Novidades

11/05/13

FLIV 2013 atrai público de 45 mil pessoas em 11 dias de evento

Votuporanga consolidou-se como a cidade do maior festival de literatura e arte do noroeste paulista com a terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), que terminou nesta sexta-feira (10 de maio), envolvendo um público de 45 mil pessoas em 11 dias de evento e proporcionando a venda de 53 mil livros.

Com uma programação cultural recheada de atrações da música, do teatro, da dança e das artes visuais, além, é claro, da presença ilustre de grandes escritores da atualidade, o FLIV 2013 cumpriu efetivamente com seu papel de promover o hábito da leitura entre diferentes gerações, principalmente as crianças.

A terceira edição ganhou uma estrutura especial na Avenida dos Bancários, com um pavilhão de 1,5 mil m² e um palco, além do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e do espaço da Atol Cultural, que também serviram de palco para as atividades do festival literário. Todos estes espaços juntos deram vida a um complexo de 6 mil m² dedicado à cultura e à educação.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Silvia Cristina Rodolfo, o FLIV superou todas as expectativas, envolvendo um público além do esperado. “O evento incentivou a leitura efetivamente. As crianças vinham à feira com a escola e depois retornavam com os pais”, comenta.

Segundo Silvia, a expectativa é de que a próxima edição do festival literário seja realizado no centro cultural que está sendo construído no Centro de Lazer do Trabalhador, inovando novamente em estrutura e atrações para o público. “Recebemos muitas sugestões tanto de expositores como de professores e pais, o que demonstra que o evento conquistou a comunidade, que quer ver o FLIV cada vez melhor para divulgar o nome de Votuporanga para todo o país”, enfatiza.

Incentivo à leitura
A venda de livros durante o FLIV 2013 foi recorde, superando os 41 mil títulos comercializados no ano passado. Foram vendidos 53 mil livros pelas livrarias Premier, Espaço e Saraiva, editora Senac, projeto Caravana da Leitura e Sebo Votuporanga.

Para os estudantes da rede municipal de Votuporanga, a organização do festival literário disponibilizou vale-livro no valor de R$ 10. Foram 3.500 vales concedidos para estudantes de 1ª a 8ª série.

O número de estudantes da região que visitaram o FLIV também foi recorde. Cerca de 15 mil estudantes de escolas de 30 cidades do noroeste paulista, inclusive de São José do Rio Preto, vieram conferir às atrações do festival votuporanguense.

Programação cultural
Todas as atrações culturais do FLIV foram oferecidas gratuitamente para a comunidade de Votuporanga e região. O evento, que prestou homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes, foi aberto em grande estilo, com o show de um dos grandes parceiros do “poetinha”, o cantor Toquinho, que contou com a participação especial da cantora Tiê. Somente na noite de abertura do FLIV, no dia 30 de abril, o evento reuniu 5 mil pessoas.

Nas rodas de conversa, organizadas pelo Clube de Autores, parceiro do FLIV desde a primeira edição, o público trocou ideias com nomes como o escritor Paulo Lins, que acaba de lançar livro sobre a história do samba no Rio de Janeiro; os poetas Marcelino Freire e Sergio Vaz, dois nomes que são referenciais na promoção da leitura nas periferias; Antonio Cicero e Francisco Bosco, duas gerações da poesia brasileira; os cronistas Humberto Werneck e Braulio Tavares; e os quadrinistas Alexandra Moraes e André Dahmer.

Realizados concomitantemente ao FLIV, a 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga e o 10º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo apresentou um panorama da dança para o público da região, com espetáculos de sete países, com culturas e linguagens bem distintas.

As oficinas e palestras da programação formativa do FLIV 2013 atraíram um público expressivo, desde professores a jovens interessados em desenvolver a criatividade e outras habilidades sensoriais. Do origami à dança, a comunidade envolveu-se com a programação do FLIV de forma plena.

Para a coordenadora-geral do FLIV, Cibeli Moretti, o evento constrói uma trajetória empreendedora, atraindo cada vez mais o público da região e conquistando importantes parceiros e patrocinadores. “A cada nova edição do FLIV damos mais um passo para torna-lo o maior evento literário do estado de São Paulo”, reforça.

O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac ICMS (Programa de Ação Cultural).

Imagens do FLIV 2013
http://www.flickr.com/photos/prefvotuporanga/

10/05/13

Almagêmea faz última apresentação da Mostra Internacional de Dança

Nesta sexta-feira (10 de maio), às 21h, acontecerá a última apresentação da primeira edição da Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, no palco da Avenida dos Bancários.

O espetáculo “Era Uma Vez...”, da Almagêmea, de Votuporanga, volta ao palco para mais uma apresentação.

Inspirado no universo mágico da literatura, o espetáculo da Almagêmea passeia por diferentes histórias e diferentes estilos de dança, tais como balé clássico, balé contemporâneo, jazz, sapateado, flamenco e hip hop. A direção é de Amanda e Helen Borim.

A 1ª Mostra Internacional da Dança de Votuporanga tem patrocínio do Governo do Estado de São Paulo.

10/05/13

FLIV termina nesta sexta com roda de conversa sobre quadrinhos

As histórias contadas pelos desenhos e quadrinhos marcam o último dia do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), nesta sexta-feira (10 de maio), às 19h30, quando acontecerá a roda de conversa com os quadrinistas André Dahmer e Alexandra Moraes. Na mediação da roda de conversa, o cartunista Orlandeli, de Rio Preto. Com certeza, será uma atividade que renderá momentos bem humorados.

André e Alexandra estão hoje entre os mais citados autores de tirinhas na mídia web. Autores de divertidas narrativas, fazem, por meio do desenho, uma verdadeira crônica da vida contemporânea.

Jornalista e quadrinista, Alexandra criou, em 2009, a série “O Pintinho: Mais Um Filho de Mãe Brasileira”. É editora-adjunta digital do caderno "Ilustrada", da “Folha de S. Paulo”. Já André é criador dos personagens “Malvados” e “Rei Emir”. Artista de traço livre e texto preciso, entre girassóis e castelos, ele cria, recria e inova sobre os costumes diários e questionamentos da sociedade. Suas criações já apareceram no Jornal do Brasil, no portal de internet G1, na “Folha de S. Paulo”, nas revistas “Sexy Premium”, “Piauí” e “Caros Amigos”. Uma das suas tiras foi usada no tema da redação do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2011.

Outro artista do traço, Orlandeli é publicitário, cartunista e ilustrador, sendo suas principais criações os quadrinhos “Grump” e “SIC”. Também publica suas tiras no jornal “Diário da Região”.

09/05/13

Professores participam de curso sobre educação infantil

Nesta quinta-feira (9 de maio), às 18h30, tem início o segundo curso para professores de ensino infantil e fundamental ministrado pelo professor doutor Geraldo Peçanha de Almeida.

Com o tema “Práticas Educativas na Educação Infantil”, o curso será realizado no auditório da Câmara Municipal.

Autor de mais de 40 livros sobre diferentes segmentos da prática pedagógica, Almeida já trabalhou no grupo Positivo e fez consultoria para as redes Pitágoras, Opet e Dom Bosco. Implantou, em 2010, programa de leitura e escrita em Moçambique, na África.

09/05/13

Cia. Virtual se apresenta na Mostra Internacional de Dança nesta quinta

Pela 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, a programação desta quinta-feira (9 de maio) prevê a apresentação do espetáculo “Corpouvido”, da Virtual Cia. de Dança, de Rio Preto. A apresentação será às 21h, no palco da Avenida dos Bancários.

Dirigido por Marcelo Zamora, “Corpouvido” é uma instalação audiovisual para dança apoiada no diálogo entre corpo, vídeo e som, que transitam por momentos em forma paralela e outros em contraponto.

A trilha sonora composta exclusivamente para esta obra pelo argentino Guillermo Ceballos é inspirada particularmente na linguagem hip hop. A partitura coreográfica se potencializa e complementa nesta estrutura sonora.

09/05/13

FLIV promove bate-papo sobre a crônica nesta quinta-feira

A crônica ganha a cena do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), nesta quinta-feira (9 de maio), às 19h30, quando acontecerá uma roda de conversa com os escritores Humberto Werneck e Bráulio Tavares. A atividade será no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, tendo como mediador o jornalista e cronista Orlando Ribeiro.

A crônica é, dos gêneros literários, o mais controverso. Embora considerada um gênero “menor”, nela, grandes escritores se consagraram. Luiz Fernando Veríssimo, Fernando Sabino e Rubem Braga são apenas alguns dos exemplos mais bem acabados disto. Em Votuporanga, o saudoso Artur de Carvalho é um dos exemplos do gênero crônica.

Por outro lado, o gênero pode ganhar roupagens pouco literárias. A chamada crônica de opinião também terá seu valor, embora menos reconhecido como artesanato verbal. Uma coisa é certa: poucos gêneros literários dão ao autor tamanha liberdade.

Os escritores convidados para a roda de conversa desta quinta-feira fazem da crônica seu modo de vida. Com ela, eles são poetas, comentadores, narradores, humoristas, pesquisadores. Escrevem periodicamente em suas colunas de jornal. Humberto Werneck no “Estado de S. Paulo” e Bráulio Tavares no “Jornal da Paraíba”.

08/05/13

Oficinas para todas as idades movimentam a quinta-feira do FLIV

Nesta quarta-feira (8 de maio), o Pavilhão do FLIV recebe Renata Roman Ayres, que vai ministrar uma oficina de contação de histórias para crianças com idade entre 9 e 11 anos.

Por meio de atividades cooperativas, a oficina busca fornecer elementos de diferentes narrativas para que as crianças compreendam o processo de criação e transmissão de histórias.

As oficinas acontecerão em quatro momentos do dia – das 7h45 às 9h45, das 10h às 12h, das 12h45 às 14h45 e das 15h às 17h –, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

No espaço da Atol Cultural, das 17h às 19h, uma oficina de criatividade será realizadas nesta quarta-feira. A atividade será com o artista plástico Gustavo Rapassi, de Votuporanga, que ensinará técnicas de modelagem em jornal.

No Centro de Convenções, das 19h às 21h, haverá uma oficina de teatro para quem não quer ser ator, ministrada por Ricardo Diaz.

08/05/13

Cancelada a roda de conversa com a poeta e compositora Alice Ruiz


A organização do FLIV (Festival Literário de Votuporanga) comunica o cancelamento da roda de conversa com a poeta e compositora Alice Ruiz, que estava programada para esta quarta-feira (8 de maio), às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

A atividade não poderá ser realizada devido ao cancelamento do voo da empresa aérea TAM que traria a convidada até São José do Rio Preto, onde seria recepcionada para o evento em Votuporanga. Não havendo outro horário disponível para que Alice Ruiz chegasse em tempo hábil ao FLIV 2013, optou-se pelo cancelamento da roda de conversa.

Tanto a convidada como os organizadores do FLIV estão desapontados diante deste imprevisto, já que o cancelamento do voo, que havia sido agendado com praticamente um mês de antecedência, foi uma determinação da Infraero.

A organização agradece a compreensão de todos.

08/05/13

Espetáculos de Rio Preto e Votuporanga apresentam-se nesta quarta-feira

Pela primeira edição da Mostra Internacional de Dança de Votuporanga, haverá uma apresentação nesta quarta-feira (8 de maio), às 21h, no palco da Avenida dos Bancários: “Memórias e Confissões”, da cia. Versus, de Rio Preto.

Já pelo 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, a atração é o espetáculo “Hip Hop na Mala”, do bboy Ticko, de Votuporanga.

O espetáculo da cia. rio-pretense é um retrato crítico da relação amorosa e da fragilidade do indivíduo contemporâneo. Já a performance do bboy Ticko utiliza como elementos de diálogo cênico uma mesa, uma mala e seu conteúdo.

Além dos dois espetáculos, dançarinos e estudantes de dança podem participar de uma oficina de dança contemporânea com Suzana Gomes. A atividade, ligada ao Fórum da Dança, será nesta quarta e quinta-feira, às 15h, no Centro de Convenções.

07/05/13

Alexandra Moraes cria tira de ‘O Pintinho‘ especialmente para o FLIV

Atração do último dia do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), nesta sexta-feira (10 de maio), a ilustradora Alexandra Moraes, criadora da série “O Pintinho: Mais Um Filho De Mãe Brasileira”, criou uma tirinha com seu famoso personagem especialmente para o evento. Nela, o pintinho compartilha sua expectativa de vir para o FLIV.

A roda de conversa com Alexandra Moraes será na sexta-feira, às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, tendo ainda a participação do também ilustrador André Dahmer, criador dos personagens “Os Malvados” e “Rei Emir”. A mediação será do cartunista rio-pretense Orlandelli.

Jornalista e quadrinista, Alexandra criou seu famoso personagem em 2009. Além disso, ela atua como editora-adjunta digital do caderno “Ilustrada”, do jornal “Folha de S. Paulo”.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência