Novidades

Fliv encerra sua sétima edição com programação diversificada

Após nove dias de intensa programação cultural, a sétima edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga chegou ao fim no último domingo (29/10), data em que se comemora o Dia Nacional do Livro. O encerramento foi marcado pelo show “Tributo a Jair Rodrigues”, protagonizado pelos cantores Luciana Mello e Jair Oliveira e realizado numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder, como parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura. 

Em 2017, o Fliv foi uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

O prefeito João Dado comemorou o sucesso do festival, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado. “O Fliv é um evento que encanta a todos, desde crianças, aos jovens, adultos e idosos. Fiquei muito feliz por termos conseguido realizar uma grande edição. Toda a equipe da Prefeitura se empenhou muito e tivemos um belo festival. Agradeço, especialmente, à Secretaria Estadual de Cultura pelo importantíssimo apoio e por todas nossas empresas patrocinadoras. Também parabenizo nossos artistas locais que deram um show de alegria e ao público que prestigiou bastante as atividades”.

A secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, comemorou o sucesso do evento e destacou a adesão da população às atrações oferecidas: “Durante nove dias de programação, recebemos um grande público no Parque da Cultura, que se mostrou muito receptivo e entusiasmado com as atividades do festival. Devido ao intenso fluxo de pessoas e à diversidade de espaços físicos que sediaram o Fliv 2017, é difícil quantificar com precisão o número total de visitantes que passaram pelos nossos espaços nesse período, mas sabemos que o resultado final do evento foi gratificante e mais do que satisfatório”, apontou.

Ao longo do evento, foram realizadas mais de 170 atividades, como bate-papos, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais e oficinas, além de shows estrelados por grandes nomes da música brasileira, como a cantora Angela Maria, a Banda Mais Bonita da Cidade, o cantor André Frateschi e o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira.

Com curadoria do editor, crítico literário, escritor e gestor cultural Reynaldo Damazio, o quadro de escritores presentes nessa edição do festival contemplou tanto autores da nova geração da literatura brasileira contemporânea, como Santiago Nazarian, Carol Rodrigues, Carina Castro e Geruza Zelnys, quanto veteranos, como o escritor Evandro Affonso Ferreira, autor de 15 romances e presente pela segunda vez no evento.

Outro destaque foi a presença da jornalista e escritora Daniela Arbex, autora do best-seller “Holocausto Brasileiro” e vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. 

O festival recebeu também convidados especiais, como a googler Gleidys Salvanha, a booktuber Tatiana Feltrin e o historiador Victor Henrique Menezes. 
No domingo (29/10), uma roda de conversa especial reuniu os autores locais José Luiz Piacenti, Luciano Muchiotti, Maria Helena de Oliveira e Souza e Marcelo Henrique Prado Reina, com o intuito de fomentar a cena literária votuporanguense, aproximando o público das obras produzidas na cidade.

Durante a programação, o público ainda teve a oportunidade de assistir a peças e espetáculos teatrais produzidos por grupos e companhias vindos de diversos municípios do interior paulista e que integraram a Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, trazida para Votuporanga por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Artistas votuporanguenses de diversos segmentos também marcaram presença no Fliv 2017 e tiveram a oportunidade de apresentar ao público algumas das manifestações culturais desenvolvidas no município. 

A obra da romancista e contista paulistana Lygia Fagundes Telles, homenageada nesta edição do festival, foi relembrada por escritores e convidados durante os bate-papos e numa exposição de painéis com textos da escritora, montada no saguão do Centro de Cultura e Turismo.

Tendo em mente o objetivo do festival de incentivar o hábito da leitura junto ao público infanto-juvenil, a Secretaria da Educação encaminhou cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino para visitas ao evento, oferecendo aos alunos experiências de aprendizado diferenciadas, para além da sala de aula. 

Além de toda a programação artística e cultural, o festival contou com atrações voltadas para atividade física, como oficinas de técnicas e demonstração de slackline, aulas abertas de yoga e ballet aéreo com tecido acrobático.

O Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” sediou grande parte da programação do evento, nos espaços da biblioteca, Museu Municipal, Cinema Cultural, sala de oficinas e auditório externo. No primeiro piso do prédio, as livrarias Premier e Espaço apresentaram títulos variados para todos os públicos.

No Parque da Cultura, os visitantes também puderam passar pelo Food Park e pela feirinha de artesanato, além de conhecer os ônibus adaptados para os projetos Bibi Fom Fom e OdontoMóvel, da Prefeitura de Votuporanga. Já no Galpão Fliv foram realizadas diversas sessões de contação de histórias, oficinas e apresentações teatrais e musicais. 

Vídeos, fotografias e depoimentos de visitantes e escritores estão disponíveis no Facebook e no Flickr do evento. Acesse e confira: facebook.com.br/flivotuporanga e www.flickr.com/photos/fliv/.

Organização
O Fliv 2017 foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. Foram apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. Foram parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência