Sustentar mundos, carregar sonhos. 6-13/8
flivotuporanga.com.br

NOVIDADES

02/08/22

Cantora e compositora Tiê tem show confirmado no Fliv pelo CircuitoSP

Com melodias suaves e letras autobiográficas, a cantora e compositora Tiê será uma das atrações do 12º Festival Literário de Votuporanga – Fliv na noite de 20 de agosto. O show será no palco principal do Parque da Cultura com  acesso gratuito, numa parceria com o programa Circuito SP, da Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, e gerido pela organização social Amigos da Arte. 
Nascida na cidade de São Paulo, a cantora conquistou destaque nacional com a música “A Noite” do álbum Esmeraldas, lançado em 2012, e coleciona canções de sucesso como “Mexeu comigo” e “Amuleto”. Em 2013 ela se apresentou no Fliv, em uma participação especial no show de Toquinho, seu padrinho musical.

O Festival Literário de Votuporanga - Fliv será realizado de 13 a 21 de agosto com centenas de atividades culturais gratuitas. Entre as atrações do evento estão: rodas de bate-papo com escritores, oficinas criativas, sessões de cinema, espetáculos teatrais, de dança e muita música.

Para mais informações, envie e-mail para: fliv@votuporanga.sp.gov.br

Tiê
A cantora e compositora, que estudou canto em Nova York, lançou seu primeiro trabalho na música em 2007, um EP com quatro músicas em parceria com Dudu Tsuda - tecladista das bandas Jumbo Elektro, Cérebro Eletrônico e Trash Pour 4.
Ao longo da carreira já gravou cinco discos autorais, e um DVD ao vivo. Já realizou turnês internacionais e participações em diversos festivais, como Rock in Rio, Lollapalooza e SXSW. Entre suas canções, dez músicas viraram trilhas sonoras de novelas. 
Em pouco mais de 10 anos de carreira, a artista fez grandes parcerias na música com David Byrne, Luan Santana, Jorge Drexler, Rael, Cynthia Luz, Toquinho e Ximena Sariñana. 

O Fliv
O Festival Literário de Votuporanga é um evento da Prefeitura de Votuporanga com apoio do Governo do Estado, Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do Programa de Ação Cultural - Proac São Paulo, sob o suporte da Amigos da Arte, promoção da TV TEM,  patrocínio da Unifev, Proença Supermercados, LA Hotel, Senac, Starb, Porecatu, Cantoia Figueredo, Flash Net, Converd, Marão Corretora de Seguros, Alvorada e Stage Model. Em 2021, o Fliv recebeu o Prêmio Governador do Estado de São Paulo para as Artes, após disputar com eventos na categoria Livro, Leitura e Bibliotecas.

A história de 11 anos de realização do Fliv começou com a Feira do Livro de Votuporanga, em 2006. Em 2011, o evento ganha nova roupagem e passa a ser chamado Fliv - Festival Literário de Votuporanga. A partir daí se consolida como um dos maiores eventos multiculturais do Estado, reunindo diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. Sua missão principal é formar leitores desde a primeira infância.

CircuitoSP
O CircuitoSP é um programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, gerido pela Amigos da Arte, que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da circulação de apresentações e ações formativas de artistas e grupos com comprovada relevância em municípios de todas as macrorregiões, com portes populacionais e econômicos diversificados, em parceria com prefeituras municipais. 
Os 120 municípios parceiros de 2022, selecionados através do programa Juntos Pela Cultura, recebem quatro espetáculos no segundo semestre, de forma a diversificar a oferta cultural nas regiões e compor programação artística de qualidade, valorizando teatros, centros culturais e espaços alternativos locais. Somente no Circuito SP são R$ 6,7 milhões investidos pelo Governo do Estado de São Paulo em todas as regiões, viabilizando 480 atividades culturais.
O CircuitoSP fortalece ainda as ações formativas, nas quais os artistas escalados podem trocar experiências e conteúdos com alunos de escolas públicas, ONGs, outros espaços de formação e aprendizado e o público em geral depois dos espetáculos.
Depois de dois anos no formato online, com conteúdos disponíveis na Plataforma #CulturaEmCasa, o CircuitoSP volta a acontecer presencialmente em 2022. Este ano, as cidades selecionadas foram: Aguaí, Agudos, Americana, Apiaí, Araçatuba, Araçoiaba da Serra, Barra do Turvo, Bauru, Bernardino de Campos, Bertioga, Biritiba-Mirim, Boituva, Botucatu, Bragança Paulista, Brodowski, Brotas, Buritama, Cabrália Paulista, Caieiras, Campos do Jordão, Cândido Rodrigues, Cesário Lange, Charqueada, Colina, Cruzeiro, Descalvado, Diadema, Dois Córregos, Dumont, Elias Fausto, Espírito Santo do Pinhal, Fernandópolis, Ferraz de Vasconcelos, Franco da Rocha, Garça, Gastão Vidigal, Getulina, Guaíra, Guararapes, Guararema, Guaratinguetá, Guariba, Guarujá, Guarulhos, Ibitinga, Iguape, Ilhabela, Indaiatuba, Iporanga, Itaí, Itanhaém, Itapetininga, Itatiba, Itu, Jaboticabal, Jacareí, Jarinu, Jundiaí, Laranjal Paulista, Lençóis Paulista, Lorena, Maracaí, Marília, Matão, Miguelópolis, Miracatu, Mococa, Mogi das Cruzes, Mogi-Mirim, Mongaguá, Narandiba, Nova Europa, Orlândia, Ourinhos, Ouroeste, Pacaembu, Paraibuna, Paranapanema, Pederneiras, Pereira Barreto, Piedade, Piracaia, Piracicaba, Piraju, Pirassununga, Porto Ferreira, Praia Grande, Presidente Bernardes, Presidente Prudente, Ribeirão Pires, Ribeirão Preto, Roseira, Sabino, Santa Bárbara d"Oeste, Santa Fé do Sul, Santa Rosa de Viterbo, Santo Antônio do Pinhal, Santos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, São Luís do Paraitinga, São Manuel, São Sebastião, São Simão, São Vicente, Serrana, Sertãozinho, Suzano, Taguaí, Tapiraí, Taquaral, Taquaritinga, Tatuí, Terra Roxa, Timburi, Tupi Paulista, Ubarana, Várzea Paulista, Vinhedo e Votuporanga.