Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

23/10/17

Vencedora do Prêmio Jabuti vem ao FLIV nesta terça-feira

Carioca, radicada em São Paulo, a escritora Carol Rodrigues é uma das principais atrações da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, que acontece até sábado (29/10), no Parque da Cultura. A autora participará de um bate-papo com o público, nesta terça-feira (24/10), às 19h, na sala Cinema Cultural.

Considerada uma das maiores promessas da nova geração de escritores brasileiros, Carol é vencedora do mais tradicional prêmio literário do país, o Jabuti, por sua primeira obra: o livro de contos “Sem vista para o mar”, publicado pela editora Edith.

Formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a autora é mestre em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam. Moradora da capital paulista, Carol também trabalha como roteirista e produtora cultural.

Depois do sucesso de “Sem vista para o mar” que, além do Jabuti, venceu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, a escritora lançará, em breve, seu segundo livro “Os Maus Modos”, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Terça-feira no Fliv
Além do bate-papo com Carol Rodrigues, o Fliv recebe nesta terça-feira (23/10) duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, ministrada por Ícaro San Carlo e Jéssica Brito, por meio do programa “Pontos MIS”, numa parceria entre a secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). As atividades serão realizadas na sala Cinema Cultural em dois horários, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e propõem uma experiência de produção de um curta metragem.

Às 10h, o rapper e poeta Renan Inquérito traz ao Auditório Externo o projeto “Parada Poética”, na qual apresenta a poesia de maneira simples, interativa e acessível a todos, envolvendo o público por meio da palavra falada. 

Às 17h, também no Auditório Externo, acontece um bate-papo seguido de pocket show, com o escritor e músico Reynaldo Bessa. O autor participa de uma conversa com o público sobre a importância da leitura e, em seguida, apresenta interpretações de canções autorais e de versões de clássicos da música brasileira.

Já às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”. Mantida pela Prefeitura, a orquestra votuporanguense é formada por professores, alunos e músicos convidados, e regida pelo maestro Mazinho Sartori.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com Gabriela Carvalho e as companhias Entre Aspas e Girasonhos. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle e; ballet aéro com tecido acrobático, com Mariana Maricato. 

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

23/10/17

Shows, bate-papo e contações de histórias marcam primeiro final de semana do Fliv

O primeiro final de semana da 7ª edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga movimentou o Parque da Cultura, no último sábado (21/10) e domingo (22/10), com mais de 30 horas de atividades culturais inteiramente gratuitas e abertas a todos os públicos. O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

A noite do sábado foi marcada pela abertura do festival, que contou uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes "João Cornachione 'Oscarito'", sob a regência do maestro Mazinho Sartori, no Palco Principal do evento. Na sequência, foi realizada a cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades, apoiadores, organizadores e imprensa.

Durante seu discurso, o prefeito João Dado destacou a importância dos parceiros e patrocinadores para a concretização do festival e aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do evento. “A união é o que permite transformarmos sonho em realidade. O Fliv só é possível quando temos parceiros que são amigos de Votuporanga. Um muito obrigado a cada um que se empenhou para este evento e acreditou em nossa proposta. Parabéns a todos, desde a equipe da Prefeitura até todas as empresas e instituições apoiadoras”, finalizou. 

Além do prefeito, também estiveram presentes na solenidade: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho; a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osmair Ferrari; Jane Eliza, representando a Secretaria Municipal da Educação; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Alessandro Soares; produtor artístico da APAA, Silvio Marcondes de Castro; o presidente da Unifev, Celso Luiz Alves dos Santos; o diretor regional da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz; o supervisor de vendas do Grupo Pacaembu, Renan Figueiredo; e o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos.

Após a cerimônia, o público pôde conferir o show da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que encerrou a noite com um repertório de canções autorais e clássicos da música popular brasileira, como “Tigresa”, de Caetano Veloso, e “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan. 

Domingo
No domingo, a programação teve início logo pela manhã, com sessões de contação de histórias, que seguiram até a tarde, comandadas por Dani Ribeiro, Daniela Aguas e a Cia. Entre Aspas. Espaços como o Galpão Fliv e a Biblioteca Municipal Castro Alves foram ocupados com as oficinas “Brinquedo Cantado”, com Jussara Belone; “Criatividade em Papercraft”, com Maurício e Graziella Fuscaldo; e o workshop “Dois pra lá, dois pra cá”, da academia Compasso. 
Ao longo do dia, o Parque da Cultura também sediou atividades físicas, como yoga, com Luci Sanches; oficina e demonstração de técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

No final da tarde, o palco do auditório externo do Centro de Cultura e Turismo recebeu o espetáculo “Grande Circo Humano”, comandado pelo Coral Canto Livre, que trouxe interpretações de clássicos da MPB, sob a regência do maestro e pianista Marcio Zarsi.

À noite, o espetáculo “Escambo”, da Cia. 2 Atos, trouxe a linguagem do palhaço para o deck do Parque da Cultura, com uma narrativa sobre disputa e união, enquanto o Galpão Fliv recebeu uma aula livre de danças urbana, com Ticko Bboy.

Já a sala Cinema Cultural recebeu a escritora e jornalista Daniela Arbex para um bate-papo sobre seu premiado livro “Holocausto Brasileiro”. O público lotou o espaço e teve a oportunidade interagir com a autora, após a conversa, durante uma sessão de autógrafos. 

Fechando a programação do final de semana, o cantor e ator global André Frateschi contagiou o público com um show realizado no Palco Principal. O artista, vencedor da mais recente temporada do programa televisivo “PopStar” interpretou canções autorais e versões de clássicos do rock nacional e internacional, como “Tempo Perdido”, da banda brasiliense Legião Urbana, e “With or Without You”, do grupo irlandês U2.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização 
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

20/10/17

Fliv divulga programação completa com mais de 170 atividades

A sétima edição do Fliv –Festival Literário de Votuporanga começa neste sábado (21/10), com uma grande programação, repleta de novidades e proporcionada ao município pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), do Governo do Estado. O caderno de programação e encartes informativos serão distribuídos no evento gratuitamente para os visitantes.

O acesso digital à agenda do FLIV pode ser feito pelo site www.flivotuporanga.com.br.

Nos nove dias, serão mais de 170 atividades, inteiramente gratuitas. Entre os principais destaques deste ano, estão atrações musicais, escritores e convidados especiais que passarão pelo festival, que acontece entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura, numa parceria da Prefeitura com a APAA e o apoio de diversas empresas e instituições.

Neste ano, a autora homenageada pelo festival é a paulistana Lygia Fagundes Telles. Renomada romancista e contista, Lygia é considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira. A escritora é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

Atrações musicais

Além das apresentações da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes e da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, no dia 21, durante a abertura do festival, neste ano também sobem ao Palco Principal: o cantor André Frateschi, no dia 22; a Banda Mais Bonita da Cidade, no dia 27; a cantora Angela Maria, no dia 28; e os artistas Luciana Mello e Jair de Oliveira, no dia 29, encerrando a programação do evento com o show “Tributo a Jair Rodrigues”, que integra o Circuito Sescoop/SP de Cultura, numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder. Todos os shows terão início às 21h.

Escritores e contação de histórias

Tendo como um dos principais objetivos o incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, o Fliv 2017 contará também com diversas sessões de contação de histórias e bate-papos com escritores.

A realização do evento também conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, que proporcionará a visita de centenas de alunos das escolas municipais. Uma das atrações mais aguardadas pelas crianças é a contadora Kiara Terra, que volta ao festival, no dia 23, em diversos horários. Haverá ainda a presença de talentosos artistas votuporanguenses, de áreas como teatro, dança e música para alegrar a criançada.

Entre autores renomados, marcarão presença nesta edição a jornalista Daniela Arbex, no dia 22, e os escritores Geruza Zelnys de Almeida, no dia 23; Carol Rodrigues, no dia 24; Carina Castro, no dia 25; Santiago Nazarian, no dia 26; e Evandro Affonso Ferreira, no dia 27. Já no dia 29, haverá uma mesa-redonda especial, composta por autores locais, atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade e região.

Convidados

Convidados especiais como a booktuber Tatiana Feltrin, a googler Gleidys Salvanha e o historiador Victor Henrique Menezes têm presença confirmada nesta edição. Responsável pelo canal TLT (Tiny Little Things), há dez anos Tatiana compartilha seu amor pelos livros e incentiva a leitura por meio do YouTube e participará de um bate-papo, no dia 29. Diretora de negócios do Google Brasil, a votuporanguense Gleydis conversará com o público, no dia 28, sobre o tema “Dá um Google”. Mestrando em história pela Unicamp, Victor ministrará uma oficina a respeito dos temas contemporâneos presentes na série “Harry Potter”, também no dia 29.

Mostra de Teatro Ademar Guerra

Pelo segundo ano consecutivo, o Fliv recebe a Mostra de Teatro Ademar Guerra, realizada pelo Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Entre os dias 25 e 29, diversos grupos do programa, vindos de diferentes municípios do interior do estado, se apresentarão com espetáculos de dança e teatro, que se dividirão entre o Centro de Convenções e o Centro de Cultura e Turismo.

Oficinas

Entre as atividades oferecidas pela programação, o público poderá participar de exibições de filmes e de duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, no dia 24, comandadas por Jéssica Brito eÍcaro San Carlo e realizadas numa parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), por meio do programa “Pontos MIS”.

Entre as demais oficinas que integrarão o festival, estarão o minicurso “Leitura e Mediação: A Jornada do Leitor”, ministrada pela Profª Ma. Karina de Oliveira, da UNIFEV, nos dias 26 e 27; a atividade “Pintura e Desenho para Crianças”, com o artista plástico Rodrigo Scó, nos dias 28 e 29; e a capacitação “Canto do Conto - Narrativas de Histórias”, com Jacqueline Baumgraez, também nos dias 28 e 29.

Estrutura

Em 2017, a estrutura do FLIV contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, de modo que espaços como biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão grande parte das atividades da programação.

Além das áreas do Centro de Cultura e Turismo, o já tradicional Galpão FLIV abrigará atividades literárias dos mais variados estilos. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados os espetáculos musicais.

Programação completa

A programação completa já está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Acompanhe as novidades sobre o festival pelo site ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

18/10/17

Show de Angela Maria é transferido para o dia 28 no FLIV

Começa, neste final de semana, a sétima edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga. O show de Angela Maria, incialmente previsto para este sábado, foi transferido para o próximo sábado (28/10), ainda dentro da programação do festival, por conta de adaptações na agenda da artista.

A abertura do evento será protagonizada pela Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes "João Cornachione 'Oscarito'". Desenvolvida com o apoio da Prefeitura, a orquestra votuporanguense é formada por alunos, professores e músicos convidados e apresentará um repertório especial, que contemplará desde obras de renomados compositores eruditos até versões instrumentais de clássicos da música popular, sob a regência do maestro Mazinho Sartori.

A cerimônia de abertura do festival terá início às 20h e contará com a presença de autoridades, apoiadores, organizadores e imprensa. A solenidade acontecerá no Palco Principal do Parque da Cultura.

Pouco antes, a partir das 19h30, o público será recepcionado com uma apresentação da Corporação Musical Zequinha de Abreu e pelos palhaços da companhia teatral Entre Aspas, que marcarão presença com brincadeiras e interações cênicas.

A programação completa poderá ser acompanhada durante todos os dias do festival por meio de um caderno especial e de encartes, que serão distribuídos gratuitamente à população, e também será postada no site www.flivotuporanga.com.br.

Sobre o Fliv 2017

Neste ano, o Fliv é uma realização da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

Em sua sétima edição, o festival homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles. Considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira, Lygia é membro da Academia Brasileirade Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dentre os escritores com presença confirmada para o evento estão: Santiago Nazarian, Evandro Affonso Ferreira, Carol Rodrigues, Andréa Del Fuego e Carina Castro. A curadoria é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

A estrutura do Fliv 2017 contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. Biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão uma programação recheada de livros, arte, cultura e informação. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados espetáculos musicais.

Conheça mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

 

11/10/17

Escolas podem agendar visitas ao Fliv 2017

Falta pouco para a 7ª edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, realizado, neste ano, pela Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

O evento acontecerá entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura, com uma intensa programação inteiramente gratuita de shows, bate-papos com escritores, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais, palestras, exposição e venda de livros, entre outras atividades de promoção à arte, à cultura e à literatura.

Um dos principais objetivos do festival é o incentivo à leitura entre o público infanto-juvenil e a Prefeitura organizou um esquema especial de recepção às caravanas de escolas da cidade e da região.

As instituições interessadas em agendar visitas de grupos devem entrar em contato com a Secretaria da Cultura e Turismo pelo telefone (17) 3405-9670 ou pelo e-mail cultura@votuporanga.sp.gov.br.

A expectativa da organização do evento é a de que as sessões de contação de histórias e a exibição de filmes sejam as atividades mais procuradas entre o público infantil.

Sobre o Fliv 2017

Neste ano, o Fliv homenageia a escritora Lygia Fagundes Telles. Considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira, Lygia é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dentre os escritores com presença confirmada para esta edição estão: Santiago Nazarian, Evandro Affonso Ferreira, Carol Rodrigues, Andréa Del Fuego e Carina Castro. A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

A estrutura do Fliv 2017 contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. Biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão uma programação recheada de livros, arte, cultura e informação. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados espetáculos musicais.

A programação completa será divulgada em breve. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Conheça mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

 

11/10/17

Fliv 2017: escritores locais podem se inscrever para formar mesa-redonda

Escritores locais terão a oportunidade de participar de uma mesa-redonda especial, que marcará o encerramento da edição de 2017 do Fliv – Festival Literário de Votuporanga. O evento acontecerá entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura, num arealização da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

A atividade será realizada no segundo domingo do festival (29/10), a partir das 19h, na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, e tem o objetivo de fomentar a cena literária votuporanguense, aproximando os autores locais do público e atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade.

Os escritores que desejarem fazer parte da mesa-redonda devem procurar a Secretaria da Cultura e Turismo, até segunda-feira (16/10), por meio de um e-mail de demonstração de interesse, que deverá ser encaminhado para o endereço cultura@votuporanga.sp.gov.br.

No dia 29 de outubro, após o bate-papo com os autores, o encerramento do festival será protagonizado pelos artistas Luciana Mello e Jair Oliveira, no show "Tributo a Jair Rodrigues", que integra o Circuito Secoop/SP de Cultura, numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder.

Sobre o Fliv 2017

Neste ano, Votuporanga sedia a sétima edição do Fliv, que trará ao público uma intensa programação, inteiramente gratuita, de shows, bate-papos com escritores, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais, palestras, exposição e venda de livros, entre outras atividades.

Em 2017, a autora homenageada pelo festival é a romancista e contista Lygia Fagundes Telles. Considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira, Lygia é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dentre os escritores com presença confirmada para esta edição estão: Santiago Nazarian, Evandro Affonso Ferreira, Carol Rodrigues, Andréa Del Fuego e Carina Castro. A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

A estrutura do Fliv 2017 contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo. Biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão uma programação recheada de livros, arte, cultura e informação. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados espetáculos musicais.

A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Conheça mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

04/10/17

Votuporanga sedia Festival Literário com intensa programação

Votuporanga, uma cidade do interior paulista com 93 mil habitantes, é palco de um dos maiores eventos literários do Brasil. De 21 a 29 de outubro, a cidade sedia a sétima edição do FLIV - Festival Literário de Votuporanga, com uma intensa programação inteiramente gratuita de shows, bate-papos com escritores, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais, palestras, exposição e venda de livros, entre outras atividades.

A realização do evento é da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA).

O evento tem alcance regional e grande foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Na edição de 2016, cerca de 80 mil pessoas passaram pelos ambientes do FLIV ao longo dos nove dias de realização, também de 21 a 29 de outubro. Foram cerca de 160 atrações, em 125 horas gratuitas de promoção à cultura.

Em seis edições, o festival registrou cerca de 300 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Já passaram pelo FLIV renomados escritores, como Alice Ruiz, Ricardo Aleixo, Ignácio de Loyola Brandão (Patrono em 2012), Maurício Kubrusly, Marcia Tiburi, Ferréz, Mário Prata, Paulo Lins (Patrono em 2014) e Lourenço Mutarelli.

Neste ano, a autora homenageada pelo festival é a romancista e contista Lygia Fagundes Telles. Considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira, Lygia é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

Dentre os escritores com presença confirmada para esta edição estão: Santiago Nazarian, Evandro Affonso Ferreira, Carol Rodrigues, Andréa Del Fuego e Carina Castro. A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural. 

No dia 29 de outubro, o encerramento do festival será protagonizado pelos artistas Luciana Mello e Jair Oliveira, no show "Tributo a Jair Rodrigues", que integra o Circuito Secoop/SP de Cultura, numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder.

Em 2017, a estrutura do FLIV contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. Biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão uma programação recheada de livros, arte, cultura e informação.

Além dos espaços do Centro de Cultura e Turismo, o já tradicional Galpão FLIV abrigará obras literárias dos mais variados estilos. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados espetáculos musicais.

A programação completa será divulgada em breve. A promoção do evento é da TV TEM - Globo. 

Conheça mais sobre o festival em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

06/03/17

Embarque nesta viagem

O projeto "Embarque nesta viagem" foi retomado pelaItamarati nesta semana. Expositores com livros estarão disponíveis para apopulação que utiliza as linhas Estação, Paineiras e Colinas. Os livros podemser retirados no ônibus e devolvidos após a leitura. A população também seráincentiva a fazer doação de novos livros, mantendo assim a continuidade doprojeto.

Cerca de 60 títulos novos foram disponibilizados e serãorepostos ao longo do ano. A iniciativa da empresa tem o objetivo de contribuirpara as ações de incentivo à leitura na cidade, a exemplo do Fliv e FlivItinerante.
A Itamarati é patrocinadora oficial do Fliv Itinerante, ônibus-biblioteca quejá viajou por dez municípios da região e mais cinco bairros de Votuporanga.

Maisinformações sobre o projeto em FLIV- Festival Literário de Votuporanga ou através do email fliv@flivotuproanga.com.br.


31/10/16

FLIV se consolida como o maior evento literário do Estado

Encantamento aos visitantes e um grande orgulho aos votuporanguenses. Assim foi a 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga realizado com uma intensa programação pela primeira vez no Parque da Cultura. Por todos os cantos, o que se viu foi muito entretenimento,lazer, momentos de conhecimento e interação com públicos de todas as idades. A organização estima que mais de 80 mil pessoas tenham passado pelos ambientes doFLIV ao longo dos nove dias de realização, 21 a 29 de outubro.

“Achei tudo muito lindo e organizado. Estou morando em Uberaba e aproveitei o fim desemana em Votuporanga para vir ao Festival. Me surpreendi. Ao chegar aqui me senti como se estivesse em eventos de São Paulo e Rio de Janeiro”, comenta Marina Pelegrine Mauricio da Rocha, visitante do FLIV.

O votuporanguense Afonso Pelegrine também aprovou a 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga. “Moro em Votuporanga há 50 anos e achei tudo muito bonito. Está todo mundo deparabéns”, destaca.

Mais que uma iniciativa voltada à leitura, o FLIV se firmou como o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. Foram mais de 160 atividades, além dos shows de grande público com a Orquestra Bacchiana Sesc-SP regida porJoão Carlos Martins, Pato Fu e Funk Como Le Gusta.

Num dos palcos do festival, o escritor Ignácio Loyola de Brandão discursou no início de sua apresentação: “Estou surpreso. Num momento em que todos falam em crise, eu acho que todo o Brasil devia ver o que Votuporanga foi capaz de fazer. Vocês devem sim ter muito orgulho desse Parque e do Fliv. Este festival é riquíssimo com uma programação de muita qualidade. A cidade está de parabéns. Estou realmente emocionado”. Logo após, Loyola e a filha Rita encantaram a plateia com o espetáculo “Solidão no fundo da agulha”.

Diversos outros nomes da literatura brasileira contemporânea passaram pelo FLIV. Durante o evento, mais de 25 autores participaram de atividades como rodas de bate-papo, palestras, lançamentos de livros, oficinas de escrita e workshops.

A organizadora Cibeli Moretti comemora o sucesso da maior edição da história do festival. “Conseguimos uma diversidade de programação com nomes do país todo e de diversos segmentos de arte. Acredito que a família inteira se sentiu contemplada dentro do festival. Tivemos muito conhecimento e informação atrelados a entretenimento e lazer. Quem veio ao FLIV pôde comprovar que Votuporanga tem um dos maiores eventos multiculturais do Brasil. Ouvimos muitos elogios dos escritores e da população em geral”, disse.

O prefeito Junior Marão comemorou a realização do festival. “O FLIV é uma conquista de todos. É algo que entrou para o nosso calendário e se tornou um grande orgulho para cada morador de Votuporanga”.

A Secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, lembrou a trajetória do Festival, que se consolidou como referência em evento literário voltado para o público infanto-juvenil. “Foi um percurso cuidadoso a cada edição, com o propósito de oportunizar a vinda de escritores, artistas, espetáculos e músicos que utilizam narrativas inovadoras e, com isso, formar público receptivo a diferentes formas de linguagens. Nesta edição, o sucesso deu-se também pela escolha do Parque da Cultura e da integração com o recém-inaugurado Centro de Informações Culturais e Turísticas 'Marão Abdo Alfagali", um local que reúne lazer, entretenimento, esporte e cultura”.

Cibeli já faz planos para 2017. “Um desafio para o próximo ano é ampliar ainda mais a programação e a diversidade de atrações, inclusive com algum nome ou grupo internacional”.

Nos mais de 10 ambientes montados para o Fliv, os visitantes puderam conferir teatro, dança, contação de histórias, palestras, cinema. Nas rodas de bate-papo com escritores, estiveram temas como a importância da leitura para a produção escrita, os novos rumos da literatura no país, as dificuldades e peculiaridades do processo criativo e o papel do escritor numa realidade altamente midiática e tecnológica. 

Muito mais que incentivar a leitura, o festival promoveu ainda discussões sobre questões em voga no atual contexto político-econômico brasileiro, como o protagonismo e o empoderamento feminino e a representatividade literária de grupos minoritários ou socialmente marginalizados.

Estiveram presentes no Fliv 2016 escritores premiados e de grande projeção nacional, como Marcia Tiburi, Lourenço Mutarelli, Noemi Jaffe, Evandro Affonso Ferreira, Marcelino Freire, Veronica Stigger, Marcelo Maluf, Rafael Gallo, os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, Inês Bogéa, Tarso de Melo, Cadão Volpato, Reynaldo Bessa, Penélope Martins e Jean Garfunkel.

O Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali” sediou grande parte da programação do FLIV nos espaços da Biblioteca, Museu Municipal, Cinema e auditório externo.

 Os visitantes também puderam passear pela Feira do Artesanato com apresentação de peças feitas por artesãos da cidade. O Food Park foi uma das novidades da edição. Na Cozinha Literária, o Espaço Senac promoveu oficinas de gastronomia. A Unifev reuniu alunos e comunidade em oficinas de comunicação. No Galpão das Livrarias, o espaço do escritor sediou o lançamento dos livros de Fabíola Rodrigues e Lu Crepaldi. As livrarias Premier, Espaço e Saraiva apresentaram títulos variados para todos os públicos.

 Os projetos educacionais, Fliv Itinerante e a carreta Elektro nas Escolas ofereceram conhecimento para as crianças. Estima-se que mais de 10 mil alunos participaram das caravanas promovidas por escolas de toda a região ao festival.

 A vida da poetisa goiana Cora Coralina, homenageada da edição 2016, foi contada em rodas de bate-papo, exibição de filmes e no Museu Casa de Cora montado pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

Vídeos, fotografias e depoimentos de visitantes e escritores estão disponíveis no facebook do evento. Acesse e confira www.facebook.com.br/flivotuporanga

Organização

O FLIV é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado de São Paulo com patrocínios oficiais do Guaraná Antarctica e Elektro. O festival também tem importantes apoiadores culturais: Grupo HSA; Senac; Abaçaí Organização Social de Cultura; Facchini; Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais, Apaa - Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; SESCOOP/SP; SESI-SP; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; MediaLab/UFG e SP Leituras Organização Social de Cultura. A promoção do evento é daTV TEM-Globo. O Fliv Itinerante tem o apoio da Itamarati, Usina Colombo/Açúcar Caravelas e Facchini.

28/10/16

Quadrinistas e banda paulistana são destaques no último dia do FLIV

Depois de mais de uma semana de intensa programação cultural gratuita e aberta a todos os públicos, a 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga chega ao final neste sábado (29/10), no Parque da Cultura. 

Um dos destaques do último dia é o show da banda Funk Como Le Gusta, às 21 horas, no palco principal. Formado por músicos e produtores influentes na cena musical paulistana, o grupo foi criado no final da década de 1990 e aposta na união de ritmos como o samba, o jazz e a música latina.

Pouco antes, às 20 horas, os escritores Lourenço Mutarelli, Fábio Moon e Gabriel Bá recebem o público no auditório externo do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali" para discutir quadrinhos, literatura e cinema. 


Bate-papo com escritores 

Três grandes criadores de histórias em quadrinhos no Brasil, Lourenço Mutarelli, Fábio Moon e Gabriel Bá conversam com o público a respeito de temas como as relações entre ilustração e literatura, processo criativo, adaptação de grandes obras e cinema. 

Lourenço Mutarelli é escritor, ilustrador, quadrinista e ator. É autor de novelas gráficas, contos e romances, como “Diomedes”, “O Cheiro do Ralo”, “O Grifo de Abdera” e “Sketchbooks”, entre outros títulos.

Os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá ganharam, em 2016, o prêmio Harvey Awards, nos Estados Unidos, pela adaptação para quadrinhos do romance “Dois Irmãos”, de Milton Hatoum. Os dois também são autores de “Daytripper” e da série “10 pãezinhos”.


Funk Como Le Gusta

Às 21h, logo após o bate-papo com os autores, a banda Funk Como Le Gusta marca o encerramento do festival com um show no palco principal do Parque da Cultura. Com quatro discos gravados, “Roda de Funk” (1999), “FCLG” (2004), “A Cura Pelo Som” (2011) e “A Nave Mãe Segue Viagem” (2015), o Funk Como Le Gusta adquiriu sucesso e respeito da crítica e do público, apresentando o que há de mais moderno e autêntico na atualidade e consolidando seu nome no cenário da música brasileira contemporânea.


Escritora do Senac fala sobre liderança 

Além do show do grupo Funk Como Le Gusta e do bate-papo com Lourenço Mutarelli e os irmãos Fábio Moon e Gabriel Bá, o FLIV também recebe, neste sábado (29/10), às 11h, uma palestra com a escritora Lucila Mara Sbrana Sciotti, autora do livro “Horizontes para Liderança”. Lucila é Superintendente de Operações no Senac e tem experiência na área de Educação, com ênfase em Gestão Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: ética, prática pedagógica, aprendizagem, ambientes colaborativos educação do futuro e gestão.


JAM do Asfalto – Danças Urbanas

Às 12h e às 14h30, Ticko Bboy e os DJs William Teotônio e Danilo Bourog promovem uma festa de danças urbanas, que conta com dançarinos proporcionando uma dança convidativa, da qual qualquer pessoa pode fazer parte. Ao som das músicas tocadas pelos DJs, há a interação dos artistas com o público, além de uma batalha de danças urbanas.


Espetáculo Escambo – Cia. 2 Atos

Às 13h30, no Galpão FLIV, a Cia. 2 Atos, de Votuporanga, se apresenta com o espetáculo “Escambo”. A peça retrata, com linguagem do palhaço, a briga pelo espaço, seja ele físico, ideológico ou artístico. Depois de uma intensa disputa, os protagonistas da peça aprendem que é possível dividir e compartilhar e que, finalmente, a união faz a força.


Workshop de Dança Contemporânea

Às 14h, o Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” recebe um workshop de dança contemporânea. A atividade, voltada para dançarinos a partir de 14 anos de idade, será ministrada por Mônica Nascimento, integrante da Federação da Dança, da cidade de Salvador (BA). Durante o workshop, Mônica dividirá sua experiência em processos de criação na dança contemporânea, por meio de jogos e improvisações. A atração conta com 20 vagas disponíveis. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas no local, com uma hora de antecedência.


Votuporanguense lança livro 

Às 15h, no Espaço do Escritor do Galpão Livrarias, a autora votuporanguense Fabíola Rodrigues aborda o tema “Memórias de Viajante: o lugar do afeto na escrita poética”, num bate-papo mediado pelo jornalista Harlen Félix. Socióloga, mestre e doutora em Demografia, Fabíola atua na gestão pública do patrimônio cultural em Campinas (SP).

Às 16h, a autora também lança o livro “Cartas náuticas das desimportâncias”, publicado pela editora 7Letras. O título marca a estreia de uma poetisa de estilo único, que sabe aliar uma extrema riqueza de vocabulários e de recursos linguísticos (metáforas, aliterações, etc.) a um texto que conversa com o leitor como se este fosse um velho amigo.


Oficina de Circo – Troupe Luz da Lua

Também às 16h, a Troupe Luz da Lua promove uma oficina de circo, no Parque da Cultura. Formada em 2005, em Foz do Iguaçu (PR), A trupe integra a programação dos maiores festivais de circo do Brasil. Para divulgar a arte circense, a trupe já se apresentou em programas de televisão, entre eles o “Domingão do Faustão”, da TV Globo, no quadro “Se Vira nos 30”.


Bate-papo “Narrativas Feministas”

Às 18h30, o Cinema Cultural do Centro de Informações Culturais e Turísticas sedia o bate-papo “Narrativas Feministas”, promovido pela Rede Panapanã de Mulheres do Noroeste Paulista. A conversa tem como convidada a ativista e ex-presa política Amelinha Teles. A mediação é de Angelita Toledo e Terezinha Gonzaga, idealizadoras da Rede Panapanã.


Espetáculo “Olhar com Olhos Virgens”

Às 20h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, a Federação da Dança, de Salvador (BA), apresenta o espetáculo “Olhar com Olhos Virgens”, vencedor do Prêmio Funarte Klauss Vianna 2013. A apresentação trata da beleza do envelhecimento, mais que isso, da poesia de envelhecer dançando, do enrugar-se sob as luzes do palco, frente à grande vitrine chamada plateia. Viver, sentir o peso da idade e ainda assim deslumbrar-se com o mundo como se fosse a primeira vez (daí os “olhos virgens”) é o estopim da montagem da Federação da Dança.