Novidades

Mosaico na Estrada é atração no Festival Literário de Votuporanga

Projeto cultural do Sescoop/SP apresenta pela primeira vez espetáculo de dança contemporânea que conta a infância de Tarsila do Amaral

O Mosaico na Estrada, projeto cultural do Sescoop/SP, apresenta pela primeira vez um espetáculo de dança contemporânea no interior de São Paulo. O “Vila Tarsila”, que conta a infância da pintora modernista Tarsila do Amaral, encenado pela Cia Druw, é uma das atrações do tradicional Festival Literário de Votuporanga (Fliv), que acontece de 7 a 15 de agosto na cidade. A programação do evento será divulgada pela organização na próxima segunda-feira (27/7). Além dos shows já anunciados de Demônios da Garoa (7/8) e Zélia Duncan (15/8), haverá rodas de bate-papo, presença de diversos escritores, espetáculos culturais, musicais e muito mais.

A presença do Mosaico é uma iniciativa do Sescoop/SP com o apoio de três cooperativas – Coacavo (Cooperativa de Agronegócio e Armazenagem de Votuporanga), Sicoob Credlíder (Cooperativa deCrédito) e Coopevo Dinâmica (Cooperativa Regional de Ensino de Votuporanga) e da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo. A peça será apresentada no penúltimo dia do evento (14), às 20h30, na Concha Acústica “Geraldo Alves Machado”. O ingresso é um quilo de alimento não perecível, que poderá ser trocado nas próprias cooperativas. As doações serão revertidas em benefício de entidades assistenciais do município.

O Mosaico na Estrada foi criado em 2001 com o objetivo de oferecer atrações culturais de música, cinema, teatro e artes plásticas. A analista de projetos culturais do Sescoop/SP, Silvia Rodrigues Nascimento, explica que, com a dança, o projeto busca atrair um novo público.

“Nosso objetivo é diversificar a programação do Mosaico na Estrada de forma inteligente, unindo linguagens e atraindo os amantes da dança”, diz Silvia Nascimento.

Tarsila do Amaral foi casada com o escritor Oswald de Andrade (1890-1954), que participou ativamente da Semana de Artes Moderna de 1922 no Teatro Municipal de São Paulo.

Em Vila Tarsila, a coreógrafa Miriam Druwe (fundadora da companhia) e a diretora teatral Cristiane Paoli Quito jogam luzes nas memórias de infância da artista, como a educação francesa e as brincadeiras na fazenda da família em Capivari, no interior paulista.

Os figurinos dos atores e as imagens projetadas no palco de quadros pintados por Tarsila, como Abaporu e Sol Poente, transportam o público para o seu universo artístico.

A Agente de Desenvolvimento Humano da Coacavo e da Sicoob Credlíder, Letícia Madalozo, afirma que a escolha da peça está de acordo com a proposta Mosaico na Estrada: oferecer cultura de qualidade nas cidades onde as cooperativas estão inseridas. “Vamos participar da Fliv oferecendo à população com um espetáculo inovador e moderno”, reforça Letícia Madalozo.

Sobre o Mosaico na Estrada

O Mosaico na Estrada conta atualmente com a parceria de cerca de 140 cooperativas. Seu planejamento e execução envolvem as cooperativas em ações sociais, levando cultura de qualidade às populações de diversas regiões do Estado. 

Essas ações são revertidas em atos solidários, pois os ingressos são trocados por itens de alimentação ou higiene pessoal doados para as instituições das cidades que sediam os eventos.

O projeto registrou até o ano passado 505 ações em diversas linguagens artísticas - teatro, música, cinema e artes plásticas – em 101 cidades, com um público de 400 mil pessoas.

A programação de espetáculos e oficinas criativas é realizada em diversos locais: cooperativas, escolas, paróquias, teatros, estacionamentos, parques e praças.


Serviço

Vila Tarsila

Cia Druw

Recomendação: Livre

Local: Concha Acústica Geraldo Alves Machado 

Endereço: Rua São Paulo, s/nº - Centro

Data: 14 de agosto

Horário: 20h30

Ingresso: 1 kg de alimento nãoperecível

 

Postos de troca:

Coacavo e Sicoob Credlíder -

Rua São Paulo, 3069 - Centro

Telefone: (17) 3405-9455

Coopevo Dinâmica

Rua Denizart Vidigal, 3620 – Chácara daAviação

Telefone (17) 3421-8646

Iniciativa: Sescoop/SP

Apoio: Coacavo, Sicoob Credlíder, Coopevo Dinâmica e Secretaria Municipal de Cultura e Turismo

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência