Novidades

13/08/15

FLIV apoia campanha do Hospital do Câncer de Barretos

Além de incentivar a leitura, a 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 está contribuindo com campanha promovida em todo o país pelo Hospital de Câncer de Barretos. No espaço “Feirinha FLIV”, o grupo “Pé na Estrada” comercializará nesta sexta-feira (14/8) e sábado (15/8), kits da 4ª caminhada nacional “Passos que Salvam”.

O evento será promovido no dia 22 de novembro e acontece pela primeira vez em Votuporanga. Para caminhar e ajudar na divulgação do diagnóstico precoce do câncer em crianças e adolescentes, a população pode comprar o kit que é composto por camiseta, cadarço, squeeze e boné, por R$30. Todo o dinheiro arrecadado será destinado ao Hospital de Câncer Infanto-juvenil de Barretos.

Caminhada “Passos que Salvam”

Milhares de brasileiros participarão no dia 22 de novembro da 4ª caminhada “Passos que Salvam”, que acontecerá simultaneamente em diversas cidades do país. Em Votuporanga, o grupo sairá da Concha Acústica e percorrerá 5 km. A caminhada tem como objetivo conscientizar as pessoas sobre o diagnóstico precoce de câncer infanto-juvenil.

No dia do evento, representantes do Hospital do Câncer de Barretos estarão na cidade para solucionar as dúvidas da população, quanto à doença.  Por aderir ao movimento, Votuporanga terá um médico capacitado em Barretos para atender crianças e adolescentes da região, que apresentem os sintomas do câncer.

O movimento, no município, é coordenado pelo grupo “Pé na Estrada”, formado em 2008 por Votuporanguenses que mensalmente saem pela região para ter contato com a natureza. “Fomos convidados pelo Hospital e estamos felizes em contribuir com a ação. Sabemos que a população também irá nos ajudar nessa luta em levar a informação, para que mais crianças e adolescentes iniciem o tratamento mais cedo, o que é muito importante”, finalizou Olga Margarida Pereira, membro da equipe. 

13/08/15

Projeto de incentivo à leitura distribui livros gratuitamente no FLIV

Quem passa pelo Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 pode levar para casa exemplares adaptados das obras “O Alienista”, de Machado de Assis e “A Pata da Gazela”, de José de Alencar. Mais de 30 mil livros estão sendo distribuídos gratuitamente no Galpão FLIV e fazem parte de um projeto de incentivo à leitura, liderado pela escritora Patrícia Engel Secco, com apoio do Instituto Brasil Leitor e do Senac Votuporanga e realização do Ministério da Cultura.

Autora de dezenas de títulos infantis, Patrícia viabilizou a adaptação dos textos de Machado de Assis e José de Alencar para uma linguagem facilitada, a fim tornar as obras mais acessíveis ao público iniciante no universo literário. A escritora defende que é preciso introduzir o hábito da leitura não só entre os mais jovens, mas também apresentá-lo ao público adulto que não teve a oportunidade de cultivá-lo: “a ideia é fazer com que a literatura entre na casa das pessoas, principalmente daquelas que não tiveram acesso aos livros durante sua vida escolar". 

Patrícia conta que os livros distribuídos “foram desenvolvidos pensando, principalmente, naqueles leitores fora do sistema escolar”, com objetivo de que “a literatura se espalhe por todos os lugares”. A autora destaca também a importância do festival votuporanguense nessa missão: “O que o FLIV faz, desde o seu começo, é mostrar que a literatura é um mundo maravilhoso, um mundo de descobertas”.

A cidade de Votuporanga recebeu um total de 200 mil exemplares para distribuição, dos quais 30 mil foram destinados ao FLIV e estão disponíveis gratuitamente no local do evento; o restante será entregue à população em outras oportunidades. Professores que desejarem obter mais volumes para suas escolas devem procurar os monitores do festival para fazer a retirada.


12/08/15

Ex-Casseta e Planeta participa do FLIV nesta 5ª feira

O humorista Reinaldo Figueiredo, ex-integrante do Casseta & Planeta, estará no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, nesta quinta-feira (13/8), para uma roda de conversa sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música.

Além de ter participado durante 18 anos do programa da Rede Globo, Reinaldo é cartunista, escritor e músico. Começou sua carreira, em 1974, desenhando cartuns e ilustrações para o semanário O Pasquim. Em 1984, ao lado dos humoristas Hubert Aranha e Cláudio Paiva, criou o tabloide mensal O Planeta Diário, o “jornal sem o menor compromisso com a verdade”. Em 1992, entrou no ar, pela TV Globo, o humorístico “Casseta & Planeta, Urgente!”, atração na qual Reinaldo permaneceu até 2010.

Atualmente, ele dedica-se à música (toca contrabaixo no quarteto Companhia Estadual de Jazz, do Rio de Janeiro) e aos livros. É autor de títulos como “Noite de autógrafos”, “Desenhos de humor”, “Escândalos ilustrados” e “A arte de zoar”.

A conversa com Reinaldo ocorrerá às 19h30, no Cine FLIV. O espaço está localizado no vão livre da Escola Municipal de Artes, atrás da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, no centro de Votuporanga. A entrada é gratuita e aberta a todos. Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br 

12/08/15

Educador lança livro para público infantil

“O anjo de bicicleta” é tema do livro que serálançado, nesta quinta-feira (13/8), no Festival Literário de Votuporanga – FLIV2015 pelo professor Geraldo Peçanha de Almeida, de Curitiba. Para marcar aapresentação, o autor irá ler trechos do livro e, logo após, o público seráconvidado a participar de uma atividade de ilustração.

A publicação é voltada para crianças desta faixaetária e conta a história de Cláudio Lepratti – “Pocho”. Participante assíduode trabalhos voluntários no bairro Ludueña, em Rosário, na Argentina, Cláudioera conhecido por viajar em sua bicicleta, sempre disposto a ajudar as pessoas.O livro convida o público a conhecer mais sobre a trajetória desse homem que,mesmo realizando atividades consideradas como “trabalho de formiguinha”, conseguiupromover uma revolução sobre duas rodas.

Geraldo Peçanha de Almeida, além de professor, éescritor de livros para crianças, educadores e de alguns exemplares voltados aoautoconhecimento. É autor de mais de 40 obras e publica em jornais e revistas educacionaismensalmente.

O autor atenderá o público às 9h, às 10h30, às14h e às 15h na Escola Municipal de Artes, localizada na Rua São Paulo, atrásda Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”.

Conheça a programação completa em www.flivotuporanga.com.br

12/08/15

Espetáculo do FLIV busca doação de alimentos

Interessados em assistir ao espetáculo “Vila Tarsila”, desta sexta-feira (14/8), na 5ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 são convidados a doar um quilo de alimento não perecível que deve ser levado à Coacavo ou Coopevo/Dinâmica. O espetáculo contará a infância da pintora no palco da Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”, às 20h30 encenado pela Cia Druw, dentro do projeto Mosaico na Estrada. As doações serão encaminhadas para entidades assistenciais de Votuporanga.

A iniciativa, do Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo no Estado de São Paulo – Sescoop/SP, conta com o apoio do FLIV e de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa de Crédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga), além da Secretaria de Cultura e Turismo da cidade.

Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista. Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico.

Postos de troca:
Coacavo e Sicoob Credlíder - 
Rua São Paulo, 3069 - Centro
Telefone: (17) 3405-9455
Coopevo Dinâmica
Rua Denizart Vidigal, 3620 – Chácara da Aviação
Telefone (17) 3421-8646

12/08/15

Bate-papo com Tico Santa Cruz atrai público jovem para o festival

Vocalista da banda Detonautas Roque Clube, escritor e comentarista assíduo nas redes sociais, Tico Santa Cruz esteve no Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, na tarde desta terça-feira (11/08), comandando um bate-papo sobre o trabalho como músico e temas como política, literatura e comportamento.

A conversa ocorreu na Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado” e reuniu um público predominamente jovem vindo de várias cidades da região. Tico enfatizou assuntos como a importância de se questionar a realidade em que vivemos e a necessidade de se incentivar a criticidade por meio da leitura e de uma análise atenta dos fatos.

Num diálogo descontraído, e com ampla participação do público, foram abordadas questões de grande relevância e atualidade. A discussão englobou tópicos como a legalização das drogas, redução da maioridade penal, homofobia, tolerância religiosa, aborto, pena de morte, a influência da mídia sobre a sociedade e a importância da internet e das redes sociais para a expressão de opiniões.

A plateia teve a oportunidade de fazer perguntas e pôde experimentar um contato mais próximo com o convidado. A estudante Larissa Schinelo, 15 anos, de Neves Paulista, afirmou que o bate-papo “foi uma experiência incrível” e destacou a importância do FLIV para o público jovem: “A maioria desses jovens poderia estar na rua fazendo outras coisas, mas eles têm a grande oportunidade de vir aqui e ouvir pessoas ótimas, como o Tico”. Já Marcela Rigo Nazaré, 17 anos, de Votuporanga, diz que “a presença de convidados influentes, como Tico Santa Cruz, incentiva os adolescentes a virem para o FLIV e se interessarem também por livros e debates importantes”.

Tico Santa Cruz fundou, em 1997, a banda Detonautas Roque Clube, da qual é vocalista. Conhecido como um dos poucos artistas a se manifestar abertamente sobre temas da política brasileira em postagens nas redes sociais, Tico também é autor de três livros: “Pólvora”, “Clube da Insônia” e “Tesão”.


10/08/15

Mais de 10 mil passam pelo FLIV nos três primeiros dias

O primeiro final de semana do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 foi marcado por muita música, brincadeiras e presença de grandes nomes da literatura. A organização estima que mais de 10 mil pessoas passaram pelos espaços do festival e prestigiaram os shows de Demônios da Garoa, Rolando Boldrin e Iaiá-Me-Sacode, além do Sarau de Prosa com Paulo Lins, Ana Maria Gonçalves e André Sant’Anna e a roda de conversa com Caco Barcellos.

A programação contou ainda com oficinas de instrumentos e musicalização, contação de histórias, feira de troca de livros, espetáculo teatral com Con Lopes e o Grupo de Câmara da Escola Municipal de Artes.

Um público de cerca de 800 pessoas ouviu atento às considerações do escritor e jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos que falou sobre as dificuldades do jornalista no mundo atual, mas também da satisfação em poder mudar “pelo menos uma parte da história” com suas reportagens investigativas de âmbito sério e cuidadoso. Ao fim do bate-papo, Caco Barcellos atendeu a todos com autógrafos e fotos no espaço Cine FLIV. “Não conhecia o festival e fiquei surpreendido com a atenção do público. Agradeço a oportunidade dessa troca de informações promovida pelo festival”, disse.

Elogios ao festival também foram feitos por Rolando Boldrin, assistido no sábado, por cerca de 5 mil pessoas. “Sempre levamos nosso espetáculo para casas de teatro, mas hoje estamos aqui neste espaço aberto a todos, com total integração ao público. Gostei muito e estou surpreso com o respeito do público”. No show, Boldrin fez questão de cantar parabéns à Votuporanga que completou, no sábado, 78 anos. O grupo Demônios da Garoa agradeceu a presença de todos no show de sexta-feira e comentou da possibilidade de gravar um trabalho na cidade. “A plateia daqui foi muito acolhedora. Queremos voltar e, quem sabe, até gravar um DVD em Votuporanga”.

“Iáiá-Me-Sacode” encerrou o domingo no FLIV com show no palco da Concha, celebrando a cultura popular brasileira, passeando pelo chorinho, samba de partido alto, samba de roda, baião, entre outros ritmos tradicionais e contemporâneos.

Mosaico

As atividades do FLIV continuam até o próximo sábado (15/8), das 8h às 22h. Uma das aguardadas atrações da semana é o Mosaico na Estrada, projeto cultural do Sescoop/SP, que apresenta pela primeira vez um espetáculo de dança contemporânea no interior de São Paulo. O “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela CiaDruw, será apresentado no penúltimo dia do evento (14), às 20h30, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”. A companhia pede a doação de um quilo de alimento não perecível, que poderá ser entregue ao longo desta semana na Coacavo e Coopevo Dinâmica. As doações serão revertidas em benefício de entidades assistenciais do município.

A presença do Mosaico é uma iniciativa doSescoop/SP com o apoio de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa deCrédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. 

A programação completa do FLIV está disponível em www.flivotuporanga.com.br

Serviço

Vila Tarsila

Cia Druw

Recomendação: Livre

Local: Concha Acústica Geraldo AlvesMachado 

Data: 14 de agosto

Horário: 20h30

Ingresso: 1 kg de alimento nãoperecível

 

Postos de troca:

Coacavo e Sicoob Credlíder -

Rua São Paulo, 3069 - Centro

Telefone: (17) 3405-9455

 

Coopevo Dinâmica

Rua Denizart Vidigal, 3620 – Chácara da Aviação

Telefone (17) 3421-8646

 

08/08/15

Sarau de Prosa traz famosos escritores para primeira tarde do FLIV

Um empolgante Sarau de Prosa, no Galpão Fliv, abriu aprimeira tarde do Festival Literário de Votuporanga deste ano com a presença de três importantes vozes da prosa brasileira atual: Ana Maria Gonçalves, PauloLins e André Sant’Anna, sob mediação de Heitor Ferraz Mello. Com a leitura detrechos de suas obras cheias de estilo e tonalidades diferentes, os escritores trataram de assuntos que mostram a vida brasileira, numa relação intensa entre realidadee ficção.

Heitor, mais uma vez mediador e curador do FLIV, apresentou os convidados, falando um pouco de seus trabalhos: Ana Maria Gonçalves, uma das mais importantes autoras brasileiras, dona dos romances “Ao lado e à margem doque sente por mim” e “Um defeito de cor”;  Paulo Lins, poeta, roteirista e autor do premiado “Cidade de Deus”, que foi levado às telas pelo cineasta Fernando Meirelles e, atualmente, colabora no roteiro da novela I Love Paraisópolis; e AndréSant’Anna, um dos autores mais talentosos da literatura brasileira atual, por possuir narrativas breves e irônicas, desmontando o discurso do bem-estar brasileiro, eexpondo toda a sua perversão nos livros “O paraíso é bem bacana”, “Sexo e Amizade” e “O Brasil é bom”.

O próximo encontro do público com grandes escritores brasileiros acontece neste domingo, às 18h, na Concha Acústica, onde todos poderão acompanhar um bate-papo com o escritor e jornalista da Rede Globo, Caco Barcellos

08/08/15

Primeira noite do FLIV tem lançamento de projetos e público de 3 mil pessoas

Samba de qualidade e o anúncio de projetos culturais marcaram a primeira noite do Festival Literário de Votuporanga , na noite desta sexta-feira (7/8), no palco da Concha Acústica "Prof Geraldo Alves Machado". Um público de cerca de 3 mil pessoas assistiu à abertura da 5ª edição e ao animado show de Demônios da Garoa.

O prefeito Junior Marão anunciou o “FLIV Itinerante”, como uma biblioteca móvel que percorrerá oito cidades, e falou sobre a importância cultural do festival. “Até dia 15 de agosto, o público poderá participar de rodas de conversa com escritores, espetáculos teatrais e de circo, apresentações de dança, sessões de cinema, oficinas de escrita, contação de histórias, feira de troca de livros, exposição de livros para venda, feira do artesanato e muito mais”.

Para a representante da Noble Agri, Joana Blanco, “a usina investe e apoia iniciativas como esta (FLIV Itinerante) e acredita que é investindo em educação e cultura que o Brasil se tornará um lugar melhor”.

O deputado estadual Carlão Pignatari, apoiador do evento, salientou que “o FLIV é um festival feito para a toda a comunidade, que enriquece a cultura e leva o nome da cidade para todo o país”.

Já a secretária de Cultura e Turismo, Silvia Stipp, agradeceu ao apoio de todas as autoridades presentes e à população de Votuporanga, por acreditar neste projeto, e fazer com que o FLIV seja um festival do tamanho que ele merece ser. A secretária falou ainda sobre o projeto "Embarque nessa Viagem", do Expresso Itamarati, que, a partir deste sábado, oferecerá livros em 3 linhas nos ônibus circulares: Colinas-Noroeste; Parque Santa Amélia-Assary e Pozzobon-Estação. Os livros estarão à disposição dos passageiros para a leitura no percurso.

Representando a Câmara Municipal, Douglas Lisboa ressaltou a importância de Votuporanga pensar neste lado cultural, para não só formar seres humanos, mas cidadãos conscientes. Ele também aproveitou para elogiar o comando da atual Secretaria de Cultura.

FLIV
As atividades do FLIV serão desenvolvidas das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta-feira; e das 9h às 22h aos sábados e domingo. A programação completa está disponível no site www.flivotuporanga.com.br e também está no Caderno FLIV distribuído em versão impressa no Galpão das livrarias.


07/08/15

Rolando Boldrin canta no aniversário de Votuporanga

No show, intitulado “História de Amar o Brasil”, estarão vários elementos conhecidos do programa Sr. Brasil, da TV Cultura

Cantor, ator, compositor e conhecido pela apresentação do programa Sr. Brasil, Rolando Boldrin chega a Votuporanga, neste sábado (8/8), para o show do aniversário da cidade. O convite ao famoso contador de causos foi feito pelo prefeito Junior Marão buscando reunir um grande público para a apresentação na Concha Acústica “Profº Geraldo Alves Machado”, sem cobrança de convites. O show terá início às 20h30 e está inserido na programação do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015.

Com humor, bom gosto e fidelidade às coisas simples, Boldrin apresentará em Votuporanga causos, toadas e canções que contam sobre a vida de vários tipos brasileiros. Um dos maiores defensores da música caipira, ele se divide entre a gravação do programa na TV Cultura e viagens pelo país em que divulga a cultura do interior e seu ritmo mais conhecido.

No show, intitulado “História de Amar o Brasil”, estarão vários elementos conhecidos do espectador do programa Sr. Brasil. No cenário, algumas peças que remetem à vida sertaneja como cadeira de palhinha, rádio antigo e alguns outros objetos cênicos. De posse de seu violão, contará causos e cantará canções caipiras de cateretês, toadas e modas, incluindo sambas antológicos. Em um de seus depoimentos sobre o espetáculo, Rolando Boldrin disse: “Acho mesmo, como um doce privilégio do destino, que nasci foi pra isso mesmo. Ser um encarregado de dar murro em ponta de faca em favor das coisas da nossa terra”.

Além disso, o artista prestará uma homenagem ao poeta brasileiro, Manoel de Barros, escolhido pela organização para ser lembrado na edição 2015 do FLIV. O último maior poeta a nos deixar, o mato-grossense, se foi em 13 de novembro de 2014, aos 97 anos, e nos legou a lição de que a poesia é o brincar com as palavras. “O Fliv completa 5 anos, a idade de uma criança dos poemas manoeleses, e no ano de 2015 homenageia o poeta que gosta de fazer travessuras com as palavras, pois a Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria’” – trecho do texto de abertura do Caderno de Programação do festival.

PROGRAMAÇÃO DESTE SÁBADO

08/AGOSTO
SÁBADO
(ANIVERSÁRIO DA CIDADE)
9h às 22h Feirinha Fliv
Feira de Troca de Livros do Senac
 
9h, 13h e 14h Galpão Fliv
Contação de histórias
Com Gabriela de Carvalho
Classificação: 0 a 10 anos
 
9h30 e 19h30 Galpão Fliv
Oficina de instrumentos e musicalização
Com Jussara Belloni
Classificação: 0 a 10 anos
 
10h Praça Cívica “Prof. Benedito Lopes de Oliveira”
Roda e aulão de Capoeira
Com grupo Alvorada e SMEL – Secretaria Municipal de Esporte e Lazer
 
10h e 11h Galpão Fliv
Contação de histórias
Com Alvaro Rovares
Classificação: 0 a 10 anos
 
15h Feirinha Fliv
Espetáculo O Circo
Cia Entre Aspas
Apoio: Senac Votuporanga
Classificação: Livre
 
15h30 Escola Municipal de Artes
Oficina de Escrita Criativa
Com Isabela Preto Junqueira
 
16h Feirinha Fliv
JAM Danças Urbanas
Com Ticko Bboy Brasil, Marcelo Biorki e DJ Bocka
 
17h30 Galpão Fliv
Sarau de Prosa
(mediação e curadoria de Heitor Ferraz Mello)
Três importantes vozes da prosa brasileira atual, Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e André Sant’Anna promoverão um sarau com leitura de trechos de suas obras.
 
20h30 Concha Acústica “Prof. Geraldo Alves Machado”
Show Rolando Boldrin
Espetáculo “História de Amar o Brasil”

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência