Novidades

05/05/11

Fliv supera as expectativas e terá nova edição em 2012

O primeiro Festival Literário de Votuporanga foi um sucesso. De 25 de abril a 1 maio, Votuporanga se tornou a capital da literatura. Grandes nomes da literatura nacional, como Ignácio Loyola Brandão, Kátia Canton, Fabrício Carpinejar, Maurício Kubrusly, entre outros, passaram pelo pavilhão da Praça Santa Luzia durante os dias de festival, que ainda teve uma programação diversificada, com projetos literários nas escolas, oficinas, mesas de debate, contação de história, troca e venda de livros a preços acessíveis. Além da literatura, o FLIV também ficou marcado pela música e dança, com destaque para Fernanda Porto e Almir Sater.
A participação da população surpreendeu a todos, afinal foram aproximadamente 20 mil pessoas que passaram pelo festival. No mundo virtual não foi diferente, já que as palestras e bate papos foram exibidos ao vivo pela rede. Somente em um dia, mais de 40 mil pessoas acompanharam o FLIV pela internet. Foram mais de 7 mil livros vendidos. Em virtude desse sucesso, o festival terá sua segunda edição no ano que vem.
“Definitivamente, o FLIV entrou para o calendário de Votuporanga. Esperamos que a cada ano seja melhor e as pessoas possam cada vez mais se deliciar com o universo da literatura e da leitura”, finalizou Eliane Godoi, secretária da Educação, Cultura e Turismo.

04/05/11

Sutaco se despede do FLIV, com boa impressão

A Sutaco (Superintendência do Trabalho Artesanal nas Comunidades), aproveitou o Festival Literário de Votuporanga para divulgar o artesanato regional e o trabalho do artesão, promovendo assim, como forma de promover a arte. Na oportunidade, foram expostos e comercializados trabalhos artesanais feitos pelos artesãos de todo estado de SP, cadastrados na autarquia, inclusive cerca de 40 profissionais de Votuporanga que expuseram e comercializaram cerca de 100 peças.
Segundo, Heloisa Dora Costa, responsável pela comercialização da entidade, o resultado foi super positivo, sendo que mais da metade das peças foram vendidas. No espaço, durante o FLIV, também foi feita uma oficina artesanal, com o uso de garrafas pets. Os trabalhos comercializados foram desde objetos de decoração, até utilitários de uso pessoal e custavam a partir de R$ 1 real.

04/05/11

Espaço Clube de Autores recebe Maurício Kubrusly em sua última noite no Fliv

Clube de Autores comemorou o sucesso do 1º Festival Literário de Votuporanga e encerrou a sua participação no evento com a presença do jornalista

São Paulo, abril de 2011 – A presença do jornalista Maurício Kubrusly marcou o encerramento da programação do Espaço Clube de Autores na noite de ontem (01), no Fliv – 1º Festival Literário de Votuporanga.

Autor do livro “Me leva Brasil”, obra que reúne as experiências do jornalista durante as reportagens realizadas para o quadro do programa “Fantástico” que leva o mesmo nome, Kubrusly contou como surgiu o interesse de percorrer o Brasil registrando as mais inusitadas histórias. Mostrou vídeos das reportagens para o público, que lotou o Espaço Clube de Autores, e se divertiu com os casos engraçados dos personagens. Ao final, Kubrusly foi aplaudido de pé.

Durante os sete dias do festival, mais de 2.000 pessoas passaram pelo Espaço Clube de Autores e mais de 40 mil pessoas acompanharam as apresentações através das páginas do Clube de Autores no Twitter, Facebook e Livestream.

O Espaço Clube de Autores recebeu nomes importantes da literatura e da poesia contemporânea, dentre eles: Ignácio de Loyola Brandão, Luiz Roberto Guedes, Lourenço Mutarelli, Frederico Barbosa, Ricardo Aleixo, Fabrício Carpinejar, Estrela Leminski, Ana Rüsche, Andréa Catropa e Katia Canton.

“Ficamos muito felizes em conseguir reunir nomes tão importantes da literatura em um único evento. Foi uma honra contribuir para trazer à cidade de Votuporanga o que há de melhor na literatura nacional”, declara Indio Brasileiro Guerra Neto, presidente do grupo IB.

Ricardo Almeida, diretor geral do Clube de Autores afirma que as expectativas foram todas superadas e que a cidade correspondeu à altura diante de um evento tão formidável. “Saímos com a sensação de missão cumprida”, ressalta Almeida.



Sobre o Clube de Autores
O Clube de Autores é o primeiro site brasileiro que possibilita ao escritor publicar sua obra sem tiragem mínima - sob demanda - e sem nenhum tipo de custo. Fruto da união de Indio Brasileira Guerra Neto e Ricardo Almeida, sócios do I-Group, empresa especializada em planejamento estratégico digital e de Anderson de Andrade, presidente da A2C, empresa de tecnologia e design digital, o site inovou o segmento de editoração de livros. Preste a completar 2 anos no mercado editorial, o Clube de Autores possui mais de 7 mil autores, um acervo de aproximadamente 7.500 títulos e já vendeu cerca de 80 mil exemplares. Líder no segmento o site já é a maior livraria de ebooks independentes do Brasil, com mais de 1900 títulos no formato digital.

Fonte: OCA Comunicação

04/05/11

O direito à imaginação

Na primeira noite do Fliv, o escritor Ignácio de Loyola Brandão hipnotizou com suas histórias uma platéia de mais de 400 pessoas.

Foram mais de duas horas de conversa. Estatelados em seus assentos, os ouvintes acompanhavam a voz do narrador que expunha com simplicidade as histórias de sua vida, os fatos que o levaram a se tornar um escritor, alegrias e tristezas e sempre muita imaginação. Loyola chamou a atenção para a importância que certos professores tiveram em sua formação, lembrando que, muito mais que avaliar seus alunos, eles devem estar atentos para ouvi-los e ajudá-los a despertar seus potenciais. Lembrou também momentos que, em sua juventude, passou pela cidade de Votuporanga, personagens reais e imaginários. Ao final foi aplaudido de pé e saudado com entusiasmo pelos presentes.
“Imaginar e fantasiar”, ele pediu ao público.
Texto:Leonardo Gonçalves

01/05/11

Maurício Kubrusly no FLIV

No último dia de festival, o jornalista Maurício Kubrusly trouxe sua bagagem cheia de história onde pode compartilhar de sua expreriência, baseada no quadro do Fantástico, "Me leva Brasil". O jornalista bateu um papo descontraido com os cerca de 400 espectadores que estiveram presentes e mostrou alguns vídeos gavados ao longo de sua trajetória.
Maurício elogiou muito o festival e afirmou que não pensou duas vezes ao receber o convite, principalmente para se divulgar a pratica da leitura. "Quem nunca leu, não sabe o que está perdendo, concluiu". O jornalista que não conhecia Votuporanga, disse que ficou encantado com a igreja da Praça Matriz.

01/05/11

Muita dança na noite de sábado do FLIV

A penúltima noite do FLIV foi marcada pela os espetáculos de dança. As pessoas conferiram a apresentação da Cia Cortocinesis (Bogotá/Colômbia) e também apresentação de dança de salão.

30/04/11

Hoje tem Kátia Canton no FLIV

Hoje a partir das 17:30 no FLIV, vai rolar a palestra e bate papo com a escritora Kátia Canton, sobre sua obra e oficina “Arte e Texto”, no Espaço Clube de Autores do FLIV.



30/04/11

Ana Rüsche, Andréa Catropa e Estrela Leminski na noite de sexta do FLIV

Na noite de ontem, sexta-feira, tivemos um bate papo com uma mesa feminina no festival. As três jovens escritoras, Ana Rüsche, Andréa Catropa e Estrela Leminski, bateram um delicioso papo com com os espectadores no FLIV, que abordou desde o universo feminino, até as trajetórias pessoais de cada uma, comentando sobre seus trabalhos, mostrando que a geração de escritoras da primeira década do século XXI veio para ficar.

Ainda na mesma noite tivemos mais um espetáculo do Fórum Internacional de Dança, com a apresentação da Cia de Dança de Diadema e o tão esperado show de Fernanda Porto.

29/04/11

Mais de 7 mil crianças visitam o FLIV

Contação de história, músicas, oficinas de desenho e livros a R$1 real. Tudo isso e muito mais é o que tem atraído os "leitores mirins" durante o dia no FLIV. Se antes a expectativa era receber a visita de aproximadamente 4 mil crianças, agora esse número já é superior. De acordo com a secretária de Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Godoi, mais de 7 mil crianças deverão passar pelo festival até o seu encerramento. Somente até o dia de hoje, foram contabilizadas a presença de mais de 5 mil crianças. Sucesso total!

29/04/11

Diversidade cultural: FLIV teve noite com dança, manguebeat e samba

A noite de ontem, dia 28, do FLIV (Festival Literário de Votuporanga) foi marcada pela diversidade cultural. Os presentes na Praça Santa Luzia puderam conferir de perto apresentações de companhia de dança internacional, grupo de samba e sarau no ritmo maguebeat.

As atrações tiveram início às 20h com a companhia do México, Camerino 4 e o espetáculo “Anima”, logo após aconteceu o sarau literário com a banda Iboruna B e para fechar a noite, o grupo de samba “Os Partideiros”, que se apresentaram durante a terceira edição do projeto Encontro com Arte, da Câmara Setorial de Música do Fórum de Cultura de Votuporanga.

Para hoje, dia 29, a programação do FLIV contará com a palestra “Poesia: Papo de Mulher”, com as escritoras Ana Rusche, Andréa Catrópa e Estrela Leminski às 19h30; apresentação do espetáculo da Cia de Danças de Diadema “Meio em Jogo”, às 20h, e para encerrar, show com a cantora Fernanda Porto, no palco principal às 21h.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência