Novidades

Fliv divulga programação completa com mais de 170 atividades

A sétima edição do Fliv –Festival Literário de Votuporanga começa neste sábado (21/10), com uma grande programação, repleta de novidades e proporcionada ao município pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), do Governo do Estado. O caderno de programação e encartes informativos serão distribuídos no evento gratuitamente para os visitantes.

O acesso digital à agenda do FLIV pode ser feito pelo site www.flivotuporanga.com.br.

Nos nove dias, serão mais de 170 atividades, inteiramente gratuitas. Entre os principais destaques deste ano, estão atrações musicais, escritores e convidados especiais que passarão pelo festival, que acontece entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura, numa parceria da Prefeitura com a APAA e o apoio de diversas empresas e instituições.

Neste ano, a autora homenageada pelo festival é a paulistana Lygia Fagundes Telles. Renomada romancista e contista, Lygia é considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira. A escritora é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

Atrações musicais

Além das apresentações da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes e da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, no dia 21, durante a abertura do festival, neste ano também sobem ao Palco Principal: o cantor André Frateschi, no dia 22; a Banda Mais Bonita da Cidade, no dia 27; a cantora Angela Maria, no dia 28; e os artistas Luciana Mello e Jair de Oliveira, no dia 29, encerrando a programação do evento com o show “Tributo a Jair Rodrigues”, que integra o Circuito Sescoop/SP de Cultura, numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder. Todos os shows terão início às 21h.

Escritores e contação de histórias

Tendo como um dos principais objetivos o incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, o Fliv 2017 contará também com diversas sessões de contação de histórias e bate-papos com escritores.

A realização do evento também conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, que proporcionará a visita de centenas de alunos das escolas municipais. Uma das atrações mais aguardadas pelas crianças é a contadora Kiara Terra, que volta ao festival, no dia 23, em diversos horários. Haverá ainda a presença de talentosos artistas votuporanguenses, de áreas como teatro, dança e música para alegrar a criançada.

Entre autores renomados, marcarão presença nesta edição a jornalista Daniela Arbex, no dia 22, e os escritores Geruza Zelnys de Almeida, no dia 23; Carol Rodrigues, no dia 24; Carina Castro, no dia 25; Santiago Nazarian, no dia 26; e Evandro Affonso Ferreira, no dia 27. Já no dia 29, haverá uma mesa-redonda especial, composta por autores locais, atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade e região.

Convidados

Convidados especiais como a booktuber Tatiana Feltrin, a googler Gleidys Salvanha e o historiador Victor Henrique Menezes têm presença confirmada nesta edição. Responsável pelo canal TLT (Tiny Little Things), há dez anos Tatiana compartilha seu amor pelos livros e incentiva a leitura por meio do YouTube e participará de um bate-papo, no dia 29. Diretora de negócios do Google Brasil, a votuporanguense Gleydis conversará com o público, no dia 28, sobre o tema “Dá um Google”. Mestrando em história pela Unicamp, Victor ministrará uma oficina a respeito dos temas contemporâneos presentes na série “Harry Potter”, também no dia 29.

Mostra de Teatro Ademar Guerra

Pelo segundo ano consecutivo, o Fliv recebe a Mostra de Teatro Ademar Guerra, realizada pelo Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Entre os dias 25 e 29, diversos grupos do programa, vindos de diferentes municípios do interior do estado, se apresentarão com espetáculos de dança e teatro, que se dividirão entre o Centro de Convenções e o Centro de Cultura e Turismo.

Oficinas

Entre as atividades oferecidas pela programação, o público poderá participar de exibições de filmes e de duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, no dia 24, comandadas por Jéssica Brito eÍcaro San Carlo e realizadas numa parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), por meio do programa “Pontos MIS”.

Entre as demais oficinas que integrarão o festival, estarão o minicurso “Leitura e Mediação: A Jornada do Leitor”, ministrada pela Profª Ma. Karina de Oliveira, da UNIFEV, nos dias 26 e 27; a atividade “Pintura e Desenho para Crianças”, com o artista plástico Rodrigo Scó, nos dias 28 e 29; e a capacitação “Canto do Conto - Narrativas de Histórias”, com Jacqueline Baumgraez, também nos dias 28 e 29.

Estrutura

Em 2017, a estrutura do FLIV contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, de modo que espaços como biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão grande parte das atividades da programação.

Além das áreas do Centro de Cultura e Turismo, o já tradicional Galpão FLIV abrigará atividades literárias dos mais variados estilos. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados os espetáculos musicais.

Programação completa

A programação completa já está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Acompanhe as novidades sobre o festival pelo site ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência