Novidades

Fórum Internacional de Dança 2012: abertura será neste domingo

O espetáculo é formado por três coreografias que tratam, de alguma forma, do universo feminino: a força de criação da mulher, situações da vida cotidiana e as escolhas diante da vida


Tem início neste domingo, dia 29 de abril, às 20h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, mais uma edição do Fórum Internacional de Dança (FID), com o espetáculo “Under The Carpet, out of second Choice e High Expectations, da companhia Dafi Altabeb, de Israel. O evento é gratuito.


O espetáculo é formado por três coreografias que tratam, de alguma forma, do universo feminino: a força de criação da mulher, situações da vida cotidiana, e as escolhas diante da vida. Em High Expectations, duas mulheres, em movimentos virtuosísticos, alcançam uma homogeneidade só interrompida pela palavra. A relação que se estabelece através da dança é levada a um nível de intimidade que só a força da criação possibilita. Já em Under the Carpet, quatro mulheres expõem situações não verbais da vida dentro de variados apartamentos, instigando a curiosidade de saber o que acontece neles quando os vemos de fora com as luzes ligadas. Por fim, em Out of 2nd Choice, uma mulher se vê diante de possibilidades de escolha.



As apresentações do Fórum Internacional de Dança acontecerão até o próximo
sábado, dia 5 de abril. Na segunda, a apresentação acontecerá no CSU, às 20h30, e a Escola de Dança Almagêmea com o “14º Espetáculo de Dança - Lerê-Lerê”. No feriado do trabalhador, dia 1º de maio, às 19 horas, a Cia Vincent Harisdo, de Togo/África, apresentará “Chango El Gran Puta”, no Espaço de Dança do FLIV 2012, na Praça Santa Luzia. (confira programação completa abaixo)


O Centro de Convenções fica na Av. dos Bancários, 3299 – Vale do Sol. Informações através do telefone (17) 3405 9750.


Histórico


O FID nasceu em 1996, sob a denominação de Festival Internacional de Dança. Desde sua primeira edição, tem como compromisso trabalhar pela difusão, reflexão e formação de novos públicos e criadores no campo da dança contemporânea.


Em 2001, como consequência do amadurecimento do projeto, alterou a sua denominação de festival para fórum e suas atividades passaram a ser realizadas de forma extensiva ao longo do ano. O FID transformou-se numa iniciativa de continuidade capaz de mobilizar e alavancar uma série de profissionais, públicos e esforços. Sua principal motivação é a disseminação e os debates relacionados ao universo da dança e do corpo, e suas mais variadas conexões, com caráter multidisciplinar, o que é relevância no projeto.


Desde seu início, de maneira articulada e permanente, o FID promoveu circulação, distribuição, fomento, exposições, espetáculos, lançamento de livros, publicação e edição de livros, debates, workshops, programa de bolsas, mostras, laboratórios, palestras, inclusão social, reflexão sociocultural, com a presença dos mais renomados diretores e bailarinos, além de criar um espaço privilegiado de pensamento e de intercâmbio de ideias e repertórios.


O FID vem sendo um dos mais importantes programas de fomento à dança no Brasil. Trata-se de um projeto ímpar e singular por sua ação e seu perfil dinâmico, transversal e adaptativo (respondendo eficientemente às demandas da comunidade artística). Por esses motivos, o FID se firmou como essencial e indispensável para o desenvolvimento e manutenção da qualidade da dança e da cultura em Minas e no Brasil. É importante ressaltar um de seus desdobramentos mais ousado e significativo, o Território Minas, catalisador da produção emergente no estado, que divulga e dá suporte a grupos e artistas mineiros.



PROGRAMAÇÃO
Festival Internacional de Dança 2012


29 de abril
20h – Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”
UNDER THE CARPET, OUT OF SECOND CHOICE e HIGH EXPECTATIONS - da Cia Dafi Altabeb
Israel


30 de abril
20h30 – CSU
14º Espetáculo de Dança - Lerê-Lerê, da Escola de Dança Almagêmea


1 de maio
19h – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
CHANGO EL GRAN PUTA, da Cia Vincent Harisdo
Togo/África


19h20 – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
VITESSE – Catanduva Cia de Dança
Catanduva/São Paulo


19h40 – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
AGUAYOS – da Cia Atempo Danza
Bolívia


2 de maio
20h30 – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
FOR WANT - Bill Young, da Cia Colleen Thomas & Dancers
Estados Unidos



3 de maio
20h30 – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
DESASTRADOS - Cie Ladainha + Virtual Companhia de Dança
França e Brasil


4 de maio
20h30 – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
RAIZES - Cia Juan José Suarez
Mendoza - Argentina


5 de maio
15h – Espaço Dança Santa Luzia / FLIV 2012
VENDE-SE UM PAR DE ASAS... da KD Cia de Dança
Potirendaba/SP

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência