Novidades

03/05/13

Público confere mais duas apresentações do Fórum da Dança nesta sexta

Dando sequência à programação do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, Votuporanga recebe nesta sexta-feira (3 de maio), às 21h, dois espetáculos: “A Wake”, de Lisa Bufano (EUA), e “Eu, Vós e Eles”, da cia. de dança do Teatro Alberto Maranhão (Natal-RN).

Uma mulher acorda em um lugar no futuro, desprovido de materiais e recursos, e precisa lutar para construir-se e buscar um sentido. A performance solo de Lisa Bufano sobre quatro pernas de mesas aborda a dependência do corpo em relação à tecnologia e problematiza a questão do acesso à tecnologia médica.

Já o espetáculo “Eu, Vós e Eles” tem a memória como mote. As memórias são revividas, recontadas, isoladas. São editadas, para que sejam pinceladas de cores outras que não mais as minhas, mas as suas. Podendo assim voar em um dobrado sentido, que já não é mais o que foi, e sim o que é para mim e para você.

A cia. de dança do Rio Grande do Norte ainda vai ministrar um workshop de balé clássico, às 15h, no Centro de Convenções, voltado para bailarinos e estudantes de balé.

03/05/13

Contações e cantações de histórias continuam nesta sexta no Pavilhão do FLIV

No Pavilhão do FLIV, a sexta-feira (3 de maio) é marcada por contações e cantações de histórias, tendo como público principal as crianças. História cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do FLIV, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 7h30 às 11h e 13h às 16h30.

No espaço do Senac, das 9h às 17h, duas convidadas especiais farão atividades de leitura: as escritoras Patrícia Secco e Tarsilinha do Amaral, que é sobrinha-neta da pintora modernista Tarsila do Amaral. No espaço do Senac, ainda há contações de histórias, troca de livros usados e venda de livros da editora Senac com preços especiais.

As crianças ainda podem se divertir na Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom, que estará à disposição das 19h às 22h, na Avenida dos Bancários.

Outra atração desta sexta-feira é a apresentação do Trio de Cordas do Projeto Música na Escola, às 19h, no hall de entrada do Centro de Convenções.

03/05/13

Marcelino Freire e Sérgio Vaz refletem sobre a literatura marginal nesta sexta

A literatura marginal é o tema da roda de conversa desta sexta (3 de maio) do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), com a presença do escritor Marcelino Freire e do poeta Sérgio Vaz. A atividade será às 19h30, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”.

Seria um contrassenso dizer que toda literatura é marginal? Ou ainda, na medida em que vive fora do status quo, que precisa lutar para fazer valer sua postura alternativa diante de uma sociedade cada vez mais avessa à poesia, cada vez mais apegada aos valores econômicos a despeito dos valores humanos, seria despropositado considerar a literatura como periférica nas atividades humanas? Esta é a ideia que perpassa a roda de conversa, ao colocar em debate dois escritores que atuam de maneiras diferentes, mas cujos temas sempre estão ligados à periferia do humano.

Sérgio Vaz, poeta e prosador, tem como tema o homem decaído, rejeitado, dos grandes centros urbanos. Em seus textos, vemos garotos abandonados, prostitutas, bêbados, mendigos que nem por isso deixaram de amar a vida. São força vital, coragem, paixão, desejo.

Nos contos de Marcelino Freire, ouvimos vozes que nos obrigam a fazer o mesmo tipo de travessia: a ternura se dá pela violência, pelo golpe, pela crueldade do ser humano em torno a si mesmo. “Amor é dar um tiro no ente querido quando ele tenta correr”, diz ele em um de seus textos.

Por isso o título da atividade: as vozes são tema e também instrumentos de suas obras. Periferia é o lugar de enunciação, mas também o lugar de devir de seus trabalhos. O mediador da roda de conversa será Luiz Nadal, escritor e jornalista especializado em cultura. É idealizador do projeto “Isto não é um cachimbo – Perfis Literários”, que se dedica à apresentação e difusão de escritores contemporâneos.

03/05/13

Senac oferece atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar

Parceiro da terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), o Senac oferece uma série de atendimentos gratuitos nas áreas de saúde e bem-estar durante o evento, com a participação de alunos e docentes de seus cursos. Os atendimentos acontecem em frente ao espaço do Senac no Pavilhão do FLIV.

Além dos atendimentos, o Senac promove ainda contações de histórias, troca de livros e gibis, entre outras atividades. Os livros da editora Senac São Paulo são oferecidos ao público com 30% de desconto. Confira a programação dos atendimentos gratuitos de saúde e bem-estar:

Segunda (6 de maio)
Podologia (Spa dos Pés)
8h30 às 12h

Terça (7 de maio)
Estética (Revitalização Facial)
19h30 às 22h

Quarta (8 de maio)
Estética (Revitalização Facial)
19h30 às 22h

Quinta (9 de maio)
Maquiador (Maquiagem)
19h30 às 22h

Sexta (10 de maio)
Enfermagem (Verificação de Sinais Vitais)
8h30 às 12h

03/05/13

Espetáculo ‘Ser TÃO Ser‘ fará duas apresentações no Pavilhão do FLIV

Mudança na programação deste sábado (4 de maio) do FLIV (Festival Literário de Votuporanga). A apresentação das 10h do espetáculo “Ser TÃO Ser – Narrativas da Outra Margem”, do grupo Burado d’Oráculo, que estava prevista para acontecer no Museu Municipal, será realizada no Pavilhão do FLIV.

O espetáculo “Ser TÃO Ser” foi construído a partir de histórias de moradores da região do extremo leste de São Paulo. Com base nas histórias coletadas, o grupo leva para a cena uma série de relatos sobre o homem que está fora de seu território, jogado à margem de uma grande cidade, passando por três estágios distintos: a partida, a luta por um pedaço de chão e a construção de conjuntos habitacionais.

O grupo também apresentará o espetáculo às 16h, no Pavilhão do FLIV. Além disso, atores e estudantes de teatro poderão participar uma oficina sobre teatro de rua no domingo (5 de maio). O horário da oficina também mudou: das 9h às 12h.

02/05/13

Cantações e contações de histórias para as crianças no FLIV 2013

No Pavilhão do FLIV, a quinta-feira (2 de maio) é marcada por contações e cantações de histórias, tendo como público principal as crianças. O FLIV 2013 começa a receber a visita das caravanas de escolas, tanto da rede municipal de Votuporanga como da região.

História cantadas serão apresentadas pela cantora Jussara Beloni. Já a contação de histórias, uma das atividades mais prestigiadas do FLIV, serão feitas pelos atores Álvaro Rovares, Klebber Neves e Alince Alencar. As atividades serão feitas em dois horários: 7h30 às 11h e 13h às 16h30.

Nesta quinta, a contação de histórias recebe dois convidados, os apresentadores da TV TEM Naty Graciano (Revista de Sábado) e Marcos Paiva (De Ponta a Ponta). Haverá atividades para crianças no estande do Senac: contações, troca de livros e gibis, projeto Livro-Livre (pegar e levar), etc.

As crianças ainda podem se divertir na Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom, que estará à disposição das 19h às 22h, na Avenida dos Bancários.

02/05/13

Música e teatro marcam a programação da Atol nesta quinta-feira

Parceiro do FLIV 2013, o espaço do Atol Cultural recebe duas apresentações artísticas na noite desta quinta-feira (2 de maio), a partir das 21h30. A primeira atração é a banda Varal de Renda, de São José do Rio Preto.

A Varal de Renda é formada pela vocalista Fernanda Vital e pelos músicos Esdras Nunes (piano/synth), Mateus Mendonça (baixo) e Filipe Murbak (bateria). Com pouco mais de um ano de trajetória, a banda tem se apresentado em casas de shows, unidades do Sesc-SP no interior paulista, além de participar de programas culturais da região. Neste ano, a Varal de Renda prepara o lançamento de seu primeiro CD.

O nome da banda foi escolhido a partir do conceito proposto pelos seus integrantes, que é o de promover o diálogo entre diferentes ritmos e timbres, que se entrelaçam tais quais uma renda, revelando a riqueza e a diversidade da música.

Após o show da Varal de Renda, o público confere a performance “MNEMONIA”, com o ator Rupert Azevedo, de Votuporanga. A performance presta homenagem a Vinicius de Moraes por meio da releitura de poemas e letras de música de sua autoria.

02/05/13

Cias da Argentina e Chile apresentam-se no Fórum da Dança

Dando sequência à programação do 10º Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, Votuporanga recebe nesta quinta-feira (2 de maio), às 21h, dois espetáculos: “Pantografias”, da cia. La Licuadora (Chile), e “Anoche Mariposa”, da Danza Viva (Argentina).

“Pantografias” é uma obra transdisciplinar cuja pedra angular é a dança contemporânea, cruzando com as artes visuais e a sonorização musical. Poética surrealista em torno da construção e criação de realidade e ficção: a dança ao vivo e sua representação (manipulação pantográfica em videoprojeção).

Já “Anoche Mariposa” parte da insônia que se instala para impedir o descanso, a mente é arrastada rumo ao estranho, o sinistro preso no conhecido.

Os integrantes da companhia Danza Viva ainda promover um workshop de dança contemporânea, às 15h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. A atividade é gratuita.

01/05/13

Fórum da Dança continua com 3 espetáculos nesta quarta

Outra opção para este feriado de Dia do Trabalho é a 10ª edição do Fórum Internacional da Dança do Estado de São Paulo, que prevê três apresentações, a partir das 20h, no Centro de Convenções e no palco do FLIV na Avenida dos Bancários. A programação do dia será aberta pelo Núcleo Viladança, de Salvador (BA), com o espetáculo “Muvuca”, às 20h, no Centro de Convenções. “Muvuca” é uma pesquisa sobre a diversidade num contexto intercultural e hiperconectado. A coreografia de Cristina Castro explora as ideias de atração e repulsão, disputa e partilha, típicas dos encontros entre culturas. Construído tendo como base cinco “blocos”, organizados como pequenos contos, os movimentos foram inspirados em sentimentos despertados por cores.

No palco da Avenida dos Bancários, às 21h, serão apresentados dois espetáculos: “Bob & Beth”, da cia. Racines de Poche (França e Itália), e “Si Soy De Aca y No Me Gusta el Tomate”, da Lux Boreal, de Tijuana (México).

Através da linguagem corporal, os dois personagens do espetáculo “Bob & Beth” atuam, dançam, dialogam e comentam suas existências de forma irônica, amarga, poética. Um intercâmbio de gestos e palavras. Violentos, inocentes ou sentimentais. Indubitavelmente nostálgicos.

Já o espetáculo “Si Soy De Aca...” é uma metáfora sobre a identidade, falando da compreensão da origem de uma identidade - viver e crescer sobre os estigmas sociais do “dever ser” até o limite em que o descobrimento do próprio e o genuíno detona nessa temida, mas por todos desejada, liberdade.

O Fórum da Dança também prevê a realização de atividade formativa nesta quarta, às 15h, no Centro de Convenções, voltada para artistas e estudantes da dança. O workshop de dança contemporânea será ministrado pelos integrantes da companhia mexicana Lux Boreal.

10º FÓRUM INTERNACIONAL DA DANÇA
Programação desta quarta (1º de maio)

MUVUCA – Núcleo Viladança | Salavador (BA)
20h – Centro de Convenções

SI SOPY DE ACA Y NO ME GUSTA EL TOMATE – Lux Boreal (México)
21h – Palco Rua

BOB & BETH – Racines de Poche (França e Itália)
21h – Palco Rua

WORKSHOP DE DANÇA CONTEMPORÂNEA – LUX BOREAL (MÉXICO)
15h – Centro de Convenções

01/05/13

Teatro, contações de histórias e palestras marcam o feriado do FLIV 2013

O FLIV (Festival Literário de Votuporanga) inicia sua maratona de cultura e educação, envolvendo o público de toda a região, até o dia 10 de maio, com uma programação repleta de atrações. Neste feriado do Dia do Trabalho, o Pavilhão do FLIV funcionará das 9h às 22h, abrigando feira com livrarias e editoras, sessões de contação de histórias, espetáculo de teatro, entre outras atrações.

A programação de atividades desta quarta-feira tem início às 10h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, com palestra do escritor Tiago de Melo Andrade. A palestra gratuita é voltada principalmente para professores de ensino fundamental.

Natural de Uberaba (MG), Andrade já escreveu 31 livros entre infantil, infanto-juvenil e adulto. Em sua palestra, ele falará sobre a importância dos livros, da leitura e o resgate do prazer de ler. Em 2001, com seu primeiro livro, “A Caixa Preta”, recebeu o Prêmio Jabuti na categoria Autor Revelação, abrindo festivamente sua carreira. De lá para cá, vão-se dez anos de muitos livros publicados e incontáveis alegrias na vida de um menino que queria ser cientista maluco, mas acabou se tronando escritor.

O teatro ganha a cena do FLIV 2013 nesta quarta-feira com a peça “O Pavão Misterioso”, da cia. Forrobodó, de São José do Rio Preto. A apresentação será às 15h, no Pavilhão do FLIV.

A peça é baseada no folheto de cordel “O Romance do Pavão Misterioso”, obra-prima de José Camelo de Melo Resende, um dos maiores expoentes da literatura de cordel. Narra a saga de Evangelista, um jovem corajoso que se apaixona pela condessa da Grécia – a bela Creuza – filha de um conde que a mantém aprisionada em um quarto de sobrado.

Os amantes da fotografia digital podem participar nesta quarta-feira, das 16h às 18h, no Centro de Convenções, de uma oficina para iniciantes, que será ministrada por Vangelis Lopes. A oficina ensinará a fotografar cenas utilizando recursos essenciais de um equipamento digital manual, formando uma cultura fotográfica e senso crítico acerca de sua produção, a fim de obter imagens com qualidade.

No Pavilhão do FLIV, as crianças poderão se divertir durante todo o dia no estande do Senac, que promoverá contações de histórias, oficinas, trocas de livros, entre outras atividades. À noite, a atividade é voltada para as crianças. Outra opção é a Brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência