Novidades

Bate-papos, espetáculos e premiação de poesia movimentam a quinta-feira no FLIV

O sétimo dia de programação da oitava edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV será marcado por mais uma série de atrações ligadas à literatura, às artes e à diversidade de linguagens e manifestações culturais, oferecidas gratuitamente, no Parque da Cultura, numa realização da Prefeitura de Votuporanga, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

Entre os destaques desta quinta-feira (13/9), estão duas atividades realizadas em parceria com a organização social de cultura SP Leituras, tendo como público-alvo bibliotecários, mediadores e demais profissionais ligados à leitura.

Às 10h, a sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” recebe o bate-papo “Biblioteca escolar e pública do município: reflexões sobre trajetória, aprendizados e desafios”. A atividade contará com a presença de representantes de bibliotecas escolares e municipais de toda a região, com mediação da superintendente de bibliotecas da SP Leituras, Sueli Regina Marcondes Motta.

Já às 14h, é a vez do diretor executivo da SP Leituras, Pierre André Ruprecht, e da coordenadora da Unidade de Difusão Cultural, Bibliotecas e Leitura (UDBL) da Secretaria de Estado da Cultura, Sílvia Antibas, conversarem com o público, no bate-papo “Território das Bibliotecas”.

Concurso Literário de Poesia Visual, Virtual e Hiperpoesia

Logo em seguida, às 16h, o Cinema Cultural recebe a cerimônia de premiação do Concurso Literário de Poesia Visual, Virtual e Hiperpoesia, promovido desde o mês de maio no município, numa parceria entre a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, a Unifev – Centro Universitário de Votuporanga e a Diretoria Regional de Ensino.

O concurso premiará vídeos produzidos por alunos dos ensinos Fundamental (I e II) e Médio de escolas públicas e particulares de Votuporanga, tendo como tema os direitos humanos. O processo de seleção dos vencedores contou com a participação do editor, crítico literário, escritor e gestor cultural, Reynaldo Damazio, curador do FLIV 2018 e coordenador do Centro de Apoio ao Escritor (CAE) do Museu Casa das Rosas, de São Paulo.

Entre os prêmios concedidos aos alunos ganhadores estão: um tablet, dois smartphones e livros. As escolas cujos alunos obtiverem premiação também serão agraciadas com livros, oferecidos pela Secretaria da Cultura e Turismo e pelo Museu Casa das Rosas. Todos os demais concorrentes receberão certificados de participação.

Bate-papo com autoras

Às 19h, a sala Cinema Cultural sediará mais um bate-papo com autores, mediado pelo curador do FLIV 2018, Reynaldo Damazio. A mesa “Prosa, Música e Ensaio” reunirá a escritora Amara Moira e a percussionista Taissol Ziggy, que conversarão com o público sobre suas obras e sobre os diferentes campos de atuação na área cultural e literária.

Amara Moira é escritora, doutora em teoria literária pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (IEL/Unicamp) e colunista do coletivo Mídia Ninja. Já Taissol Ziggy é jongueira da comunidade Jongo de Piquete e percussionista residente do coletivo “Sarau das Pretas”, no qual também atua como produtora musical. Ministra oficinas de jongo e oralidade e é estudiosa de tambores e toques de tambu, caxambu e candongueiro.

Espetáculos

Às 18h30, a Cia. Fábrica de Sonhos apresenta o espetáculo infantil “Libel”, no Auditório Externo do Centro de Cultura e Turismo. Originalmente escrita pelo dramaturgo paulista Jurandyr Pereira, a peça conta a história da filha de um famoso sapateiro, que, além de tímida, é vítima de bullying social. Por meio de uma experiência lúdica, a jovem vê seu pai transformar-se em diversos heróis de sua infância, ajudando-a a superar seus temores infantis.

Já às 21h, o Coral Canto Livre sobe ao Palco Principal do Parque da Cultura com o espetáculo musical “Migrantes”, sob a regência do maestro e pianista Márcio Zarsi. A apresentação traz um emaranhado de canções populares e diálogos, que pretende levar a plateia a enxergar suas histórias como uma migração, na qual todos têm seus espaços, ligações afetivas, sonhos e decisões.

Contações de histórias, aulas livres, workshops e oficinas

A quinta-feira também será repleta de contações de histórias, no Galpão FLIV e na Biblioteca Municipal “Castro Alves”, com Cia. Entre Aspas (8h), Fafá Conta (9h, 10h, 11h e 12h), Denise Cruz, do Grupo Parampará (13h, 14h, 15h e 16h), Janine Rodrigues (15h30) e Wesley Cristina Rossini (19h).

Às 14h, a Secretaria Municipal da Saúde promove o workshop “Ação Mamaço”. Durante a atividade, será abordada a importância do aleitamento materno e os benefícios por ele trazidos, tanto à mãe quanto ao bebê.

Ao longo do dia, também serão oferecidas oficinas e aulas livres de artesanato, produção de vídeo, danças urbanas, yoga, ballet aéreo, grafite, pintura e crochê, confecção de tintas naturais, slackline, batalha de rimas, confecção de fantoches e dança interativa. Confira os horários e a programação completa no site:www.flivotuporanga.com.br.

Organização

A organização do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2018 é da Prefeitura de Votuporanga, com execução da Associação Paulista de Amigos da Arte (APAA) e promoção da TV TEM, afiliada da Rede Globo. O evento conta com o patrocínio da Facchini; co-patrocínio da Unifev, Caixa Econômica Federal, Cofco International, Senac e Porecatu Supermercados; apoio da Cantoia Figueiredo, Santa Cruz Supermercados, Starb Alimentação, Vikstar, Sicredi, Marão Seguros, Ville Hotel Gramadão, Fiorilli Software, Pollus e Câmara Municipal de Votuporanga, com a colaboração da Poiesis - Organização Social de Cultura, Qualificação em Artes, Oficinas Culturais, Museu Casa das Rosas, SP Leituras e Pontos MIS. Para mais informações sobre o festival, acesse o site: www.flivotuporanga.com.br ou a fanpage: www.facebook.com/flivotuporanga.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência