décadas afundada no luto pela ausência e nos esforços fracassados da busca pelo menino, Ângela decide encerrar por conta própria seu elo com o filho, aceitando sua perda irremediável e se dando o direito de reconstruir seu mundo. Uma emocionante travessia por entre a vida, a morte e tudo o que há no meio.

26/10/16

Artistas e artesãos votuporanguenses são destaque no FLIV 2016

Considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo, o FLIV – Festival Literário de Votuporanga chega à sua 6ª edição com mais de 160 atrações, que vêm sendo desenvolvidas desde a última sexta-feira (21/10) e seguem até o dia 29 de outubro, no Parque da Cultura.

Em meio a tantas atividades, a produção cultural votuporanguense vem se destacando e, de acordo com a organização do evento, já é responsável por mais de um terço de toda a programação oferecida pelo festival. 

Para a coordenadora do FLIV, Cibeli Moretti, o evento tem se firmado como um ambiente importante para o reconhecimento e também para a formação dos artistas da cidade. “Nós temos, em Votuporanga, excelentes grupos e excelentes projetos, e o FLIV sempre fez questão de trazer esses artistas locais para perto. Nós acreditamos que, com o festival, existe uma troca: os artistas que vêm de fora acabam levando coisas daqui e os artistas daqui também aprendem coisas novas com as pessoas que vêm de fora. Dessas diferentes bagagens, surge um intercâmbio cultural, que ajuda não só na formação, mas também no reconhecimento de cada artista”, afirma Cibeli.

Em torno de 50 atrações da programação têm a presença de artistas de Votuporanga, muitos deles se apresentando por mais de uma vez. 

Além de profissionais de artes performáticas, como música, dança, contação de histórias e teatro, o FLIV também conta com a presença de mais de 20 artesãos votuporanguenses, que têm a oportunidade de expor seu trabalho numa feira, que diariamente ocupa um espaço exclusivo no Parque da Cultura. 

De acordo com a artesã Ana Maria Rosende Garcia, a participação dos artesãos no FLIV contribui, principalmente, para a divulgação dos trabalhos manuais produzidos no município. “Durante o festival, temos a chance não só de vender o que está exposto, mas também de conseguir novas encomendas e de recomendar o trabalho de novos profissionais para um maior número de pessoas”, comenta Ana.

26/10/16

Marcia Tiburi e Noemi Jaffe participam de bate-papo nesta quinta-feira

Dois importantes nomes da literatura brasileira contemporânea se encontram nesta quinta-feira (27/10), durante a programação da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que acontece até o dia 29 de outubro, no Parque da Cultura, com atividades totalmente gratuitas e abertas a todos os públicos.

As escritoras Marcia Tiburi e Noemi Jaffe se reúnem às 19h30, no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali" para o bate-papo “Ficção da Vida”. A principal questão abordada pelas autoras durante a conversa com o público será “como a literatura se origina da vida, do cotidiano, da história, do imaginário e se transforma numa poderosa ferramenta lúdica e crítica, que nos torna mais conscientes e melhores como sujeitos?”.

Marcia Tiburi é graduada em filosofia e artes. Colunista da Revista Cult e ex-apresentadora do programa “Saia Justa”, do GNT, é autora de ensaios filosóficos, como “Filosofia em Comum”, “Olho de Vidro” e “Como Conversar com um Fascista”. Em 2016, está lançando seu quinto romance, “Uma Fuga Perfeita É Sem Volta”.

Escritora, professora e crítica literária, Noemi Jaffe oferece cursos de escrita criativa em diversas instituições. Desde 2006, é colaboradora dos jornais “Folha de S. Paulo” e “Valor Econômico” e vem participando como jurada de concursos literários, como o Prêmio Oceanos, um dos mais importantes do país. Noemi é autora de “O Que os Cegos Estão Sonhando”, “Livro dos Começos” e “Írisz: as Orquídeas”, entre outros títulos.

 

Quinta-feira no FLIV

Além do bate-papo com as autoras Marcia Tiburi e Noemi Jaffe, o FLIV também recebe, nesta quinta-feira (27/10), às 21h, no palco principal do Parque da Cultura, o espetáculo musical “Palavra de Mulher”, que integra o Circuito SESCOOP/SP de Cultura. No show, Célia, Tania Alves e Virgínia Rosa (substituída por Aretha Marcos em algumas apresentações) dividem o palco e dão vida a algumas das imortais personagens femininas da obra de Chico Buarque. As atrizes emprestam voz, corpo e sentimentos a muitas outras mulheres, reveladas em algumas das mais belas canções do compositor, tais como “Tatuagem”, “O Meu Amor”, “Folhetim” e “Atrás da Porta”.

A partir desta quinta-feira, o FLIV também conta com a presença do projeto educacional “Elektro nas Escolas”. Até o dia 28 de outubro, o projeto leva à comunidade escolar uma série de informações sobre os processos de geração, transmissão, distribuição e o bom uso da energia elétrica, proporcionando aos alunos experiências lúdicas e interativas. Além das atividades desenvolvidas no interior de uma Unidade Móvel de Ensino, haverá também a apresentação do teatro de fantoches “A Jovem Escritora”, que busca reforçar os conceitos transmitidos pelo “Elektro nas Escolas” de forma simples e divertida. As sessões do projeto tem duração de aproximadamente 30 minutos e acontecem no período da manhã, das 7h30 às 11h30, e durante a tarde, das 13h às 17h.

Já às 14h, o Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas recebe um bate-papo com os escritores Marcelo Maluf e Rafael Gallo, vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura 2016, na categoria “Melhores Livros do Ano – Escritores Estreantes”.

A literatura continua em pauta às 16h, no auditório externo, com bate-papo e pocket show do cantor, compositor, violinista, escritor e poeta Reynaldo Bessa. Além de conversar com o público a respeito da importância da literatura e a escrita como seu reflexo, o autor apresenta canções próprias e também algumas interpretações da música brasileira. Durante a atração, Bessa também realiza o lançamento de seu novo romance, “Na Última Lona”, publicado pela editora Penalux.

Às 17h, é a vez do projeto Negra Margem ocupar o auditório externo e apresentar fragmentos da múltipla perspectiva da poesia, pela voz de mulheres negras. Com sarau, diálogos e reflexões, Anna Claudia Magalhães e Mayara Ísis referenciam e reverenciam autoras como Carolina Maria de Jesus, Elisa Lucinda, Conceição Evaristo e Elizandra Souza.

25/10/16

Tarso de Melo fala sobre a obra literária de Renato Russo nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (26/10), mais um dos escritores convidados para a 6º edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga sobe ao palco do auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali". Às 19h30, o poeta e crítico literário Tarso de Melo participade um bate-papo com o público a respeito da obra literária de Renato Russo, líder e vocalista da banda brasiliense Legião Urbana.

A conversa, intitulada “Renato Russo escritor”, abordará um lado pouco conhecido da carreira de um dos músicos mais emblemáticos do rock brasileiro. Além de compositor e cantor, Renato Russo deixou uma série de escritos inéditos, que vêm sendo publicados pela editora Companhia das Letras.

Tarso de Melo é o organizador do recém-lançado “The 42nd Street Band”, livro escrito em inglês, quando Renato Russo tinha apenas 15 anos de idade. Durante sua fala no FLIV, o autor abordará, entre outros temas, o vasto material literário deixado pelo fundador da Legião Urbana e a importância da literatura em sua trajetória pessoal.

 

Quarta-feira no FLIV

Além do bate-papo com Tarso de Melo, o FLIV também recebe nesta quarta-feira (26/10), a palestra “Canteiro de Obras”, com Inês Bogéa, às 10h, no Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali". Nesta atividade, a diretora da São Paulo Companhia de Dança fala sobre as memórias, expectativas, tarefas, dificuldades e conquistas, que permeiam o cotidiano e o processo criativo de uma companhia de dança profissional.

Às 12h, no palco do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, o coreógrafo e professor ensaiador da São Paulo Companhia de Dança, Milton Coatti, promove a oficina “Repertório em Movimento”. A atividade é voltada para bailarinos com mais de 12 anos de idade e recebe até 50 participantes. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, com uma hora de antecedência.

Outra atração que promete chamar a atenção do público é o “Sarau Afrokaoss: Diálogos Afrofuturistas”, que acontece às 15h, na Varanda FLIV. Nesta atividade os artistas Nego Rocha e Wilde Maurício compartilham, em uma vivência coletiva, seu processo criativo. Nego Rocha mostra através de suas criações musicais, a conexão da percussão afro-brasileira aos modernos processos da música eletrônica. Wilde retrata a história, a arte, as cores,  os costumes e o sagrado do povo iorubá, uma civilização que muito contribuiu para a construção da identidade brasileira.

Já às 21h, os músicos Zulaiê, José Cássio Jaber, Filipe Murbak, Gustavo Bombonato e Cláudio Santos apresentam o show “Antônio Brasileiro: Especial Tom Jobim”, no palco principal do Parque da Cultura. A iniciativa busca manter presente e pulsante a beleza da obra do maestro Antônio Carlos Jobim. Por meio de interpretações simples, intensas e repletas de dramaticidade, o espetáculo é um convite ao universo jobiniano e à experimentação de sua riqueza musical e poética.

25/10/16

Programa “Pontos MIS” exibe filmes gratuitos durante festival

Uma das principais novidades trazidas pela 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga é a exibição gratuita de filmes, oferecida pelo programa “Pontos MIS”, do Museu da Imagem e do Som (MIS), de São Paulo.

Serão realizadas 11 sessões durante a programação do festival, a partir desta terça-feira (25/10). As exibições marcam o início da parceria entre o museu e a gestão municipal, firmada em setembro deste ano pelo prefeito Junior Marão.

Em forma de programa sistematizado, o “Pontos MIS” funciona num sistema de parcerias entre o museu e diversas cidades do Estado de São Paulo. O MIS oferece a programação e o material de divulgação, enquanto os municípios se responsabilizam pela infraestrutura necessária para a implantação do programa, que inclui espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local.

Em Votuporanga, a estrutura do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, que sedia grande parte das atividades do FLIV 2016, foi decisiva para a efetivação da parceria. A sala de cinema do local, batizada de “Cinema Cultural”, tem capacidade para 70 lugares, e exibirá diversos títulos durante o festival, incluindo filmes de curta e longa-metragem.

 

Sobre o programa “Pontos MIS”

O “Pontos MIS” nasceu em 2011, com o objetivo de promover a difusão audiovisual, a formação de público e a circulação de obras cinematográficas. De 2011 a 2015, a abrangência do programa aumentou em 350%, alcançando mais de 135 pontos espalhados pelo Estado de São Paulo.

Mensalmente, o Museu da Imagem e do Som (MIS) envia às cidades parceiras um programa de filmes diferente para ser exibido, geralmente composto por um curta e um longa-metragem, acompanhados de uma atividade complementar, que pode ser desde um bate-papo com o diretor do filme até uma oficina audiovisual.

Nos últimos quatro anos, o “Pontos MIS” já realizou mais de 10 mil sessões de cinema, ultrapassando a marca de meio milhão de espectadores. Atualmente, o programa conta com um catálogo de mais de 100 filmes, entre títulos nacionais e internacionais.

Com grande diversidade temática, o acervo foi pensado para atender às diversas solicitações e realidades locais, por meio de filmes que se encontram fora do circuito comercial de cinema.

 

Confira a programação completa do “Ponto MIS – Votuporanga” na 6ª edição do FLIV:


TERÇA-FEIRA, 25/10

13h - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Triunfo”

Diretores: Caue Angeli e Hernani Ramos

Brasil, 2014, 84 min. Gênero: Documentário

Classificação: Livre

 

16h - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Tudo Pode Dar Certo”

Diretor: Woody Allen

EUA, 2009, 91 min. Gênero: Comédia

Classificação: 12 anos

 

QUARTA-FEIRA, 26/10

17h - Cinema Cultural: Ponto MIS – “O Gigante”

Diretor: Julio Vanzeler e Luís da Matta Almeida

Brasil, 2012, 10 min.

Classificação: Livre

 

17h30 - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Realejo”

Diretor: Marcus Vinicius Vasconcelos

Brasil, 2012, 12 min. Gênero: Animação

Classificação: Livre

 

18h - Cinema Cultural: Ponto MIS – “A Ilha”

Diretor: Alê Camargo

Brasil, 2008, 9 min.

Classificação: Livre

 

18h30 - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Destinação”

Diretor: Ricardo de Podestá

Brasil, 2012, 13 min.

Classificação: Livre

 

QUINTA-FEIRA, 27/10

9h30 - Cinema Cultural: Ponto MIS – “O fim do filme”

Diretor: André Dib

Brasil, 2012, 15 min.

Classificação: Livre

 

17h - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Com os pés na cabeça”

Diretor: Tiago Scorza e Gabriela Liuzzi Dalmasso

Brasil, 2012, 15 min.

Classificação: Livre

 

SEXTA-FEIRA, 28/10

9h30 - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Minhocas, o Filme”

Diretor: Paolo Conti

Brasil/Canadá, 2013, 82 min. Gênero: Animação

Classificação: Livre

 

11h30 - Cinema Cultural: Ponto MIS – “Olho Nu”

Diretor: Joel Pizzini

Brasil, 2014, 101 min. Gênero: Documentário

Classificação: 16 anos

 

SÁBADO, 29/10

15h- Cinema Cultural: “Ponto MIS – O Jeca e a Freira”

Diretor: Amácio Mazzaropi

Brasil, 1968, 102 min. Gênero: Comédia

Classificação: Livre

24/10/16

FLIV 2016: Inês Bogéa participa de bate-papo nesta terça-feira

Nesta terça-feira (25/10), um dos destaques da programação da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga é a presença da diretora artística da São Paulo Companhia de Dança, Inês Bogéa.

Doutora em Artes pela Unicamp, bailarina, documentarista, escritora e professora do curso de especialização “Arte na Educação: Teoria e Prática”, da USP, Inês participará de um bate-papo com o público, às 19h30, no Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”, no Parque da Cultura. A programação é gratuita e aberta a todos os públicos.

De 1989 a 2001, Inês Bogéa foi bailarina do renomado Grupo Corpo, de Belo Horizonte, e, entre 2001 e 2007, foi crítica de dança do jornal “Folha de S. Paulo”. Autora de obras infantis, como “O livro da dança”, e organizadora dos livros “Oito ou Nove Ensaios sobre o Grupo Corpo” e “Passado-Futuro – Textos e fotos sobre a São Paulo Companhia de Dança”, ela também foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi, entre 2003 e 2004, e consultora do Programa Fábricas de Cultura, da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, entre 2007 e 2008.

Inês é autora de mais de quarenta documentários sobre dança, entre eles “Renée Gumiel, a Vida na Pele” (2005), “Maria Duschenes: o espaço do movimento” (2006), e da série “Figuras da Dança”, da SPCD. 

 

Terça-feira no FLIV

Além do bate-papo com Inês Bogéa, o FLIV também recebe nesta terça-feira (25/10), o espetáculo teatral “Expresso Caracol”, do grupo Cia. dos Pés, de São José do Rio Preto. A peça será apresentada às 11h, na entrada do Galpão FLIV, e às 14h30, na Varanda FLIV.

O espetáculo “Expresso Caracol” atua no processo de formação da criança ao trabalhar temas contemporâneos, como regras de convivência, sensibilidade, percepção e autoestima. O cenário é uma espécie de carro, em formato de caracol, o chamado “carro-col”, de mais de dois metros de altura, que serve também como veículo, casa e camarim para a dupla de artistas Angélica Zignani e Caroline Aragão.

A Cia. 2 Atos, de Votuporanga, também se apresenta na terça-feira, às 16h30, no Galpão FLIV. O grupo traz o espetáculo “Escambo”, que retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Depois de uma intensa disputa, os protagonistas da peça aprendem que é possível dividir e compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.

Outra atração que promete chamar a atenção do público é a apresentação da Orquestra Belas Artes, de São José do Rio Preto, às 21h, no palco principal do Parque da Cultura. A orquestra popular, formada por iniciativa do maestro André Vernino, é composta por alunos do curso profissionalizante de música da Escola Belas Artes e trará um repertório com músicas-temas de filmes e musicais.

 

Sobre o FLIV

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV é considerado o maior evento multicultural gratuito doEstado de São Paulo. De 21 a 29 de outubro, terá a sua maior edição, no Parque da Cultura, com nove dias de atividades gratuitas abertas ao público, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Entre as principais atrações desta edição, estão escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em cinco edições, o festival registrou mais de 230 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga

 

Organização

O FLIV 2016 é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado, com patrocínios oficiais do Guaraná Antarctica e Elektro, pela Lei de Incentivo à Cultura e Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. E os apoiadores Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Poiesis–Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais; Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG; SP Leituras e SESI/SP. Promoção, TV TEM.

 

 

24/10/16

Cursos da Unifev promovem oficinas durante o FLIV 2016

Neste ano, as semanas acadêmicas dos cursos de Arquitetura e Urbanismo, Jornalismo, Produção Multimídia e Publicidade e Propaganda da Unifev estão sendo realizadas durante a 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que acontece até o dia 29 de outubro, no Parque da Cultura.

Como parte dessa iniciativa, intitulada "Se esse parque fosse meu", uma série de atividades, como intervenções, oficinas e bate-papos serão desenvolvidas simultaneamente à programação do festival literário.

Enquanto o curso de Jornalismo oferece as oficinas de radionovela, vídeo de bolso, cinema e fotografia com celular, os alunos de Publicidade e Propaganda promovem ações como brechó solidário com workshop de fotografia, luau musical, concurso cultural com fotos amadoras, jogatina de boardgames e roda de capoeira.

Já o curso de Arquitetura e Urbanismo produziu oito oficinas, entre os dias 17 e 21 de outubro, com intervenções artísticas que ajudaram a compor o projeto de cenografia do FLIV.

De acordo com a coordenadora do curso de Jornalismo da Unifev e secretária municipal de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, "ter a parceria da Unifev e o envolvimento da comunidade acadêmica na programação do FLIV é importantíssimo. Para os participantes é uma oportunidade de capacitação, por meio de oficinas e intervenções. Já para os alunos há o contato com um novo espaço municipal, que merece ser ocupado justamente com atividades que possam fomentar a criatividade, o lúdico, e as novas linguagens". 

Cada oficina oferece 30 vagas. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, por ordem de chegada.


Confira a programação completa de oficinas oferecidas pelos cursos da Unifev:

 

Curso de Jornalismo


24/10 – 20h – Cinema Cultural

- Radionovela: adaptação de dois poemas, “Conclusões de Aninha" e "Luar-Luar”, de Cora Coralina, para o formato de radionovela.

 

25/10 – 19h30 – Sala de Oficinas

- “Vídeo de bolso – você pode!”: oficina técnica para a produção de vídeos com smartphones.

 

26/10 – 20h – Cinema Cultural

- "Cinema no Parque": exibição de obra audiovisual que aborda temas relacionados ao empoderamento feminino.

 

27/10 – 19h30 – Sala de Oficinas

- “Além da Selfie”: oficina para a produção de fotografias com o celular.

- Radionovela: adaptação de dois poemas, “Conclusões de Aninha" e "Luar-Luar”, de Cora Coralina, para o formato de radionovela.

 

Curso de Publicidade e Propaganda


De 24 a 28/10, a partir das 20h – Parque da Cultura:

- Brechó Solidário com workshop de fotografia e produção de looks usados: arrecadação de roupas usadas para deixar à disposição das pessoas e workshop de fotografia com a produção dos próprios looks do brechó;

- Luau musical, com apresentações diferentes à cada dia da semana, com o intuito de reunir as pessoas e celebrar a música;

- #EuNoFLIV: durante toda programação noturna, telões espalhados pelo evento passarão as fotos postadas nas redes sociais com a hashtag #EuNoFLIV;

- Concurso cultural com fotos amadoras tiradas durante o evento, com premiação na sexta-feira (28/10);

- Jogatinas com Boardgames: jogatinas com diversos jogos de boardgames que serão disponibilizados;

- Roda com professor de capoeira: apresentação e fundamentos da capoeira para iniciantes e interessados.


Sobre o FLIV

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV é considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. De 21 a 29 de outubro, terá a sua maior edição, no Parque da Cultura, com nove dias de atividades gratuitas abertas ao público, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Entre as principais atrações desta edição, estão escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em cinco edições, o festival registrou mais de 230 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

 

Organização

O FLIV 2016 é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado, com patrocínios oficiais do Guaraná Antarctica e Elektro, pela Lei de Incentivo à Cultura e Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. E os apoiadores Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais; Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG; SP Leituras e SESI/SP. Promoção, TV TEM.


24/10/16

Senac Votuporanga promove oficinas de gastronomia no FLIV 2016

Mais uma vez a unidade votuporanguense do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial)  marca presença durante a programação do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que realiza sua 6ª edição até o dia 29 de outubro, com atividades totalmente gratuitas e abertas a todos os públicos.

Neste ano, um dos destaques da programação promovida pelo Senac Votuporanga são as oficinas de gastronomia, que acontecem na Cozinha Literária montada no Espaço Senac do FLIV, localizado na Avenida Ângelo Bimbato, nos arredores do Parque da Cultura.

Cada oficina oferece 30 vagas e as inscrições devem ser feitas no local, por ordem de chegada. Para participar das atividades, os interessados devem doar um livro não didático.

Nesta segunda-feira (24/10), serão realizadas as oficinas de corte para churrasco, às 19h, e de preparo de risotos, às 21h. Na terça-feira (25/10), acontece a oficina de cupcakes, às 10h. Quarta, às 19 horas, será a oficina Torta de Limão. Já na quinta-feira (27/10), às 19h, é a vez da oficina de desossa e recheio de frango. Na sexta (28/10), o tema é Sushi e sábado, Conservas Doces e Salgadas.

Além da oportunidade de entrar em contato com novas práticas e técnicas gastronômicas, o público também poderá participar da “Parada Poética”, na terça-feira (25/10), às 15h. A atividade, promovida pelo rapper Renan Inquérito, convida a plateia a vivenciar uma experiência lúdica, apresentando rimas, poemas e canções relacionadas ao universo culinário.

 

Programação Espaço Senac Votuporanga

Localizado no Food Park do FLIV, o Espaço Senac oferece uma programação especial durante o festival, com atividades como mediação de leitura, bate-papos e workshops com autores. As ações fazem parte da Semana Senac de Leitura.

Diariamente, o espaço também promove a venda de títulos publicados pela Editora Senac, além de uma feira de troca de livros e uma exposição de obras literárias do educador Rubem Alves.

No sábado (29/10), às 10h20, o Espaço Senac sedia um bate-papo com a escritora Lucila Mara Sbrana Sciotti, autora do livro “Horizontes para Liderança”. Lucila é Superintendente de Operações no Senac e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, prática pedagógica, aprendizagem, ambientes colaborativos educação do futuro e gestão.


Sobre o FLIV

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV é considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. De 21 a 29 de outubro, terá a sua maior edição, no Parque da Cultura, com nove dias de atividades gratuitas abertas ao público, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Entre as principais atrações desta edição, estão escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em cinco edições, o festival registrou mais de 230 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga

 

Organização

O FLIV 2016 é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado, com patrocínios oficiais do Guaraná Antartica e Elektro pela Lei de Incentivo à Cultura e Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. E os apoiadores Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais; Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG; SP Leituras e SESI/SP. Promoção, TV TEM.