Novidades

FLIV promove curso de contação de histórias para educadores

O Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será de 21 a 29 de outubro, mas as atividades voltadas ao incentivo à leitura já vão começar. Nesta terça e quarta-feira (30 e 31), a famosa escritora, atriz e contadora de histórias Kiara Terra estará em Votuporanga para capacitar professores, atores e profissionais de contação de histórias.

As atividades serão no auditório do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”, das 10 às 17 horas. Os participantes do curso farão, de maneira voluntária, sessões de contação de histórias para o público durante o FLIV.

A capacitação busca fortalecer o trabalho do educador-narrador com a palavra escrita e narrada. “Trabalhamos juntos para desenvolver em cada educador o melhor contador de histórias que ele podese tornar”, explica Kiara.

Conforme explica a coordenadora do FLIV, Cibeli Moretti, entre as propostas da atividade está a apresentação desse modelo inovador de educação. “Acreditamos que, por meio da contação de histórias para crianças, seja possível estimular a imaginação e a criatividade, assim como despertar a curiosidade pela leitura e a busca de conhecimento”, destaca Cibeli.

Na opinião da Secretária da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, “sempre foi um desejo pensar no FLIV como um norteador para ações durante todo o ano, a exemplo da programação do FLIV Itinerante e agora com a formação ofertada pela Kiara, onde uma rede de pessoas capacitadas se torna multiplicadora de atuações ligadas a literatura”.

A atividade é uma realização do FLIV e da Prefeitura de Votuporanga, em parceria com a Secretaria de Estado da Cultura e a Organização Social Poiesis, por intermédio da Oficina Cultural Fred Navarro.

Kiara Terra

Kiara Terra nasceu em São Paulo, formou-se emTeatro, no Célia Helena Centro de Artes e Educação, e em Comunicação das Artes do Corpo, na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Contadora de histórias desde 1998, Kiara também atua como escritora. Em 2009, lançou seu primeiro livro, “A Menina dos Pais-crianças”, ilustrado por Jean-Claude Ramos Alphen e publicado pela editora Ática. Atualmente, ela viaja o Brasil formando educadores.

Há 15 anos, Kiara criou um método de narração de histórias chamado “A História Aberta”, baseado em narrativas colaborativas, que acontecem com participação do público.

“Ela é presença constante nos melhores lugares com contação de histórias, seja nas unidades do Sesc, Centro Cultural Banco do Brasil, Centro Cultural São Paulo, Biblioteca de São Paulo, além de inúmeras conhecidas livrarias e eventos como Virada Cultural, Bienal do Livro, entre tantos outros”, afirma Carlos Yamaguchi, jornalista e espectador de Kiara Terra.

O FLIV

A 6ª edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 será no Parque da Cultura, entre os dias 21 e 29 de outubro, com uma extensa programação aberta a todos os públicos e com foco no estímulo à leitura e incentivo às atividades culturais. O festival votuporanguense é um evento multicultural considerado um dos mais importantes do Estado. A edição deste ano homenageará a poetisa Cora Coralina e tem como patronesse Eliane Godoi, grande apoiadora do evento em Votuporanga e secretária municipal da Educação, Cultura e Turismo no período de criação do festival, em 2011. A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçaí Cultura e Arte (OrganizaçãoSocial de Cultura), Poiesis (Organização Social de Cultura); do SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo) e SESI-SP (Serviço Social da Indústria).

Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga. Escritores e demais interessados em apoiar o evento podem entrar emcontato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência