Novidades

FLIV chega ao sexto dia com extensa programação aos visitantes

O sexto dia do Festival Literário de Votuporanga – FLIV continua nesta quarta-feira (12/09) com uma extensa programação cultural. Teatro, cinema, música, poesia, contação de histórias, oficinas, mesa sarau e orquestra, é o que a programação reserva aos visitantes do dia.

Na primeira hora da manhã, às 7h, a Cia Aliteatro apresenta o espetáculo “Os outros Reservas”, que tem como intuito, de modo especial, despontar o lado “humano” do ser humano ídolo, de forma a humanizar, comicamente, os astros do futebol, comumente endeusados dentro e fora do campo. O espetáculo mostra o jogador de futebol como um ser humano, desnudo da mídia, do marketing, do mercado futebolístico, distanciando-o da imagem vivificada no imaginário social e coletivo, o herói.

Outro espetáculo infantil será apresentado às 18h30, no auditório externo, localizado no piso 1, intitulado Circo Lando: o Maior Espetáculo da Terra, da Cia. Fábrica de Sonhos. Dois irmãos são criados no circo da família Lando e, no final da adolescência, início da juventude, Tito assume a administração do circo, enquanto Federico vai embora para estudar no exterior. Nesse picadeiro, iluminado por uma graciosa ribalta de lâmpadas incandescentes, juntamente com elementos do universo circense como cortinas, baús e adereços cênicos, a dupla de palhaços compõe sua cena para contar a história da família.

A contação de histórias acontece a partir das 8h, transcorrendo de hora em hora, até às 16h, no Galpão Fliv. No período diurno, Denise Cruz, do Grupo Parampará faz a animação do público. À tarde, a alegria é disseminada por Dani Ribeiro. E claro, no começo da noite, os pais também poderão acompanhar seus filhos, das 19h às 20h, na contação de histórias, no espaço Primeiríssima Infância, no piso 1. 

Diversas oficinas também agitarão o decorrer do dia. Entre elas, às 8h, no Cinema Cultural, piso 1, haverá a VideoMaker: uso criativo dos dispositivos móveis, com Marcos Vieira. Os amantes da arte, expressão de cores e poesia poderão vivenciar o universo do grafite com Edgard Andreatta, em dois horários, às 8h e às 12h, na Tenda Fliv. 

Outra oficina que acontecerá em dois horários, às 8h e às 19h, é a de experimentação poética: o percurso criativo entra a sensação, a escrita e a expressão, com Fernando Aveiro. Para participar dessa oficina os interessados precisam fazer inscrição com uma hora de antecedência, na biblioteca, no piso 2. Serão 20 vagas. No mesmo local, às 10h30, acontece a oficina Infantil Jornada Literária Piraporiando, comandada por Janine Rodrigues. 

Às 18h e às 20h, o público poderá prestigiar a oficina Fotografia: registre poesia, momentos e sentimentos com Ester Alkimin, na biblioteca, no piso 2. Haverá ainda oficinas de brinquedistas, tintas naturais, origami, artesanato com bordado, arte com feltro, fantoches, abayomi e colar de fuxico no decorrer do dia.

O cinema será exibido com os filmes: Megamente, às 11h, com classificação livre; Colegas (Pontos MIS), às 14h, com classificação de 12 anos e Para Sempre Alice, às 16h, também com classificação de 12 anos.

Sarau

Às 19h30, o cinema cultural, no piso 1, será ocupado pelo bate-papo da Mesa Sarau, Videoclipe e Performance, com Luiza Romão e Mel Duarte, e mediação de Reynaldo Damásio. 

Luiza Romão é poeta, atriz e diretora de teatro. Em 2014, publicou o livro Coquetel Motolove e participou de inúmeros saraus/slams (sendo campeã do Slam do 13, Slam da Guilhermina e vice-campeã nacional via Slam BR). Criou mais de quinze videopoemas, explorando a linguagem do spoken word. Formou-se em 2014 em Direção Teatral na ECA/USP e, atualmente, estuda na Escola de Artes Dramática. Já participou da Cia Ato Reverso e do grupo Teatro Documentário. Atualmente é atriz convidada no Núcleo Bartolomeu de Depoimentos; e integrante do coletivo de performance da palavra Literatura Ostentação. Também é arte-educadora, já tendo trabalhado em diversos programas e projetos de cultura.

Mel Duarte é poeta, slammer e produtora cultural. Faz parte do coletivo “Poetas Ambulantes” e é uma das organizadoras da batalha de poesias voltada para o gênero feminino “Slam das Minas- SP”. Em 2016, foi a primeira mulher a vencer o Rio Poetry Slam (campeonato internacional de poesia) que acontece dentro da FLUPP (Feira Literária das Periferias) no Rio de Janeiro. Em 2017, foi convidada a representar a literatura brasileira no Festilab Taag, em Luanda, Angola. Possui 2 livros publicados de forma independente “Fragmentos Dispersos” 2013 e “Negra Nua Crua” 2016 publicado pela editora Ijumaa e em seguida transformado em audiolivro pela Tocalivros. A obra também foi traduzida para o espanhol pela Ediciones Ambulantes e o lançamento ocorre em outubro de 2018 em Madrid.

Música

Encerrando o dia, às 21h, a Banda Zequinha de Abreu sobe ao palco principal do Parque da Cultura para apresentar um repertório diversificado e entreter quem estiver pelo local. 

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência