Novidades

FLIV disponibiliza caderno de programação para download

De 7 a 15 de agosto, a região central de Votuporanga será invadida por uma intensa programação cultural com artistas, escritores e músicos divulgando a arte e incentivando a formação de leitores. Para colaborar com quem pretende acompanhar os nove dias de atividades do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015, a organização divulgou nesta quarta-feira (5/8) o Caderno de Programação com informações das datas, horários e locais de cada atração.

O livreto de mais de 40 páginas está disponível para download no site oficial do festival – www.flivotuporanga.com.br  e a versão impressa será distribuída gratuitamente para o público visitante.

Um artigo especial sobre o poeta homenageado no FLIV 2015, Manoel de Barros, abre a publicação com trechos das obras do escritor morto em novembro de 2014. “O Fliv – Festival Literário de Votuporanga completa 5 anos, a idade de uma criança dos poemas manoeleses, e no ano de 2015 homenageia o poeta que gosta de fazer travessuras com as palavras, pois a ‘Palavra poética tem que chegar ao grau de brinquedo para ser séria’”.

Espaços FLIV

Todas as atividades informadas no Caderno serão em espaços montados na Concha Acústica “Prof Geraldo Alves Machado” e praça Dr. Fernando Costa: Galpão Livrarias, na praça, com presença das livrarias Espaço, Premier e Saraiva; Galpão FLIV, na praça, com sarau, atividades para crianças e oficinas de musicalização; Feirinha FLIV, na praça, com  área de alimentação, troca de livros do Senac, espetáculos teatrais e venda de artesanato pelas entidades assistenciais; palco da Concha Acústica com shows e bate-papos; Cine Fliv, no vão livre da Escola de Artes, para exibição de filmes adultos e infantis e bate-papos com escritores; oficinas serão realizadas na Escola Municipal de Artes. O FLIV Itinerante ficará estacionado na rua Alagoas, ao lado da Concha Acústica. No sábado, às 10 horas, haverá roda e aulão de capoeira do grupo Alvorada e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer na praça “Prof. Benedito Lopes de Oliveira”, em frente à Concha.

Escritores regionais

Para divulgar escritores da nossa região, o FLIV abriu espaço para publicação de contos e crônicas nas páginas do Caderno. Na edição 2015, foram selecionados os textos de Bruno Latorre, 26 anos, de Votuporanga; Cleber Junior Falquete, 39 anos, de São José do Rio Preto; Ester Alkimim, 38 anos, de Votuporanga; Isabela Preto Junqueira, 25 anos, de Votuporanga; João Pedro Liossi, 19 anos, de São José do Rio Preto; Lucas Gatto, 28 anos, de Votuporanga; Merli Maria Garcia Diniz, 69 anos, de São José do Rio Preto; Nelsinho Bertoni, 51 anos, de Bady Bassitt; Orivaldo Grandizoli, 62 anos, natural de Votuporanga e residente de São José do Rio Preto; Sidnei Olivio, 55 anos, de São José do Rio Preto e Ubirathan do Brasil, 29 anos, de Auriflama. Para quem está se iniciando na arte, a professora Isabela Junqueira ministrará a oficina “Escrita Criativa”.

Shows

Três grandes shows prometem atrair um grande público para a Concha Acústica “Prof Geraldo Alves Machado”: Demônios da Garoa, dia 7; Rolando Boldrin comemora o aniversário da cidade no dia 8; e Zélia Duncan encerra a festa no dia 15 de agosto. Todos a partir das 20h30.

Roda de conversa com escritores

Importantes vozes da prosa brasileira atual, Ana Maria Gonçalves, Paulo Lins e André Sant’Anna promoverão no dia 8 de agosto, sábado, às 17h30, o Sarau de Prosa. No dia 9 de agosto, domingo, às 18h, o jornalista e escritor Caco Barcelos falará com o público sobre sua experiência junto ao programa Profissão Repórter e suas publicações com especialidade em jornalismo investigativo e e documentário. Dia 11, terça-feira, às 16h, é a vez do vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz. Ainda no dia 11, às 19h30 será possível acompanhar a explanação da jornalista de moda, escritora e  personal stylist Tita Aguiar, convidada pelo Senac Votuporanga. O humorista Reinaldo, ex- Casseta&Planeta, receberá o público no dia 13, quarta-feira, às 19h30, para falar sobre sua carreira no humor, livros, quadrinhos e música.No sábado, dia 15, último dia do Festival em Votuporanga, um Sarau Poético reunirá às 17h30 três destacados poetas da atualidade: Alice Ruiz, Micheliny Verunschk e Ricardo Aleixo. O educador Geraldo Peçanha lançará o livro “O Anjo de Bicicleta” para crianças de 10 a 11 anos na Escola Municipal de Artes.

Drummond e Tarsila

O espetáculo “Cartas de Maria Julieta e Carlos Drummond de Andrade” trará de São Paulo a atriz Sura Berditchevsky com um monólogo sobre meio século de correspondência entre um dos mais importantes poetas brasileiros, Carlos Drummond de Andrade e sua filha, a cronista Maria Julieta Drummond de Andrade, retratando as emoções contidas em suas linhas e entrelinhas. A peça já foi apresentada no Festival Literário de Paraty – FLIP. O projeto Mosaico na Estrada apresenta o espetáculo Vila Tarsila, da companhia Druw, sobre Tarsila do Amaral.

Bandas regionais

Além de trazer grandes nomes da música e da literatura, o FLIV busca valorizar o talento também dos artistas regionais. A banda “Varal de Renda”, de S.J. do Rio Preto e os grupos votuporanguenses “Ia, ia me sacode”, JAM Danças Urbanas (Ticko Bboy Brasil, Marcelo Biorki e DJ Bocka), Orquestra Projeto Sinfônico, grupo de Câmara e grupo Canto Livre da Escola Municipal de Artes; e a Corporação Musical Zequinha de Abreu, todos de Votuporanga, irão se apresentar no palco da Concha e outros espaços. Para incentivar a música com crianças de 0 a 10 anos, Jussara Beloni ministrará oficinas de instrumentos e musicalização em variados dias no Galpão FLIV.

Visita ilustre

Kaciane Marques Nascimento, de 10 anos, ficou conhecida depois de uma matéria exibida pela TV TEM, que a fez conseguir, por meio de apoiadores, montar uma biblioteca nos fundos de casa para os moradores do bairro. No Fliv, Kaciane foi convidada para falar sobre sua iniciativa aos alunos da rede municipal de ensino.

Contação de histórias

Haverá ainda contação de histórias com as companhias Fábrica de Sonhos, Entre Aspas e Com Con Lopes. Os votuporanguenses Gabriela de Carvalho e Álvaro Rovares estão entre os artistas que utilizarão muita imaginação, objetos do cotidiano e uma ajuda do público presente para encantar crianças e adultos.

Circo-teatro

O circo invadirá a praça da igreja Matriz no espaço Feirinha Fliv. Serão apresentados os espetáculos Circo Lando da Cia Fábrica dos Sonhos e O Circo da Cia Entre Aspas (apoio Senac Votuporanga). Mágicas, palhaços e muitas brincadeiras irão surpreender os visitantes do FLIV. No mesmo espaço da Feirinha Fliv, o Senac montará a Feira de Troca de Livros.

Cultura urbana

Marcelo Biorki ministrará uma oficina de rima em que os participantes aprenderão mais sobre a cultura do Rap e também a criar suas próprias poesias e letras de música. Já o rapper Renan Inquérito fará uma parada poética especial a Manoel de Barros. A companhia Fulano de Tal (Ticko Boy) apresentará  o espetáculo de Danças Urbanas que reflete sobre o comportamento típico do cidadão brasileiro e o jeito singular de viver acelerado e um tanto confuso.

Artes cênicas

O Núcleo de Iniciação às Artes Cênicas estará presente pelo segundo ano consecutivo no FLIV realizando intervenções e performances artísticas durante as tardes e noites em vários pontos da Praça da Matriz e Praça Cívica, Obelisco e Fonte Luminosa, em todos os dias do evento. O trabalho é coordenado por Graziella Fuscaldo e a produção e pesquisa desenvolvidas por alunos que abordam os mais variados temas e linguagens do universo artístico como poesia, contos infantis, resgate de brincadeiras infantis e cantigas de roda, teatro lambe-lambe e interações urbanas. O NIAC é um projeto da Prefeitura de Votuporanga, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, desde 14 de Setembro de 2013.

Filmes

No Cine FLIV crianças e adultos poderão assistir, gratuitamente, a diversas sessões. Serão exibidos os filmes infantis Ponyo - Uma Amizade que Veio do Mar, Meu Amigo Totoro, Kiriku e a Feiticeira e O Reino dos Gatos. Na categoria adulta, sessões de Só Dez por Cento é Mentira (sobre Manoel de Barros) e Janela da Alma.

Brinquedos

A brinquedoteca Móvel Bibi Fom Fom percorrerá os espaços do festival com brinquedistas preparados para desenvolver atividades específicas para cada idade (0 a 10 anos). Mães e gestantes também terão uma atenção especial com as ações da Semana do Bebê. 


Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência