Novidades

Escolas da região podem agendar visita ao festival

Contação de histórias, encontro com escritores, espetáculos teatrais e muitas outras atividades aguardam crianças e jovens no Festival Literário de Votuporanga que começa na próxima sexta-feira (7/8), às 20 horas, e segue até o dia 15 de agosto. A organização montou um esquema especial de recepção às caravanas de escolas da cidade e região.
 
Interessados em trazer ao FLIV 2015 grupos escolares das redes pública ou particular de ensino devem agendar a data e horário. “Com este controle, poderemos receber a todos com conforto e com uma programação direcionada que atenda aos anseios de cada faixa etária”, comenta a responsável pelo receptivo do festival, Karina Moraes.
 
Já confirmaram presença, cidades de Araçatuba, Ouro Verde, Cardoso, São José do Rio Preto e de muitos outros municípios da região. Estima-se que mais de 15 mil estudantes passem pelo festival nos nove dias do evento. A oferta dos ônibus e transporte dos estudantes ficam sob a responsabilidade das escolas.
 
O agendamento deve ser feito pelo (17) 99132-5445 ou karina@aportte.com com Karina Moraes.
 
Tico Santa Cruz
Uma das opções para grupos escolares é a participação nas rodas de conversa com escritores. Dia 11, terça-feira, às 16h, por exemplo, o vocalista da banda Detonautas, Tico Santa Cruz, vai bater um papo, focado no público jovem, sobre o trabalho com a música e a fundação da banda, além de temas como política, literatura e comportamento. Também devem permeiar a conversa os polêmicos livros escritos por ele e as postagens nas redes sociais em que Tico expressa opiniões políticas de maneira independente e crítica.
 
Galpão FLIV
As escolas também podem visitar o galpão FLIV voltado ao público infantil. O espaço terá puffs, tapetes e colorida cenografia para contação de histórias com artistas locais, músicas, atividades de ilustração e desenho com monitores, brincadeiras circenses e apresentações teatrais da companhia Fábrica de Sonhos (de Votuporanga).
 
Doação de livros
Os estudantes que visitarem o FLIV ganharão exemplares das adaptações dos livros ‘O Alienista’, de Machado de Assis e ‘A Pata da Gazela’ de José de Alencar. A doação de 30 mil livros foi feita pela escritora, responsável pelas adaptações, Patrícia Engel Secco, e pelo Instituto Brasil Leitor e Senac Votuporanga. As obras têm uma linguagem acessível ao público juvenil e adulto ou para quem está se iniciando no mundo da literatura.
 
Workshop
O educador Geraldo Peçanha de Almeida (de Curitiba) estará no FLIV com atividades de contação de histórias e para o lançamento do livro “O Anjo da Bicicleta”, assinado por ele e dirigido a crianças de 10 a 11 anos.
 
Mosaico na Estrada
Outra atividade para os jovens será a apresentação do projeto cultural do Sescoop/SP com o espetáculo “Vila Tarsila”. O grupo contará a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw. A apresentação será no dia 14, às 20h30. Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência