Novidades

FLIV 2016 recebe exposição sobre Cora Coralina

A poetisa goiana Cora Coralina é a autora homenageada da 6ª edição do FLIV – Festival Literário de Votuporanga, que tem início nesta sexta-feira (21/10) e segue até o dia 29 de outubro, no Parque da Cultura.

Entre as principais atrações que relembrarão o legado da escritora durante o festival, está a exposição “Cora Coralina: Coração do Brasil”, que começou a ser montada nesta quarta-feira (19/10), no Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”.

A exposição marca uma nova concepção do Museu Casa de Cora Coralina, reinaugurado em março deste ano, na Cidade de Goiás, terra natal da poetisa. A mostra, que permanece no FLIV entre os dias 21 e 29 de outubro, traz o modo de vida de Cora e apresenta a poesia da autora num espaço moderno e interativo. 

Celebrando os 60 anos que Cora retornou de São Paulo para morar definitivamente em Goiás, as intervenções propostas pela exposição proporcionam ao visitante uma visita poética aos versos da escritora goiana. 

Um dos responsáveis pelo projeto, o professor Cleomar Rocha, da Universidade Federal de Goiás (UFG), caracteriza a mostra como uma experiência sensível, pulsante, uma forma de incorporar a poesia a novos sistemas multimídia em seu estado vibrante, visual e sonoro: “O projeto retoma a ideia de que a poesia está nas paredes, na água da bica, na fumaça do fogão onde Cora fazia seus doces”, complementa o professor. 

O Media Lab/UFG - Universidade Federal de Goiás é o responsável pelo projeto expográfico de cunho social e cultural para o Museu Casa de Cora Coralina. Em Votuporanga, o projeto conta com a colaboração do Museu Municipal “Edward Coruripe Costa”.

Durante o FLIV, a exposição “Cora Coralina: Coração do Brasil” estará aberta ao público a partir desta sexta-feira (21/10), das 19h às 22h, e entre os dias 22 e 29 de outubro das 8h às 22h, no 1º piso do Centro de Informações Culturais e Turísticas “Marão Abdo Alfagali”.

Museu Casa de Cora Coralina

Cora (de coração) e Coralina (de coral) são os nomes que formam o pseudônimo de Ana Lins dos Guimarães Peixoto Bretas (1889-1985), que passou parte da sua vida ao lado da ponte sobre o Rio Vermelho, na Cidade de Goiás. O Museu da Casa de Cora Coralina contempla a cozinha, onde estão os tachos de cobre que Cora usava para fazer doces; o quarto, que está como ela deixou, com vestidos pendurados na parede e também seus livros, fotos, cartas, máquina de escrever e até a bengala, que a amparou até os últimos dias, estão expostos.

Em duas salas, totens reproduzem vídeos em que ela aparece declamando seus poemas. Durante o tour o visitante também conhece mais sobre as pessoas que fizeram parte da vida da escritora, como Maria Grampinho, andarilha que perambulava pela cidade carregando sua trouxinha (a quem Cora dedicou um poema). O Museu Casa de Cora Coralina está localizado ao lado da ponte sobre o Rio Vermelho, na Cidade de Goiás, e funciona desde 1989, ano que marcaria o centenário do nascimento da poetisa.

Sobre o FLIV

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV é considerado o maior evento multicultural gratuito do Estado de São Paulo. De 21 a 29 de outubro, terá a sua maior edição no Parque da Cultura com nove dias de atividades gratuitas abertas ao público, contabilizando cerca de 125 horas gratuitas de promoção à cultura, com foco no incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, na faixa etária de 6 a 14 anos. Entre as principais atrações desta edição, estão a presença da filha de Cora Coralina, Vicência Bretas, e de escritores como Ignácio de Loyola Brandão, Marcia Tiburi e Lourenço Mutarelli. Em cinco edições, o festival registrou mais de 230 mil visitantes de 40 municípios do interior paulista. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga

Organização

O FLIV 2016 é realizado pelo Ministério da Cultura, Instituto Comuna, Prefeitura de Votuporanga e Governo do Estado com patrocínios oficiais do Guaraná Antartica e Elektro pela Lei de Incentivo à Cultura e Proac/SP – Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo. E os apoiadores Grupo HSA, Senac, Abaçaí Organização Social de Cultura, Poiesis – Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura; Projeto Ademar Guerra; OC Oficinas Culturais, Apaa – Associação Paulista dos Amigos da Arte; Sesc 70 anos; Unifev; Museu Casa de Cora Coralina; Media Lab/UFG; SP Leituras e Sesi/SP. Promoção, TV TEM.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência