Novidades

Final de semana conta com dois grandes shows no Fliv

O último final de semana da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga está repleto de atrações que prometem movimentar o Parque da Cultura, neste sábado (28/10) e domingo (29/10). 

O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

Entre os principais destaques da programação, estão os shows da cantora Angela Maria, no dia 28, e dos irmãos Luciana Mello e Jair de Oliveira, que homenageiam o pai com o “Tributo a Jair Rodrigues”, no dia 29, como parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura, realizado numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder. Ambas terão início às 21h e acontecem no Palco Principal do festival.

Angela Maria
Eterna rainha do rádio, Angela Maria é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira. Rara remanescente de sua geração, a artista tem mais de 100 discos gravados e influenciou músicos de diversas gerações, como Elis Regina, Clara Nunes e Milton Nascimento. Aos 88 anos, é uma das artistas que se encontra há mais tempo em atividade no país.

“Tributo a Jair Rodrigues”
“Tributo a Jair Rodrigues” é uma homenagem dos cantores Luciana Mello e Jair Oliveira ao pai, um dos mais importantes nomes da música popular no país. Os artistas seguem os passos do músico nos gêneros de samba e MPB e apresentam algumas das principais canções de Jair, que eram cantadas pelos três em turnês da família Rodrigues pelo Brasil, além de sucessos da carreira individual dos dois artistas. Fazem parte do repertório do tributo sucessos como “Disparada”, “Deixa Isso Pra Lá”, “Tristeza” e “A Majestade, o Sabiá”. 

Convidados
Além das atrações musicais, o Fliv recebe, ao longo do final de semana, convidados especiais, que participarão de bate-papos com o público. No sábado, a googler Gleidys Salvanha conversa com o público sobre o tema “Dá um Google”, às 17h, no Cinema Cultural. Formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a votuporanguense cursou Matemática Financeira e MBA em Marketing na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e, hoje, é diretora de negócios do Google Brasil para os segmentos de Educação, Classificados, Fast Foods, Apps, B2B e Governo. 

Já no domingo, o historiador Victor Henrique Menezes ministrará uma oficina a respeito dos temas contemporâneos presentes na série “Harry Potter”. Mestrando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Victor comanda a atividade a partir das 14h, no Cinema Cultural. 

Mais tarde, às 17h, é a vez da booktuber Tatiana Feltrin comandar um bate-papo, no qual conversará com o público sobre temas como literatura na internet, incentivo à leitura e a obra Lygia Fagundes Telles, autora homenageada nesta edição do Fliv. Formada em Letras (Tradutora e Intérprete) pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em ensino de idiomas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora de inglês como segunda língua, Tatiana é a criadora do canal TLT (Tiny Little Things) e há dez anos Tatiana compartilha seu amor pelos livros por meio do YouTube. 

Às 19h, no Cinema Cultural, escritores locais terão a oportunidade de participar de uma mesa-redonda especial, que marcará o encerramento da edição de 2017 do festival. A atividade tem o objetivo de fomentar a cena literária votuporanguense, aproximando os autores locais do público e atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade.

Mostra de Teatro
A Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes traz a Votuporanga uma série de espetáculos, que se dividirão entre o Centro de Cultura e Turismo e o Centro de Convenções, ao longo do final de semana. No sábado, acontecem as apresentações dos compartilhamentos de processo “Já Q Sou Brasileiro”, da Cia. Assim de Repente, de Fernandópolis e “Burundanga”, do Grupo Camaleões, de Olímpia; e dos espetáculos “Os outros reservas”, do Aliteatro, de Presidente Prudente; “Maria Peregrina”, do Vice Versa Grupo de Teatro, de Registro; Borandá, do Grupo Anankê, de Indaiatuba; “Erêndira”, do 3º Ato de Teatro, de Piracicaba; e “Cabarexistência”, do Grupo de Apoio à Loucura (G.A.L.), de São José do Rio Preto.

Já no domingo, as atrações da mostra são: uma segunda sessão da peça “Os outros reservas”, do Aliteatro, de Presidente Prudente; o compartilhamento de processo “Jozu (in process), da Minha Nossa Companhia, de São José do Rio Preto; e os espetáculos “A Greve do Sexo”, da Cia. Espelunca de Teatro, de São Carlos; e “Gota d’Água”, da Cia. Teatral Caboclo Ventura, de Santa Gertrudes.
A Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Oficinas
No sábado e no domingo, o artista plástico Rodrigo Scó ministra oficinas de pintura e desenho para crianças, na Varanda Cultural da Biblioteca Municipal. O principal foco das aulas é o desbloqueio do processo criativo dos alunos, encorajando-os a explorar suas habilidades, sem se preocupar com estilos ou regras formais. As atividades acontecem nos dois dias, das 14h às 15h45 e das 16h15 às 18h. 

No sábado e no domingo, acontecem ainda as oficinas “Canto do Conto – Narrativas de Histórias”, com Jacqueline Baumgraez, realizada na Sala de Oficinas, das 15h às 19h, numa parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura; e “Brinquedo Cantado”, com Jussara Belone, às 17h, no Galpão Fliv. 

No domingo, às 11h, Gabriela Carvalho ministra o workshop “Quem conta um conto”, na Brinquedoteca da Biblioteca Municipal. Voltada a pessoas de todas as idades, a atividade propõe resgatar a tradição da narrativa oral, ampliar o vocabulário, os pontos de vista, desenvolver a oratória, a formação de opinião e criar o hábito de ouvir e contar histórias. O projeto realizado com o apoio da Prefeitura de Votuporanga por meio do Programa Municipal Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural 2017.

Apresentações
No sábado, o auditório externo recebe, às 19h, o show Regional Cabidela. O grupo de choro se apresenta com os músicos José Cássio Jaber, Lucas Bergman, Renan Santos, Gustavo Bombonato, Davi Felipe e a cantora Zu Laiê, levando ao público o encanto das rodas de choro na sua linguagem genuinamente instrumental, e na sua versão cantada, celebrando os compositores e intérpretes que marcaram o gênero musical brasileiro.

No domingo, às 14h, acontece a Votu Otaku Fest, com personagens diversos do mundo dos quadrinhos, games, animes, séries, filmes, no Parque da Cultura. Às 17h, no auditório externo, acontece a JAM no Asfalto + Rockmaster Party, uma festa de danças urbanas realizadas por DJ´s e dançarinos da cultura Hip Hop. Às 20h, o projeto Capoerando, da Secretaria de Esportes e Lazer de Votuporanga, se apresenta no Galpão Fliv, sob a supervisão do Mestre Lousado.

Contações de histórias e atividades físicas
Ao longo do final de semana, acontecem diversas sessões de contação de histórias, com Gabriela Carvalho e com a Cia. Entre Aspas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades diversas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle, seguido de um encontro de praticantes do exercício; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga.

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência