Novidades

28/04/11

Oficina de Contação de História estimula crianças no FLIV

O Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop) através de uma parceria com o FLIV, está promovendo no festival, uma oficina de “Contação de História” direcionada para crianças. O espaço tem como objetivo estimular a escrita e a imaginação dos pequenos. As crianças participantes, são todas do 5º ano dos Centros de Educação Municipal(CEM) de Votuporanga, com idade entre 9 e 10 anos.
De acordo com Marina Capusso, analista de projetos sociais do Sescoop, a proposta tem sido um sucesso entre os estudantes. “No começo eles chegam todos tímidos, mas com o tempo todos querem criar e contar sua história”, conclui. Ate agora, aproximadamente, 100 crianças passaram pela oficina.

28/04/11

Hoje tem Fabrício Carpinejar no FLIV

O poeta, cronista, jornalista e professor universitário Fabrício Carpinejar é um dos convidados de hoje no FLIV. Com pouco mais de dez anos de literatura e quinze livros publicados, o pôlemico escritor falará sobre "A coragem da compreensão: uma nova visão sobre os relacionamentos", no Espaço Clube de Autores (Salão de Evento da Paróquia Santa Luzia) a partir das 15 horas.

28/04/11

Os poetas Frederico Barbosa e Ricardo Aleixo no terceiro dia do FLIV

Os poetas Frederico Barbosa e Ricardo Aleixo debateram na noite de ontem, quarta-feira, 27, diversos temas associados à poesia, no Espaço Clube de Autores, durante o Primeiro Festival Literário de Votuporanga (FLIV). Logo no início, Aleixo alertou o público para a existência de “dificuldades extremas de publicação e de divulgação de uma obra literária” e compartilhou detalhes de sua experiência com os versos.
Barbosa defendeu que a “poesia dá forma ao caos, organizando elementos” e convidou as pessoas para elas “desenvolverem, através dos versos, um canal para se manifestar”.

28/04/11

Cultura Hip Hop contagia o FLIV

Mesmo com o frio e a chuva que insistiu em cair durante toda a noite desta quarta-feira, 27, a apresentação de hip hop com o B.Boy Kabelo e F5 esquentou as pessoas presentes na terceira noite do Festival Literário.
Já apresentação do grupo de samba Os Partideiros foi transferida para a noite desta quinta-feira, dia 28. A terceira edição do projeto Encontro com Arte da Câmara Setorial do Fórum de Cultura de Votuporanga acontecerá a partir das 20h30.

28/04/11

Alterações na programação do FLIV

Apresentação de “Os Partideiros” foi transferida para hoje(quinta-feira).

Devido à forte chuva que caiu na cidade noite de ontem, 27, a apresentação do grupo de samba Os Partideiros foi transferida para a noite desta quinta-feira, dia 28. A terceira edição do projeto Encontro com Arte da Câmara Setorial do Fórum de Cultura de Votuporanga acontecerá a partir das 20h30.
Nesta quinta-feira ainda teremos a palestra com Fabrício Carpinejar, “A coragem da Compreensão: Uma Nova Visão sobre os Relacionamentos”, às 15 horas, no Espaço Clube de Autores; a apresentação de balé da companhia Camerino 4, do México, com o espetáculo “Anima”, no palco principal do FLIV, às 20 horas, e para encerrar a noite, sarau literário com a banda Iboruna B a partir das 21h30. O espetáculo de balé faz parte da programação do 8º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo.

A palestra desta sexta-feira, dia 29, “Poesia: Papo de Mulher”, com as escritoras Estrela Leminsk, Andréa Catrópa e Ana Rüsche que aconteceria às 17h30 foi transferida para as 19h30.
No sábado, dia 30, a conversa com Kátia Canton com o tema “Oficina Arte e Texto” permanece às 17h30. E, para encerrar o Festival com chave de ouro, Maurício Kubrusly fala ao público presente no FLIV neste domingo às 15h. Todas as palestras acontecerão no Espaço Clube de Autores e são gratuitas.


28/04/11

FLIV promove oficina de quadrinhos, charges e ilustrações

O projeto Caminhos do Traço faz sua primeira visita em Votuporanga e o ponto de encontro é no FLIV, a partir de sábado, 30 de abril. O projeto tem como objetivo principal, levar para o público, conhecimento sobre histórias em quadrinhos, charges, tiras, caricaturas e ilustrações.
Esta iniciativa, inspirada na crescente adoção, por governos e escolas, de livros de quadrinhos para atividade de leitura e estudo, pretende fazer justamente isso: dar mais ferramentas para que os participantes, aproveitem de uma forma mais rica a leitura dessas obras, afinal como qualquer arte, a arte gráfica apresenta várias camadas de entendimento.
O evento será abordado, através de palestras onde os autores vão explicar as características e diferenças entre cartum, tiras, charges, histórias em quadrinhos, ilustrações e caricaturas; além de oficinas. Junto com as palestras os autores fazem aulas práticas, onde vão ser aplicados para os participantes, exercícios práticos de colagem, ilustração e/ou desenho para a realização de “quadrinhos ao vivo”. Serão distribuídos aos participantes, gratuitamente, até 30 livros (de quadrinhos e tiras).
Serão dois dias de oficina, no sábado das 13h às 18h e domingo das 9h ao 12h. São somente 30 vagas, as inscrições são totalmente gratuitas e podem ser realizadas até sábado, 30 de abril, no próprio festival,no balcão de informações, na praça Santa Luzia. Crianças a partir dos 12 anos, podem participar.

27/04/11

FLIV: cerca de 3 mil pessoas prestigiam o segundo dia de atrações

Cerca de 3 mil pessoas prestigiaram as atrações do segundo dia do FLIV (Festival Literário de Votuporanga). As apresentações tiveram início com a palestra de Luiz Roberto Guedes e Lourenço Muntarelli Junior com “Uma Conversa sobre a Prosa Urbana Contemporânea”, no Espaço Clube de Autores, logo após a Compagnie Irene K, da Bélgica, apresentou o espetáculo “Xtra Large”, no palco principal do Festival e o encerramento da noite ficou por conta da Banda Dona Sina, composta por Jussara Belloni, Luana Goulart, Mariele Cumba e Letícia Rodrigues, que apresentou um repertório variado com muito samba/soul.

27/04/11

Escritores independentes tem oportunidade de publicar livro no FLIV

Através do Clube dos Autores, os escritores independentes tem a oportunidade de publicar seu livro, determinar quanto deseja ganhar por venda e disponibilizá-lo na loja sem pagar absolutamente nada. Os autores que desejam publicar sua obra, podem se dirigir ao FLIV e procurar a equipe do Clube dos Autores para maiores informações.
Todo o processo de impressão e envio do produto para o comprador é de responsabilidade do Clube de Autores, juntamente com o pagamento dos direitos autorais aos escritores.

27/04/11

Ricardo Aleixo e Frederico Barbosa no terceiro dia do FLIV. Confira programação!

Hoje, dia 27, terceiro dia de Festival, a programação tem início às 9h com visitação das escolas de Votuporanga e região. Às 15h acontecerá a palestra “Experiência com Projetos de Leitura”, com o escritor Laé de Souza. Já às 17h30 é a vez de Frederico Barbosa e Ricardo Aleixo falarem sobre “A Poesia Nacional Hoje: Atualidade”. As duas palestras acontecerão no Espaço Clube de Autores.
À noite acontecerão duas apresentações musicais. A primeira, será o Encontro de B.Boys, às 20h, no palco principal e às 21h, na carreta palco, o grupo de samba “Os Partideiros” agitará o terceiro Encontro com Arte, uma realização da Câmara Setorial de Música do Fórum de Cultura de Votuporanga.

26/04/11

Clube dos Autores inicia maratona do FLIV

Ontem (25), o escritor Ignácio de Loyola Brandão encantou as pessoas que estavam no Espaço Clube de Autores no FLIV. Loyola, com seu discurso descontraído, tirou gargalhadas e, ao mesmo tempo, emocionou o público que lotou o espaço.
Ele falou sobre a diferença de escrever crônicas e contos e explicou que em seu processo criativo não há regras, as situações simplesmente fluem, basta muitas vezes um olhar mais atento para as coisas corriqueiras do cotidiano.
Hoje (26) no Espaço Clube de Autores, a partir das 17h30 estarão presentes os escritores Lourenço Mutarelli e Luiz Roberto Guedes.
Mutarelli é escritor, ator, dramaturgo e autor de histórias em quadrinhos, um de seus romances – O Cheiro do Ralo – foi adaptado para o cinema sendo dirigido por Heitor Dhalia e estrelado por Selton Mello. Guedes é poeta, tradutor, escritor e letrista de música popular, já desenvolveu obras para o público juvenil, infantil e adulto. Sem dúvidas será um encontro de dois ícones da prosa brasileira contemporânea.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência