Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

15/08/23

FLIV 2023 atrai um público de 80 mil pessoas ao longo de oito dias de programação

A 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que terminou neste domingo (13/8), no Parque da Cultura, atraiu um público de aproximadamente 80 mil pessoas ao longo de oito dias de uma intensa programação com cerca de 400 atividades. Mais da metade desse público é formado por crianças e adolescentes, que, por mais um ano, se apropriaram de forma única das atrações e atividades oferecidas pelo FLIV. Somente o show da banda Os Paralamas do Sucesso, realizado na segunda (7/8), véspera do aniversário da cidade, teve uma plateia de mais de 15 mil pessoas.

“Por mais um ano, Votuporanga ficou no centro das atenções nacionais. O FLIV faz parte da vida de Votuporanga, e esta foi mais uma edição que fez história. Em todos os momentos, percebemos o impacto que a cultura e a arte aqui produzidas geram na vida das pessoas. É um evento voltado para todos. E que venha a edição de 2024”, comenta o prefeito de Votuporanga, Jorge Seba.

Para a secretária municipal de Cultura e Turismo, Janaina Cristina da Silva, o FLIV mais uma vez cumpriu com a sua missão de fomentar o hábito da leitura entre crianças, jovens e adultos. “Recebemos caravanas escolares de quase 80 cidades da nossa região, que reconhecem no FLIV um evento importante na formação de seus estudantes. É isso que faz do FLIV um dos eventos literários mais importantes do São Paulo e do Brasil”, destaca.

Leitura sustentável
Com o tema “Sustentar mundos, carregar sonhos”, o FLIV 2023 convidou a comunidade de Votuporanga e região a refletir sobre a relação do ser humano com o meio ambiente e revelou como a arte, em especial a literatura, pode sensibilizar pessoas para um mundo mais sustentável em todos os sentidos.

Os bate-papos da programação deste ano trouxeram um recorte que valorizou a cultura dos povos originários, com a presença de vários escritores e artistas de origem indígena, como Lúcia Morais Tucuju, Cristino Wapichana e Thiago Cóstackz. A escritora homenageada da 13ª edição, Rita Carelli, que participou de bate-papo mediado por Reynaldo Damazio no último sábado (12/8), tem uma obra que materializa as suas vivências com povos indígenas do Brasil.

Uma das atrações mais populares do FLIV 2023 foi o espetáculo “A magia do circo”, com o coletivo Circo Show, de São Paulo, cujas apresentações foram de plateia cheia todas as noites. Sob a lona do circo, o festival também promoveu uma série de contações de histórias e apresentações teatrais, proporcionando momentos memoráveis para as crianças.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
Site oficial: flivotuporanga.com.br
Acesse o Flickr do FLIV para baixar fotos da 13ª edição: https://www.flickr.com/photos/fliv/

11/08/23

Bate-papo com Rita Carelli e escritores da cidade e região marcam reta final do FLIV 2023

Escritora homenageada da 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), a paulistana Rita Carelli marca a reta final do evento participando, neste sábado (12/8), às 17h, de um bate-papo mediado por Reynaldo Damazio. Ele também é o responsável pela mediação de duas rodas de conversas com escritores da cidade e região, que serão realizadas neste sábado (12/8), às 15h, e neste domingo (13/8), às 14h.

Escritora, ilustradora, atriz e cineasta, Rita é autora, entre outros títulos, do premiado romance “Terrapreta”, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2021 na categoria Melhor Romance de Estreia. Com pais de carreiras muito ligadas ao pensamento crítico e à produção de cultura e conhecimento, uma mãe antropóloga e um pai cineasta indigenista, o interesse pelos livros se desenvolveu de forma bastante espontânea na vida da paulistana.

Em seus livros, a autora materializa as vivências de sua infância e adolescência ao lado do pai indigenista, que lhe proporcionou o contato com culturas de diferentes povos indígenas brasileiros. Seus livros são uma forma de compartilhar com as crianças não indígenas e suas famílias as alegrias e dificuldades das crianças indígenas do Brasil.

Rita cursou Letras na Universidade Federal de Pernambuco e Teatro na Escola Internacional de Teatro Jacques Lecoq, em Paris (França). É colaboradora da ONG Vídeo nas Aldeias, com a qual realizou a coleção de livros-filmes para crianças “Um dia na aldeia” (2018). É também autora dos livros “A história de Akykysiã, o dono da caça” e “Minha família Enauenê”, que foram contemplados com o selo internacional White Ravens, da Biblioteca de Munique (Alemanha), e o de Altamente Recomendável, da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Literatura regional
Os dois últimos dias de programação do FLIV 2023 são marcados por rodas de conversas com escritores e escritoras de Votuporanga e região, que terão mediação de Damazio.

Neste sábado (12/8), às 15h, a roda de conversa terá a participação dos seguintes autores: André Luís Gandolfo Duran (Jales), Carolina Manzato e Cleber Junio Falquete (Rio Preto), Giovana Lemes Neves (Lins), João Ribeiro dos Santos e Maria Ignez de Lima Pedroso (Votuporanga). No domingo (13/8), às 14h, participam os seguintes escritores: Gabriel Eduardo Santos da Costa (Turmalina), Gabriela Delago Martins (Votuporanga), Janete Vitorino de Camargo e Heitor Emmanuel Koji Kawano (Santa Albertina), Karen Débora Rodrigues da Silva (Paranapuã), Maria Aline Soares e Maria Goins (São Paulo), Monize Luiz Santos (Rio Preto) e Rondon.

Atrações artísticas
Teatro, música e contação de histórias marcam a programação artísticas dos dois últimos dias do FLIV 2023. Neste sábado (12/8), às 20h, tem apresentação da peça “Canteiro de Memórias”, do Uma de Nós Ateliê Teatral, além da Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão (20h30), da cidade de Pereira Barreto; do cantor Markinho Sema (22h), de Votuporanga; e do DJ Set Hárlen Felix (23h), de Rio Preto.

No domingo (13/8), às 16h30, tem apresentação do espetáculo “Uma pitada de dança do ventre”, com a dançarina Julia Riva, além da peça teatral “Karaiba” (18h) e da banda rio-pretense Big Blues (20h).

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga
Programação deste sábado e domingo (12 e 13/8)

Sábado (12/8)
8h às 22h - FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h - Exposição ‘Retratos’ (Edgard Andreatta) | Piso 1  
8h às 22h - Livraria Espaço | Editoras e Livrarias
8h às 22h - Editora De criança para criança (jogos educativos) | Editoras e Livrarias
8h às 22h – Sênior Editora | Editoras e Livrarias
9h às 22h - Exposição ‘Timeless’ (Marcelo Tinoco) | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Troca de Livros | Museu Interativo (Espaço Sena)
9h às 22h - Espaço Gamer | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Moda - São Paulo Fashion Week’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Para Onde o Mundo Caminha’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Espaço Instagramável | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h, 11h, 13h e 14h - Musicalizando com Isaque Estevão | Biblioteca Primeiríssima Infância
9h, 11h, 14h e 16h – Contação de história ‘Sumaúma a Mãe das Árvores’, com Tânia Alonso | Circo Show Fliv
9h – Oficina ‘Misturando cores’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
10h e 15h – Oficina de pintura artística, com Recriartes | Biblioteca Primeiríssima Infância
10h e 15h – Contação de história ‘O segredo do Rei’, com Grupo Mono | Circo Show Fliv
10h – Oficina ‘Mãos que criam’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
15h – Vivência de dança do ventre:  mãos e braços na dança do ventre! | Varanda Cultural
15h – Oficina de artesanato ‘Mãos que fazem’ | Oficina Fliv
15h – Bate-papo com escritores locais e regionais, com mediação Reynaldo Damazio | Cine Fliv
16h – Oficina ‘Papercraft’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
17h – Oficina ‘Agulhas em ação’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
17h – Bate-papo com a escritora homenageada, Rita Carelli, com mediação de Reynaldo Damazio | Cine Fliv
17h – Oficina ‘Mãos que fazem’, com Hélida Rapassi | Oficina Fliv
17h – Aula de dança contemporânea com Mariana Maricato | Varanda Cultural
17h às 18h – Grupo Folclórico Mungunzá: O Jongo | Parque
18h às 19h – Banda Sintonia Especial APAE | Palco Cit
18h30 – Filme ‘Jubentú’ – Cine Praia
20h – Espetáculo ‘Canteiro de Memórias’, com Uma de Nós Ateliê Teatral | Cine Fliv
20h30 – Facmol - Orquestra de Sopros e Percussão | Palco Principal
22h – Sarau Cultural com Markinho Sema | Palco Praça
23h – Baladinha Cultural, com DJ Set Hárlen Felix | Palco Praça

Domingo (13/8)
8h às 22h – FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h – Exposição ‘Retratos’ (Edgard Andreatta) | Piso 1  
8h às 22h – Livraria Espaço | Editoras e Livrarias
8h às 22h – Editora De criança para criança (jogos educativos) | Editoras e Livrarias
8h às 22h – Sênior Editora | Editoras e Livrarias
8h, 10h, 14h e 16h – ‘Reconto: Sagatrissuinorana’, com Núcleo Condão (obra de João Luiz Guimarães e Nelson Cruz) | Circo Show Fliv
9h às 22h – Exposição ‘Timeless’ (Marcelo Tinoco) | Museu Interativo (Espaço Senac)    
9h às 22h – Troca de Livros | Museu Interativo (Espaço Sena)
9h às 22h – Espaço Gamer | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Exposição ‘Moda - São Paulo Fashion Week’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Exposição ‘Para Onde o Mundo Caminha’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Espaço Instagramável | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h – Oficina ‘Papercraft’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
9h, 11h e 15h – Contação de história ‘O segredo do Rei’, com Grupo Mono | Circo Show Fliv
9h, 11h e 13h – Musicalizando com Isaque Estevão | Biblioteca Primeiríssima Infância
10h – Oficina de experimentações artísticas para bebês, com Senti Infância | Parque
10h e 15h – Oficina de pintura artística, com Recriartes | Biblioteca Primeiríssima Infância
10h – Oficina ‘Misturando cores’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
10h às 11h – Bate-papo sobre produção de cinema nacional | Cine Fliv
12h – Oficina de breaking | Circo Show Fliv
13h – Oficina ‘Dança Criativa - Renove suas energias’ | Circo Show Fliv
16h – Oficina de artes para crianças, com Sentir Infância | Parque
16h30 – Espetáculo ‘Uma pitada de dança do ventre’, com Julia Riva | Quintal Fliv
16h – Oficina ‘Mãos que criam’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
17h – Oficina ‘Agulhas em ação’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
17h – Espetáculo ‘A Magia do Palco’ | Palco Principal
17h e 19h – Oficina de artesanato ‘Mãos que fazem’, com Elida Rapassi | Oficina Fliv
18h30 – Filme ‘Guarani’ | Cine Praia
18h - Espetáculo ‘Karaíba’ | Palco Cit
20h – Show da banda Big Blues | Palco Principal

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
Até 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)


11/08/23

FLIV 2023 recebe a escritora Maria José Silveira e o ‘artivista’ Thiago Cóstackz nesta sexta

O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) segue, nesta sexta-feira (11/8), com bate-papo envolvendo a escritora goiana Maria José Silveira e o “artivista” Thiago Cóstackz. O bate-papo será às 19h, no Cine Fliv, e terá mediação do jornalista, ator e curador musical Hárlen Felix.

Escritora, editora e tradutora, Maria José conquistou o prêmio revelação da APCA (Associação Paulista de Críticos de Arte), em 2002, com o romance “A mãe da mãe da sua mãe e suas filhas” (Editora Globo). O livro já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França.

Autora de oito romances, a escritora goiana também foi finalista, em 2021, dos prêmios Oceanos e Jabuti com o livro “Maria Altamira” (Instante). Ela também é autora de duas peças teatrais que já foram alvo de várias montagens no Brasil.

Já Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, letrista e ativista ambiental. Artista incansável, esteve envolvido, nos últimos 12 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de direitos humanos no aclamado show “The Wall”, para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.

No FLIV 2023, Cóstackz também exibe, às 18h, no Cine Fliv, o documentário “Terra de Frente”, que trata da situação ambiental do mundo na atualidade. O longa intercala cenas de paisagens com falas de cientistas brasileiros e europeus, além da participação de personalidades como a líder indígena Sônia Guajajara e ativistas.
O “artivista” pertence ao povo indígena Potiguara Ibirapi, do Vale do Ceará-Mirim, no nordeste brasileiro. Também é ativista dos direitos LGBTQIA+ e membro do C2H - Cóstackz & Hjörvar, duo musical que forma com o artista islandês Hjörvar.

Música e lançamento de gibi
A sexta-feira (11/8) do FLIV 2023 também é marcada pelo show da cantora Lilian Jardim, que interpreta canções eternizadas pela voz de Cássia Eller (1962-2001). Outro show que movimenta a programação é o do grupo de pagode votuporanguense Por Acaso, além do DJ Set Hárlen Felix, que fecha a noite com a Baladinha Cultural.

Nesta sexta (11/8), às 10h, haverá o lançamento do gibi “Pet não é brinquedo” (Sênior Editora), do veterinário Alex de Alcântara. De forma descontraída, ele simplifica a linguagem técnica de cuidados veterinários e promove o cuidado integral dos animais de estimação.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga
Programação da sexta-feira (11/8)

8h às 22h - FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h - Exposição ‘Retratos’ (Edgard Andreatta) | Piso 1
8h às 22h - Livraria Espaço | Editoras e Livrarias
8h às 22h - Editora De criança para criança (jogos educativos) | Editoras e Livrarias
8h às 22h - Sênior Editora | Editoras e Livrarias
8h às 17h - Projeto ‘Aulas de Energia’ (Programa de Eficiência Energética da Neoenergia Elektro) | Parque
8h, 10h, 13h e 14h - Contação de história ‘Nossa casa, nossa Terra!’, com a Entre Aspas Cia. Teatral | Circo Show Fliv
8h, 11h e 15h - ‘Contar e Cantar’, com Karen Rodrigues | Biblioteca Flivinho
9h - Contação de história ‘Velho Chico, suas águas e seus mistérios’, com Tânia Alonso | Circo Show Fliv
9h e 10h - Contação de história ‘O segredo do Rei’, com Grupo Mono | Biblioteca Flivinho
9h às 22h - Exposição ‘Timeless’, de Marcelo Tinoco | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Troca de Livros | Museu Interativo (Espaço Sena)
9h às 22h - Espaço Gamer | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Moda - São Paulo Fashion Week’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Para Onde o Mundo Caminha’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Espaço Instagramável | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h e 16h - Oficina de pintura à lápis, com Edgard Andreatta | Oficina Fliv
10h - Oficina de bonequinhos ecológicos, com Saev Ambiental | Oficina Fliv
10h - Lançamento do gibi ‘Pet não é Brinquedo’, do veterinário Alex de Alcântara | Cine Fliv
12h - Oficina de breaking  | Circo Show Fliv
14h - Teatro lambe-lambe ‘Você conhece a Pisadeira?’ | Parque
14h e 19h - Aula de dança contemporânea com Mariana Maricato | Varanda Cultural
14h - Oficina de criação de gibis | Editoras e Livrarias
15h – Oficina de caricatura | Editoras e Livrarias
15h - Vivência de dança do ventre: seu quadril em movimento | Varanda Cultural
15h - Estúdio TikTok de Dança | Parque
15h - Oficina ‘Use, reuse e desenhe, com Tyler Bertrand | Oficina Fliv
15h - Contação de história ‘O segredo do Rei’, com Grupo Mono | Circo Show Fliv
16h - Oficina de fotografia profissional de produtos com o celular, com Marcos Vieira | CineFliv
16h às 18h - FlashBack Dance | Quintal Fliv
17h – Oficina ‘Mãos que criam’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
18h – Oficina ‘Agulhas em ação’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
18h - Espetáculo ‘A mãe natureza e seus desafios’ | Palco Cit
18h30 - Filme ‘Hamaca Paraguaya’ | Cine Praia
18h – Documentário ‘A terra de frente’, de Thiago Cóstackz | Cine Fliv
19h às 20h – Show ‘É de Angola’ | Palco Praça
19h às 20h – Oficina ‘Mãos que fazem’, com Hélida Rapassi | Oficina Fliv
19h30 – Bate-papo com a escritora Maria José Silveira e o artista Thiago Cóstackz, com mediação de Hárlen Felix | Cine Fliv
19h30 – Espetáculo ‘A Magia do Circo’, com Circo Show | Circo Show Fliv
20h30 - Show ‘Lilian Jardim Homenageia Cássia Eller’ | Palco Principal
22h - Sarau Cultural com Grupo Por Acaso | Palco Praça
23h30 - Baladinha Cultural com DJ Set Hárlen Felix | Palco Praça

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
Até 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)

08/08/23

Lucia Morais Tucuju e Cristino Wapichana trazem a cultura indígena para o FLIV 2023

A cultura indígena tem presença forte na programação da 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que segue no Parque da Cultura até o próximo domingo (13/8). Escritores e escritoras que representam vozes importantes dos povos indígenas na literatura brasileira compartilham suas histórias e vivências em bate-papos e sessões de contação de história.

Nesta quarta-feira (9/8), às 18h, no Cine Fliv, o público tem a oportunidade de trocar ideias com a escritora, educadora, narradora de histórias e mediadora de leitura amapaense Lucia Morais Tucuju, que pertence à etnia Galibi-Marworno. O bate-papo com ela será mediado pelo jornalista, ator e curador musical Hárlen Felix.

Autora do livro de poesias “Tucumã”, Lucia integra o movimento Mulherio das Letras Indígenas, que promove a divulgação das obras de escritoras indígenas. Ela também tem experiência como atriz, atuando no monólogo “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, e no filme “Ricos de Amor 2”, da Netflix.

Mediação de leitura
Outro convidado indígena do FLIV 2023, o escritor, músico, compositor e cineasta Cristino Wapichana realiza mediação de leitura para as crianças nesta quarta (9/8), às 11h, na Biblioteca Flivinho. As crianças vão conhecer a lenda de Ceuci, a mãe do pranto, que devora tudo o que vê pela frente. É por meio dessa história que o povo Anambé, do qual pertence Wapichana, ensina e justifica a existência de tudo que existe sobre a Terra.

Nascido em Boa Vista (RO), Wapichana é autor do livro “A Boca da Noite”, que já foi traduzido para o idioma sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People. Também destaca sua contribuição para a antologia de contos indígenas “Nós”, publicada em 2019 pela Companhia das Letras no selo infanto-juvenil Companhia das Letrinhas.

Sustentabilidade
A quarta-feira (9/8) do FLIV 2023 também marcada por um bate-papo promovido pelo Sesc SP, por meio das Edições Sesc, em torno do livro “A vingança de Platão: política na era da ecologia”, do escritor e professor norte-americano William Ophuls. Para refletir sobre as discussões propostas pela obra, lançada no Brasil pelas Edições Sesc, foram convidados o geógrafo Wagner Costa Ribeiro, especialista em Geografia Política e Meio Ambiente, e a jornalista e escritora Maria Zulmira de Souza, idealizadora e cocriadora dos programas “Repórter Eco” e “Ecoprático” (TV Cultura) e “Sustentáculos” (TV Brasil), que são referência na temática ambiental.

Programação artística
Teatro, música e contação de histórias movimentam o FLIV 2023 nesta quarta-feira (9/8). Quem abre a programação é a Cia. Parlenda, que apresenta “O Conto da Iara” no Circo Show Fliv, e a contadora de histórias Dani Ribeiro, que tem encontro marcado com as crianças na Biblioteca Flivinho.

A Entre Aspas Cia. Teatral traz para o FLIV 2023 o espetáculo “Nossa casa, nossa Terra!”, que dialoga com a temática sustentável da 13ª edição do festival. Também haverá a apresentação da peça “O Rei da Vela”, montagem do clássico de Oswald de Andrade feita pelos alunos do IFSP Câmpus Votuporanga.

Na programação musical, os destaques são um concerto de piano solo e a apresentação do grupo Canto Livre, além da Baladinha Cultural com o DJ Set Hárlen Felix.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga (FLIV)
Programação de quarta-feira (9/8)

8h às 22h - FlashXperience: o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h - Exposição ‘Retratos’ (Edgard Andreatta) | Piso 1
8h às 22h - Livraria Espaço | Editoras e Livrarias
8h às 22h - Editora De criança para criança (jogos educativos) | Editoras e Livrarias
8h às 22h - Sênior Editora | Editoras e Livrarias
8h às 21h - Biblion - A Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo | Parque
8h, 10h, 13h, 14h - ‘Conto da Iara’, com a Cia. Parlenda | Circo Show Fliv
8h, 10h, 15h - Contação de história ‘Awalé - Plantar e Colher’, com Dani Ribeiro | Biblioteca Flivinho
8h30 - Estúdio TikTok de Dança | Parque
9h - Contação de histórias com a Cia. Malas Portam | Biblioteca Flivinho
9h às 22h - Exposição ‘Timeless’, de Marcelo Tinoco | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Troca de Livros | Museu Interativo (Espaço Sena)
9h às 22h - Espaço Gamer | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Moda - São Paulo Fashion Week’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Exposição ‘Para Onde o Mundo Caminha’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h - Espaço Instagramável | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h e 15h - Oficina de pintura à lápis com Edgard Andreatta | Oficina Fliv
9h - Teatro lambe-lambe ‘Você conhece a Pisadeira?’ | Piso 1
9h - Contação de história ‘Livre como o vento’, com Mandingueiras da Pracinha | Circo Show Fliv
10h - Lançamento do Conecta Votuporanga | Cine Fliv
10h - Oficina de bonequinhos ecológicos, com Saev Ambiental | Oficina Fliv
11h - Mediação de leitura com Cristino Wapichana  | Biblioteca Flivinho
11h - Espetáculo ‘Nossa casa, nossa Terra!’, com a Entre Aspas Cia. Teatral  | Circo Show Fliv
12h - Oficina de breaking | Circo Show Fliv
13h30 às 15h30 - Mamaço: orientações sobre o aleitamento | Cine Fliv
14h - Estúdio TikTok de Dança | Parque
14h e 16h - Contação de história ‘Na volta que o mundo deu’, com Mandingueiras da Pracinha | Biblioteca Flivinho
14h - Oficina de criação de gibis | Editoras e Livrarias
15h - Oficina de caricatura | Editoras e Livrarias
15h – ‘O mundo encantado da Magihistória!’, com Denise Nascimento e Fernando Rangel | Biblioteca Flivinho
16h às 18h - Oficina de fotografia profissional de produtos com o celular, com Marcos Vieira | Cine Fliv
16h - Oficina ‘Use, reuse e desenhe’, com Tyler Bertrand | Oficina Fli
17h - Oficina ‘Misturando cores’, com Elaine Fefin | Oficinas Fliv
17h - Contação de história ‘O Milagre da Semente’ | Parque
18h - Bate-papo com a escritora Lucia Morais Tucuju | Cine Fliv
18h30 - Espetáculo ‘O Rei da Vela’, com o IFSP Câmpus Votuporanga | Palco Cit
18h30 - Filme ‘Garoto Cósmico’ | Cine Praia
19h às 20h - Oficina ‘Mãos que Fazem’, com Hélida Rapassi | Oficina Fliv
19h30 - Espetáculo ‘A Magia do Circo’, com Circo Show | Circo Show Fliv
19h30 - Sarau Cultural com Concerto de Piano Solo | Palco Praça
19h30 - Bate-papo Edições SESC sobre o livro ‘A vingança de Platão: política na era da ecologia’, com Wagner Costa Ribeiro e Renato Morgado | Cine Fliv
19h30 - Aula de dança contemporânea, com Mariana Maricato | Varanda Cultural
19h30 - Teatro de fantoche com Amanda Cuim e pintura de rosto com Adriana Emília Salustiano Doná e William Geretti | Biblioteca Flivinho
20h30 - Canto Livre apresenta ‘Noites de Junho’ | Palco Principal
22h - Baladinha Cultural, com DJ Set Hárlen Felix | Palco Praça

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)
Agendamento de visitas escolares: (17) 3421-8218 (ramal 214)

07/08/23

Robertinha, da Nação Valquírias, compartilha a sua história de ascensão social no FLIV 2023

Comunicadora da Nação Valquírias, projeto social de São José do Rio Preto que promove o empoderamento de meninas e mulheres da periferia, Robertinha marca presença no Festival Literário de Votuporanga (FLIV), nesta terça-feira (8/8), às 17h, quando participa de bate-papo no Cine Fliv. A atividade é uma realização da TV TEM.

Como aluna da Nação Valquírias, Robertinha descobriu sua vocação para a comunicação, tornando-se apresentadora do programa de entrevistas “Valquírias Talks”. A sua dedicação a levou para os estúdios da TV Globo, onde teve a oportunidade de participar do programa “Fantástico”. Hoje, ela inspira outras meninas a não desistirem de seus sonhos e confiarem em seus talentos.

Programação
Teatro, música, contação de histórias e oficinas marcam a terça-feira (8/8) do FLIV 2023. Entre as atrações estão o grupo Mandingueiras da Pracinha, de Rio Preto, que realizará a contação de duas histórias no Circo Show Fliv: “Livre como o vento” e “Na volta que o mundo deu”.

Já a artista votuporanguense Esmeraldina Reis traz o teatro lambe lambe para o FLIV 2023, realizando, nesta terça (8/8), a primeira apresentação de “Você conhece a Pisadeira?”. O lambe lambe é um estilo de teatro genuinamente brasileiro que utiliza das formas animadas  para ocupar um espaço cênico mínimo, geralmente uma caixa preta de dimensões reduzidas, sendo contemplado por uma pessoa por vez.

A programação musical desta terça (8/8) é marcada pelas apresentações do Coral de Violas “A Voz do Sertão”, do Trio Engrenagens Novo Ciclo e da banda rio-pretense GPlay, além da Baladinha Cultural com o DJ Set Hárlen Felix.

Para as crianças, uma das inúmeras opções do FLIV 2023 nesta terça (8/8) é o espetáculo “A magia do circo”, com o coletivo Circo Show, de São Paulo. Trata-se de uma genuína apresentação circense, com mágico, equilibrista e, claro, o palhaço. Também haverá a exibição do filme “O menino e mundo” no espaço Cine Praia, produzido pelo Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS SP).

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
Programação de terça-feira (8/8)

Terça-feira(8/8)
8h às 23h30 – FlashXperience:o melhor da internet e games | Quintal Fliv
8h às 22h – Exposição ‘Retratos’ (Edgard Andreatta) | Piso 1 
8h às 22h – Livraria Espaço | Editoras e Livrarias
8h às 22h – Editora De criança para criança (jogos educativos) | Editoras e Livrarias
8h às 22h – Sênior Editora | Editoras e Livrarias
8h às 21h – Biblion - A Biblioteca Digital Gratuita de São Paulo | Parque
8h, 10h, 14h e 15h – ‘Segredinho da Vó’, com Fernanda Munhão | Circo Show Fliv
9h às 22h – Exposição ‘Timeless’ (Marcelo Tinoco) | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Troca de livros | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Espaço Gamer | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Exposição ‘Moda - São Paulo Fashion Week’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Espaço Instamagrável | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h às 22h – Exposição ‘Para onde o mundo caminha - Objetivos de desenvolvimento sustentável’ | Museu Interativo (Espaço Senac)
9h e 16h – Oficina de pintura à lápis, com Edgard Andreatta | Oficina Fliv
9h – Espetáculo ‘Livre como o vento’, com Mandingueiras da Pracinha | Circo Show Fliv
9h às 11h –Oficina de pintura na barriga, com Daiane Rodrigues Caldeira de Oliveira | Biblioteca Primeiríssima Infância
9h às 11h – Workshop ‘Luz e sombra contam uma história’ |Cine Fliv
10h, 14h e 16h – Musicalizando com Isaque Estevão | Biblioteca Primeiríssima Infância
10h – Oficina ‘Misturando cores’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
11h e 17h - Oficina de pintura artística, com Recriartes | Biblioteca Primeiríssima Infância
11h – Espetáculo ‘Livre como o vento’, com Mandingueiras da Pracinha | Circo Show Fliv
12h – Oficina de breaking | Circo Show Fliv
13h – Oficina ‘Dança Criativa - Renove suas energias’ | Circo Show Fliv   
14h – Oficina ‘Papercraft’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
14h às 16h – Atividades lúdicas, recreativas e rítmicas com o professor de Educação Física Tiago Goulart Marchi | Biblioteca Primeiríssima Infância
14h – Oficina de criação de gibis | Editoras e Livrarias
15h – Oficina de caricatura | Editoras e Livrarias
15h – Espetáculo ‘Você conhece a Pisadeira?’ (Teatro Lambe-Lambe) | Parque
15h e 17h – Oficina ‘Mãos que criam’, com Elaine Fefin | Oficina Fliv
16h –Espetáculo ‘Na volta que o mundo deu’, com Mandingueiras da Pracinha | Circo Show Fliv
16h – Contação de histórias com a Cia. Malas Portam | Biblioteca Flivinho
16h – Workshop ‘Nada se cria, tudo de recicla’, com Tyler Bertrant | Parque
17h – Contação de história ‘O Milagre da Semente’ | Parque
17h – Bate-papo com Robertinha (Valquírias World) | Cine Fliv
18h30 – Coral de Violas ‘A Voz do Sertão’ | Palco Cit
18h30 – Filme ‘O Menino e o Mundo’ | Cine Praia
19h às 20h – Oficina ‘Mãos que Fazem’, com Hélida Rapassi | Oficina Fliv
19h30 – Espetáculo ‘A Magia do Circo’, com Circo Show | Circo Show Fliv
19h30 – Espetáculo ‘Traiu ou não traiu: o julgamento de Capitu’, com IFSP Câmpus Votuporanga | Cine Fliv
19h30 – Sarau Cultural com Trio Engrenagens Novo Ciclo | Palco Praça
20h30 – Show da banda GPlay | Palco Principal
22h – Baladinha Cultural com DJ Set Hárlen Felix | Palco Praça

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)

05/08/23

Rodrigo Ciríaco traz o clima dos saraus de periferia da Capital para o FLIV 2023

O escritor, educador, ilustrador e produtor cultural Rodrigo Ciríaco, de São Paulo, marca presença no Festival Literário de Votuporanga (FLIV) com a intervenção poética “Te pego lá fora e outras coisas”, que abre a programação do Cine Fliv nesta segunda-feira (7/8), às 19h30.

O paulistano participa há mais de dez anos do movimento de saraus de periferia da capital paulista. E é esse clima de sarau que ele estabelece em sua apresentação no FLIV 2023. A intervenção poética tem como base uma das obras de Ciríaco, o livro de contos “Te Pego Lá Fora”.

Publicado de forma independente em 2008 pelas Edições Toró, com apoio do Programa Vai, “Te Pego Lá Fora” é uma das principais obras ficcionais contemporâneas sobre o universo da escola pública urbana. Nos contos da publicação, Ciríaco executa habilmente a difícil transposição da oralidade cotidiana da periferia para uma expressão literária. Formas coloquiais como “prôfi”, “prussôr” ou “quem quisé fazê” permeiam os textos, amparadas pela versatilidade formal que vai do microconto à dramaturgia, passando por narrações em primeira pessoa e cômicas histórias.

Desde 2011, contos de “Te Pego Lá Fora” já foram traduzidos para o inglês, francês, espanhol, italiano e alemão, sendo publicados nos EUA, França, Itália, Alemanha, Argentina, Espanha e México. Mais de 15 mil exemplares da obra já foram vendidos, e, em 2021, o livro foi adotado pela Sala de Leitura do governo estadual.

Sobre o autor
Rodrigo Ciríaco é educador, escritor, ilustrador, historiador e produtor cultural. Autor de cinco livros, entre eles “Te Pego Lá Fora”, “Vendo Pó...esia” e “Vovó virou semente”, adotados em salas de leitura da Prefeitura de São Paulo e do governo do Estado.

É idealizador da Pedagogia dos Saraus, método de incentivo à leitura, produção escrita, difusão literária e formação de educadores. Fundador do espaço cultural Casa Poética e do coletivo Mesquiteiros, Ciríaco já foi convidado da FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), Arte da Palavra - Sesc, Bienal do Livro SP, Primavera Literária Europa x Brasil, Salão do Livro de Paris, Flipelô, entre outros eventos ligados à literatura. É também o criador do SarauZim.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.


Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)
Agendamento de visitas escolares: (17) 3421-8218 (ramal 214)


05/08/23

Old Chevy Trio e Taí Aragão abrem a programação musical do FLIV 2023

No Festival Literário de Votuporanga (FLIV), a música é contemplada em toda a sua diversidade, com atrações que vão do popular ao erudito. Do primeiro ao último dia do FLIV 2023, a música se faz presente em espaços como o Palco Principal – cuja maior atração da 13ª edição é a banda Os Paralamas do Sucesso, que faz show nesta segunda-feira (7/8), às 20h30 – e o Palco Praça.

Quem abre a maratona musical do FLIV 2023 é o Old Chevy Trio, que sobe ao Palco Principal neste domingo (6/8), às 20h30. Uma das bandas independentes de rock mais ativas do Brasil, o Old Chevy tem uma sonoridade fortemente influenciada pelo rock dos anos 1950 e 60, passeando por estilos como o rockabilly, o punk, o soul e o pop.

O repertório do show do Old Chevy Trio mescla composições autorais com clássicos do rock, além de versões de canções do pop no estilo retrô. O trio já compôs, por exemplo, uma versão rockabilly para “Janaína”, sucesso da banda Biquíni Cavadão.

Em 2021, o Old Chevy lançou o single “É Verdade Esse ‘Bilete’”, composição própria com letra de Bruno Gouveia (Biquíni Cavadão) e participação especial de Leo Jaime no vocal. Seus lançamentos incluem o álbum de músicas autorais “On The Run” (2019), o álbum de versões e tributos “Heritage” (2018), o DVD ao vivo “8th Anniversary” (2018) e o EP “Live Session”.

Sarau Cultural
A primeira noite do FLIV 2023 também terá show da cantora votuporanguense Taí Aragão, que abre a programação do Sarau Cultural, no Palco Praça, às 22h, acompanhada de sua banda.

Figura popular da cena artística votuporanguense, Taí Aragão se apresenta ao lado dos músicos Glauco Munhoz (bateria), Paulo Thomaz (percussão), Lucas Sicotti (guitarra), Lucas Marques (contrabaixo) e Gustavo Saladini (violão). O repertório do show contempla o melhor da música brasileira, indo do samba ao rock através de sucessos de artistas como Tim Maia, Lenine, Maria Rita, Alceu Valença, Marisa Monte, Rita Lee, Cazuza, Milton Nascimento, Lulu Santos e Cássia Eller.

Baladinha Cultural
As noites do FLIV 2023 serão encerradas com a Baladinha Cultural, no Palco Praça, que será comandada pelo DJ Set Hárlen Felix. Votuporanguense radicado em São José do Rio Preto, ele volta à sua terra natal para embalar o público com o que há de mais atemporal e afetivo na música.

DJ Set de festas e espaços que reúnem a galera criativa de Rio Preto, Hárlen Felix se define como um curador musical, aquele que tem a missão de conectar as pessoas por meio da música. Reverenciando o que há de mais popular e atemporal da música, ele levanta o público e põe todo mundo para dançar com sets criados exclusivamente para cada ocasião.

Jornalista, ator e produtor cultural, ele se descobriu DJ Set ao fazer seleções musicais nas noites do Barteliê Gastrô, point que reunia arte e gastronomia na região norte de Rio Preto. Foram quatro anos comandando as noites do Barteliê, reverberando por outras festas e eventos da cidade. Atualmente, é o DJ residente do Centro Cultural Vasco, espaço de Rio Preto que promove uma série de ações voltadas à cultura e educação, e integra o time de DJs que se apresentam na Virada SP, realizada em cidades do interior paulista pelo governo do Estado.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)

05/08/23

Exposições do FLIV 2023 destacam a pintura, a fotografia e a moda

Pintura, fotografia e moda dão vida às exposições de artes visuais que integram a programação do 13º Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que será realizado de 6 a 13 de agosto, no Parque da Cultura.

Artista visual e grafiteiro de Votuporanga, Edgard Andreatta compartilha pela primeira vez seus estudos em torno da arte do retrato. A exposição "Retratos" traz 18 estudos do votuporanguense, que se inspira em artistas como Rembrandt Harmenszoon van Rijn (1606-1669), Caravaggio (1571-1610) e Vincent van Gogh (1853-1890). "Tento dar uma leitura contemporânea para a arte do retrato, já que sempre gostei de fazer pinturas de rosto. No entanto, nesses estudos, eu exploro mais a cor, diferentemente do que costumo fazer nos muros", comenta.


Para compor seus retratos femininos, ele utiliza a técnica tradicional de pintura à guache sobre papel Canson.

Fotografia multidisciplinar
O Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS SP) traz para o FLIV 2023 a exposição “Timeless”, do paulistano Marcelo Tinoco, artista que intervém na imagem fotográfica com colagens, recortes e pinturas com pinceis digitais, compondo o que ele chama de “fotografia multidisciplinar”.

A mostra reúne retratos de pessoas e lugares realizados na atualidade, mas que parecem pertencer a uma época passada, outro século, outra década. O fotógrafo, curioso a respeito da magia do tempo, busca refletir sobre a atemporalidade da existência humana.

As imagens apresentadas em “Timeless” desvendam a relação estética e emocional que as pessoas estabelecem com o tempo vivido e com o tempo imaginário ao se transportarem para outras épocas.

As imagens, captadas por um processo puramente documental, são armazenadas em um dispositivo de arquivamento de instantes fotográficos. A partir desse banco de dados digital, o fotógrafo dá sequência à construção de quadros cênicos de grandes proporções, sintetizando a realidade das cidades e seus habitantes.

Moda e sustentabilidade
A mais importante semana de moda do calendário brasileiro, a São Paulo Fashion Week tem sua história resgatada no FLIV 2023 através de uma exposição realizada pelo Senac São Paulo. Na mostra, o público poderá conferir 20 looks que já brilharam nas passarelas da SPFW.

O Senac também realiza no FLIV 2023 a exposição “Para onde o mundo caminha – Objetivos de desenvolvimento sustentável”, concebida por alunos do curso Técnico em Segurança do Trabalho da unidade de Votuporanga. Nela, são destacadas algumas ações realizadas pelo município para cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)

02/08/23

FLIV 2023 movimenta Votuporanga com cerca de 400 atrações a partir do próximo domingo

Cerca de 400 atrações, entre apresentações artísticas, ações formativas, exposições, feira de livros e bate-papo com escritores, marcam a programação da 13ª edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV), que tem início no próximo domingo (6/7), no Parque da Cultura.

Ao longo de oito dias, o FLIV destaca o hábito da leitura como um ato sustentável, tendo como tema principal “Sustentar mundos, carregar sonhos” e a escritora, ilustradora, atriz e cineasta Rita Carelli como a homenageada do ano. O bate-papo com a escritora homenageada será no dia 12/8 (sábado), às 17h, no Cine Fliv, com mediação de Reynaldo Damazio.

Para marcar a véspera do aniversário de Votuporanga, na segunda-feira (7/8), o FLIV recebe no Palco Principal a banda Os Paralamas do Sucesso, que canta os sucessos de sua carreira num show memorável. Ao longo da programação, o Palco Principal receberá atrações musicais da região, entre elas a Banda Musical Zequinha de Abreu, de Votuporanga, e a Facmol – Orquestra de Sopros e Percussão, de Pereira Barreto.

Para recepcionar as caravanas escolares de mais de 80 cidades da região, o FLIV 2023 tem como novidade o seu Circo Show, que será palco de uma série de atrações como contação de histórias, mediações de leituras e espetáculos teatrais.

São mais de 10 espaços com atividades no Parque da Cultura e com opções para todas as idades. Entre eles, está o Cine Praia, uma parceira com o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), que abrigará a exibição de clássicos do cinema nacional.

Escritores convidados
A atividade mais esperada da programação do FLIV, os bate-papos com escritores e escritoras deste ano revela a diversidade que enriquece a literatura brasileira. Confira quem são os convidados e convidadas da 13ª edição:

Auritha Tabajara
A cearense AurithaTabajara é uma escritora, poeta e contadora de histórias conhecida por ser a primeira cordelista indígena do Brasil. O seu livro “Magistério Indígena em Verso e Poesia” foi considerado como de leitura obrigatória nas escolas públicas pelo Estado do Ceará.

Cristino Wapichana
Cristino Wapichana é músico, compositor, cineasta e escritor indígena nascido em BoaVista (RO). Seu livro “A Boca da Noite” foi traduzido para o idioma sueco e recebeu a Estrela de Prata do Prêmio Peter Pan, do International Board on Books for Young People. Também destaca sua contribuição para a antologia de contos indígenas “Nós”, publicada em 2019 pela Companhia das Letras no selo infantojuvenil Companhia das Letrinhas.

Denise Nascimento
A designer mineira Denise Nascimento se dedica, desde 1998, à ilustração de livros para crianças e adolescentes. Entre as obras que ilustrou estão “Betina”, de Nilma Lino Gomes, e “As cores do mundo de Lúcia”, de Jorge Fernando dos Santos.

Fernando Rangel
Fernando Rangel é escritor, poeta, roteirista e dramaturgo. Como romancista, publicou o livro “Jolly’s 1984” (2008), vencedor do Projeto Nascente da USP (2005) e ganhador do Prêmio de Autor Revelação da Secretaria de Estado da Cultura (2005). Como roteirista de televisão trabalhou na TV Cultura, na qual integroua equipe de roteiristas dos programas “Castelo RÁ-TIM-BUM” (1992), “O Mundo da Lua” (1992) e “Projeto Ipê” (1991). Também é autor de peças premiadas.

Lucia Morais Tucuju
Amapaense da etnia indígena Galibi-Marworno, Lúcia Morais Tucuju é educadora, escritora, narradora de histórias e mediadora de leitura. Integra o Mulherio das Letras Indígenas. Como atriz, atuou no monólogo “Arandu Lendas Amazônicas”, patrocinado e apresentado pelo Banco do Brasil, e no filme “Ricos de Amor 2”, da Netflix. É autora do livro de poesias “Tucumã”.

Maria José Silveira
A goiana Maria José Silveira é escritora, editora e tradutora. Seu primeiro romance, “A mãe da mãe de sua mãe e suas filhas” (Editora Globo), recebeu o Prêmio Revelação da APCA 2002 e já ganhou edições nos Estados Unidos, Itália e França. Desde então, publicou oito romances. Em 2021, com “Maria Altamira” (Instante), foi finalistados prêmios Oceanos e Jabuti. É também autora de duas peças de teatro já encenadas.

Thiago Cóstackz
Thiago Cóstackz é artista plástico multimídia, documentarista, escritor, letrista e ativista ambiental. Artista incansável, esteve envolvido, nos últimos 12 anos, em mais de 70 ações pelo Brasil e em países como Alemanha, Rússia, Dinamarca, Islândia, Holanda, EUA, Inglaterra, Groenlândia e Itália, além de intervenções em lugares como o Oceano Glacial Ártico, Atlântico Sul, caatinga e florestas tropicais. Seu nome tem sido associado a grandes realizações e a astros internacionais, como Roger Waters (ex-Pink Floyd), que o escolheu para realizar uma intervenção invocando questões ambientais e de direitos humanos no aclamado show “The Wall”, para 70 mil pessoas no Brasil, em 2012.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)
Agendamento de visitasescolares: (17) 3421-8218 (ramal 214)

20/07/23

FLIV 2023 dá início ao agendamento de visitas de escolas e professores

O Festival Literário de Votuporanga (FLIV) deu início ao agendamento de escolas e professores para visitas na 13ª edição do evento, programada para o período de 6 a 13 de agosto, no Parque da Cultura. O agendamento de grupos de estudantes pode ser feito pelo telefone (17) 3405-9670 (ramal 214).

O agendamento de escolas e professores para o FLIV 2023 também poderá ser feito durante o Congresso Internacional de Educação do Noroeste Paulista, que terá início, em Votuporanga, na próxima quinta-feira (27/7), sendo uma realização da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo o secretário de Educação da cidade, Marcelo Batista, o FLIV é o maior festival literário do noroeste paulista, mobilizando toda a rede municipal de ensino, que conta com mais de 9 mil alunos. “Os estudantes aguardam ansiosos pelas atividades do FLIV e a gente se organiza para que todas as unidades escolares possam participar da programação do festival, tanto o ensino infantil como o fundamental”, comenta. “Além disso, diversas ações são realizadas nas escolas durante o FLIV, como bate-papo com escritores e oficinas. Os professores também trabalham as temáticas propostas pelo festival em sala de aula”, acrescenta.

Responsável pela organização do FLIV 2023, a secretária de Cultura, Janaina Cristina da Silva, destaca que as visitas escolares são o ponto alto de todas as edições do festival. “São a partir dessas visitas que o FLIV cumpre com a sua função principal, que é a de estimular o hábito da leitura por meio de atividades que envolvem arte, cultura e convívio social”, destaca.

Todos os anos o FLIV recebe caravanas escolares de aproximadamente 80 cidades do noroeste paulista. Os estudantes participam de atividades como contação de histórias, oficinas de criatividade e bate-papo com escritores, além de assistir a espetáculos teatrais e musicais.

O Festival Literário de Votuporanga foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e o Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo. O evento teve patrocínio de Unifev, Porecatu, Pacaembu Construtora, Starb, Cantoia Figueredo, Proença Supermercados, Flash Net Brasil e Metah – Soluções para Educação. Apoio: Amigos da Arte, Poiesis Gestão Cultural, MIS SP, AP Leituras e Câmara Municipal de Votuporanga. Colaboração: SAEV Ambiental, Neoenergia Elektro, Sesc SP, Senac SP, Sênior Editora, Editora De Criança para Criança, Biblion, Tudo Vira Cult SP. Cult SP. Promoção: TV TEM – Afiliada da Rede Globo.

Serviço
13º Festival Literário de Votuporanga – FLIV
De 6 a 13 de agosto
Parque da Cultura, em Votuporanga (SP)
Agendamento de visitas escolares: (17) 3405-9670 (ramal 214)