Novidades

Cora Coralina será a homenageada do FLIV 2016

O festival será realizado no Parque da Cultura em Votuporanga; espaço foi inaugurado no dia 13 agosto pelo prefeito Junior Marão e o Governador do Estado, Geraldo Alckmin

É tradição, entre os eventos voltados à literatura, a escolha de uma personalidade para ser lembrada com mais atenção e honra. Pela segunda vez o Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2016 homenageará uma mulher. Considerada uma das mais importantes escritoras brasileiras, Cora Coralina terá sua vida e obra retratados durante o evento, de 21 a 29 de outubro. Antes dela, a artista plástica, Tarsila do Amaral, havia sido homenageada em 2014. Foram homenageados também os poetas Vinícius ​de Moraes e Manoel de Barros.

O curador do FLIV 2016 será Reynaldo Damazio, reconhecido escritor e fundador do Centro de Apoio ao Escritor da Casa das Rosas​, em São Paulo. Ele destaca a escolha de Cora Coralina para a menção do festival​. “Historicamente, a literatura escrita por mulheres ficou em segundo plano, obscurecida pela exclusão e pelo preconceito. A expressão de talento e criatividade de grandes autoras felizmente prevaleceu, como na linda história da poeta Cora Coralina, homenageada pelo FLIV. O fato de ter estudado apenas nos primeiros anos do ensino fundamental e de só ter estreado na literatura aos 76 anos, não a impediu de deixar uma obra singular e hoje respeitada”, diz.

O escritor reconhece a importância do festival para fomentar o debate que valoriza a arte da escrita. “Inspirada na trajetória e na obra de Cora Coralina, a proposta do FLIV 2016 é promover um amplo diálogo entre as múltiplas vozes da literatura brasileira contemporânea”.

Cora Coralina escreveu contos, poemas, poesias e até mesmo literatura infantil, colaborou para jornais, foi proprietária de estabelecimentos e doceira por mais de 20 anos.

Nasceu na cidade de Goiás, em 1889, e morou no interior de São Paulo durante 45 anos, passando pelas cidades de Jaboticabal, Penápolis e Andradina. Depois retornou a sua terra natal, onde faleceu, em 1985. Damazio conta que ela “tinha orgulho de ser doceira de mão cheia. Recebeu o apoio de jovens escritores para publicar seu primeiro livro e ganhou elogios de Carlos Drummond de Andrade. Foi poeta de palavras cheias e intensas como as águas do rio Vermelho, que corre ao lado da casa onde morou e que hoje abriga o museu com seu nome”. O primeiro livro de Cora foi “Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais”, de 1965, quando tinha 76 anos de idade.

Local

O palco do FLIV 2016 será o Parque da Cultura, inaugurado em 13 de agosto, pelo prefeito Junior Marão e o Governador do Estado, Geraldo Alckmin, ao lado de diversas autoridades e população. O Centro de Cultura e Turismo "Marão Abdo Alfagali", instalado no Parque, será inaugurado durante a programação do FLIV, em outubro.

No período de 21 a 29 de outubro, o público poderá conferir shows, contação de histórias, oficinas, intervenções artísticas, espetáculos de teatro e dança, exposição e venda de livros, entre outras atividades. Serão nove dias de intensa programação com entrada gratuita. A 6ª edição do FLIV terá início com a apresentação da Orquestra Bachiana  Filarmônica Sesi – SP, sob a regência do maestro João Carlos Martins, no dia 21 de outubro. Outros shows e convidados especiais serão anunciados nas próximas semanas.

A organização do FLIV é do Instituto Comuna e Prefeitura, tem o patrocínio da Elektro, através do ProAC-ICMS – Programação de Ação Cultural do Governo Estado de São Paulo, e conta com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, SESCOOP/SP (Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo), SESI-SP e Poiesis (Organização Social de Cultura). Acompanhe novidades e mais informações pelo site http://www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com/flivotuporanga

Escritores e demais interessados em apoiar o evento podem entrar em contato pelo e-mail fliv@flivotuporanga.com.br

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência