NOVIDADES

08/05/13

Cancelada a roda de conversa com a poeta e compositora Alice Ruiz


A organização do FLIV (Festival Literário de Votuporanga) comunica o cancelamento da roda de conversa com a poeta e compositora Alice Ruiz, que estava programada para esta quarta-feira (8 de maio), às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

A atividade não poderá ser realizada devido ao cancelamento do voo da empresa aérea TAM que traria a convidada até São José do Rio Preto, onde seria recepcionada para o evento em Votuporanga. Não havendo outro horário disponível para que Alice Ruiz chegasse em tempo hábil ao FLIV 2013, optou-se pelo cancelamento da roda de conversa.

Tanto a convidada como os organizadores do FLIV estão desapontados diante deste imprevisto, já que o cancelamento do voo, que havia sido agendado com praticamente um mês de antecedência, foi uma determinação da Infraero.

A organização agradece a compreensão de todos.

08/05/13

Espetáculos de Rio Preto e Votuporanga apresentam-se nesta quarta-feira

Pela primeira edição da Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, haverá uma apresentação nesta quarta-feira (8 de maio), às 21h, no palco da Avenida dos Bancários: “Memórias e Confissões”, da cia. Versus, de Rio Preto.

Já pelo 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, a atração é o espetáculo “Hip Hop na Mala”, do bboy Ticko, de Votuporanga.

O espetáculo da cia. rio-pretense é um retrato crítico da relação amorosa e da fragilidade do indivíduo contemporâneo. Já a performance do bboy Ticko utiliza como elementos de diálogo cênico uma mesa, uma mala e seu conteúdo.

Além dos dois espetáculos, dançarinos e estudantes de dança podem participar de uma oficina de dança contemporânea com Suzana Gomes. A atividade, ligada ao Fórum da Dança, será nesta quarta e quinta-feira, às 15h, no Centro de Convenções.

07/05/13

Alexandra Moraes cria tira de ‘O Pintinho‘ especialmente para o FLIV

Atração do último dia do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), nesta sexta-feira (10 de maio), a ilustradora Alexandra Moraes, criadora da série “O Pintinho: Mais Um Filho De Mãe Brasileira”, criou uma tirinha com seu famoso personagem especialmente para o evento. Nela, o pintinho compartilha sua expectativa de vir para o FLIV.

A roda de conversa com Alexandra Moraes será na sexta-feira, às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, tendo ainda a participação do também ilustrador André Dahmer, criador dos personagens “Os Malvados” e “Rei Emir”. A mediação será do cartunista rio-pretense Orlandelli.

Jornalista e quadrinista, Alexandra criou seu famoso personagem em 2009. Além disso, ela atua como editora-adjunta digital do caderno “Ilustrada”, do jornal “Folha de S. Paulo”.

07/05/13

FLIV promove dois cursos para professores de ensino infantil e fundamental

Nesta terça-feira (7 de maio) tem início um dos dois cursos que a organização do FLIV (Festival Literário de Votuporanga) oferece para professores de ensino infantil e fundamental. Os cursos serão ministrados pelo professor doutor Geraldo Peçanha de Almeida, que já atuou em diferentes sistemas de ensino do país.

O primeiro curso, que será feto nesta terça e quarta-feira, das 18h30 às 22h30, no auditório da Câmara Municipal, tem como tema “Dificuldades de Aprendizagem no Ensino Fundamental”. Já na quinta e sexta-feira, o tema do curso será “Práticas Educativa na Educação Infantil”.

Autor de mais de 40 livros sobre diferentes segmentos da prática pedagógica, Almeida já trabalhou no grupo Positivo e fez consultoria para as redes Pitágoras, Opet e Dom Bosco. Implantou, em 2010, programa de leitura e escrita em Moçambique, na África.

07/05/13

Duas apresentações pela Mostra de Dança na noite desta terça-feira

Dando sequência à programação da 1ª Mostra Internacional de Dança, a terça-feira será marcada pela apresentação de dois espetáculos: “Resistência”, com o dançarino Armando Pekeno (França) e “Era Uma Vez...”, da Almagêmea Escola de Dança (Votuporanga). As apresentações serão às 21h, no palco da Avenida dos Bancários.

Em “Resistência”, Armando Pekeno utiliza como trilha sonora o discurso de Martin Luther King para discorrer sobre os conflitos internos, a camuflagem social e a busca pela liberdade.

Já o espetáculo “Era Uma Vez...” passeia por diferentes estilos da dança, com números de balé clássico e contemporâneo, dança do ventre, flamenco, hip hop, jazz e sapateado.

06/05/13

Frederico Barbosa e Reynaldo Damazio refletem sobre o ofício do escritor

O ofício do escritor é o tema da roda de conversa que acontece nesta segunda-feira (6 de maio) no FLIV (Festival Literário de Votuporanga). Os convidados são o poeta, editor e crítico literário Reynaldo Damazio e o poeta Frederico Barbosa, gestor da Casa das Rosas, de São Paulo, que é o patrono da terceira edição do evento. A atividade será às 19h30, no espaço da Atol Cultural.

Na roda de conversa, os dois convidados vão falar sobre os desafios que cercam a formação do escritor, desde a construção de um repertório pessoal até a conquista de uma dicção própria. Também serão apresentadas as atividades do Centro de Apoio ao Escritor, da Casa das Rosas, projeto voltado para a orientação de escritores e a difusão da literatura.

Desde o início do FLIV, o público de Votuporanga e região trocou ideias e refletiu sobre a arte da literatura e a obra de Vinicius de Moraes com nomes como Paulo Lins, autor do livro “Cidade de Deus”; Marcelino Freire e Sergio Vaz, que deram e dão voz à literatura da periferia; e os poetas Antonio Cicero e Francisco Bosco. A curadoria das rodas de conversas é do Clube de Autores, principal plataforma editorial de autopublicação da América Latina.

Além disso, um pouco do legado musical do “poetinha” foi apresentado no show de abertura do FLIV 2013, com o cantor Toquinho. O repertório foi focado nas parcerias de sucesso entre Vinicius e Toquinho, tendo ainda a participação da cantora Tiê.

05/05/13

Momentos do FLIV 2013

Grupo Buraco d‘Oráculo levou a reflexão social com seu espetáculo ‘Ser Tão Ser‘

05/05/13

O que rola no FLIV neste domingo


15h – Espetáculo ‘Histórias Musicadas’
Cia. Forrobodó – Pavilhão do FLIV

16h – Roda de conversa com Antonio Cicero e Francisco Bosco
Centro de Convenções

14h às 18h – Brinquedoteca Bibi Fom Fom
Avenida dos Bancários

21h – Mostra Internacional de Dança de Votuporanga
Avenida dos Bancários

05/05/13

Oficina de origami, a arte japonesa das dobraduras em papel

Oficina de origami, a arte japonesa das dobraduras em papel

05/05/13

Tarde de sábado com a cia. Forrobodó e seu espetáculo ‘Fábulas Cantadas‘

Tarde de sábado com a cia. Forrobodó e seu espetáculo ‘Fábulas Cantadas‘