Novidades

Começa montagem da estrutura para FLIV 2015

Com o intuito de ser um evento interativo e aberto a todos, a quinta edição do Festival Literário de Votuporanga – FLIV 2015 será realizada num espaço totalmente integrado com o centro comercial da cidade. A estrutura, na área de 2 mil m², começou a ser montada nesta sexta-feira (31/7) para sediar, de 7 a 15 de agosto, quase 130 horas de atividades culturais na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado” e Praça Dr. Fernando Costa, entre as ruas São Paulo e Amazonas. No primeiro sábado do festival, o comércio ficará aberto até às 18 horas.
 
“Esta é a maior estrutura montada para o FLIV nestes cinco anos de evento”, afirma a secretária de Cultura e Turismo de Votuporanga, Silvia Stipp. Serão tendas para atividades especiais com o público infantil, livrarias, espaços para encontro com escritores, praça de alimentação e venda de produtos artesanais, área para manifestações artísticas, cinema, entre outras.
 
Ao lado da Igreja Nossa Senhora Aparecida está a maior tenda do festival. Com 500 m², é chamada de “Galpão FLIV” e abrigará atividades voltadas ao público infantil. Estima-se que mais de 15 mil crianças de escolas da região Noroeste Paulista visitem o espaço em caravanas cedidas pelos municípios. Elas serão recebidas com contação de histórias, músicas, brincadeiras circenses e apresentações teatrais da companhia Fábrica de Sonhos. “O FLIV é um dos únicos eventos do Brasil com este foco voltado para o incentivo à leitura e promoção da cultura junto ao público infantil”, conta a organizadora do FLIV, Cibeli Moretti. Toda a tenda terá uma decoração especial com tapetes, puffs e uma colorida cenografia.
 
Numa outra tenda de 200 m², próxima ao Galpão, estarão as livrarias Saraiva, Premier e Espaço com comercialização de livros. As crianças terão prateleiras específicas com obras da literatura infantil. “Faremos a doação de 30 mil livros que ganhamos da autora Patrícia Engel Secco, do Instituto Brasil Leitor e Senac Votuporanga. As obras ‘O Alienista’, de Machado de Assis e ‘A Pata da Gazela’ de José de Alencar foram adaptadas pela escritora, numa linguagem acessível ao público juvenil e adulto ou para quem está se iniciando no mundo da literatura”, explica Cibeli.
 
O espaço embaixo da Escola de Artes, atrás da Concha Acústica, será reservado para o “Cine FLIV” com sessões de cinema, entre elas o Cine Bebê do projeto “Primeiríssima Infância”, voltado a orientar mães e gestantes no cuidado com os filhos de 0 a 3 anos. Haverá filmes também para o público adolescente e adulto. O local será utilizado ainda para rodas de conversa com escritores. O poeta brasileiro Manoel de Barros, homenageado desta quinta edição, ganhará uma exposição sobre sua vida e obra.
 
Feirantes de Votuporanga poderão comercializar seus produtos na Praça de Alimentação que será montada ao lado da fonte da igreja Matriz. Ao lado, entidades assistenciais apoiadas pela Secretaria de Assistência Social, terão um espaço para apresentar e vender peças de artesanato.
 
A Concha Acústica receberá todo o aparato de som e iluminação para os shows de Demônios da Garoa, no dia 7 de agosto, às 20h30, logo após à abertura oficial com a presença das autoridades e parceiros. Sábado, 8 de agosto, é  dia de comemorar o aniversário de 78 anos de Votuporanga com o show de causos e músicas caipiras de Rolando Boldrin. No dia 15 de agosto, Zélia Duncan encerra a programação no mesmo palco.
 
A equipe do Samu e um espaço Saúde ficarão à disposição dos visitantes. Na edição 2014, mais de 60 mil pessoas passaram pelo festival. Não haverá interdição de ruas na região, no entanto, agentes de trânsito e a polícia darão apoio aos motoristas e pedestres.
 
Horário
As atividades do FLIV serão desenvolvidas entre 7 e 15 de agosto, das 7h30 às 22 horas, de segunda à sexta-feira; e das 9h às 22h aos sábados e domingos.
 
Organização
A organização é do Instituto Comuna e Prefeitura de Votuporanga, com apoio da Associação Paulista dos Amigos da Arte (Apaa), da Abaçai Cultura e Arte - Organização Social de Cultura, Governo do Estado, Deputado Carlão Pignatari e Senac Votuporanga; patrocínio do Supermercado Porecatu e HSA Logística e Transportes por meio do Programa de Ação Cultural –ProAC/ICMS e ainda Banco do Brasil; promoção TV TEM.
 
Sobre o FLIV
O Festival Literário de Votuporanga é um evento multicultural que reúne em nove dias diversas atividades ligadas à literatura. O FLIV completa 5 anos em 2015 e está inserido dentro da programação de festividades pelo aniversário da cidade (8 de agosto). Em quatro edições, registrou um público de mais de 160 mil pessoas. Saiba mais em www.flivotuporanga.com.br ou no facebook.com.br/flivotuporanga
 

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência