Novidades

FLIV 2013 atrai público de 45 mil pessoas em 11 dias de evento

Votuporanga consolidou-se como a cidade do maior festival de literatura e arte do noroeste paulista com a terceira edição do FLIV (Festival Literário de Votuporanga), que terminou nesta sexta-feira (10 de maio), envolvendo um público de 45 mil pessoas em 11 dias de evento e proporcionando a venda de 53 mil livros.

Com uma programação cultural recheada de atrações da música, do teatro, da dança e das artes visuais, além, é claro, da presença ilustre de grandes escritores da atualidade, o FLIV 2013 cumpriu efetivamente com seu papel de promover o hábito da leitura entre diferentes gerações, principalmente as crianças.

A terceira edição ganhou uma estrutura especial na Avenida dos Bancários, com um pavilhão de 1,5 mil m² e um palco, além do Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e do espaço da Atol Cultural, que também serviram de palco para as atividades do festival literário. Todos estes espaços juntos deram vida a um complexo de 6 mil m² dedicado à cultura e à educação.

Para a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Silvia Cristina Rodolfo, o FLIV superou todas as expectativas, envolvendo um público além do esperado. “O evento incentivou a leitura efetivamente. As crianças vinham à feira com a escola e depois retornavam com os pais”, comenta.

Segundo Silvia, a expectativa é de que a próxima edição do festival literário seja realizado no centro cultural que está sendo construído no Centro de Lazer do Trabalhador, inovando novamente em estrutura e atrações para o público. “Recebemos muitas sugestões tanto de expositores como de professores e pais, o que demonstra que o evento conquistou a comunidade, que quer ver o FLIV cada vez melhor para divulgar o nome de Votuporanga para todo o país”, enfatiza.

Incentivo à leitura
A venda de livros durante o FLIV 2013 foi recorde, superando os 41 mil títulos comercializados no ano passado. Foram vendidos 53 mil livros pelas livrarias Premier, Espaço e Saraiva, editora Senac, projeto Caravana da Leitura e Sebo Votuporanga.

Para os estudantes da rede municipal de Votuporanga, a organização do festival literário disponibilizou vale-livro no valor de R$ 10. Foram 3.500 vales concedidos para estudantes de 1ª a 8ª série.

O número de estudantes da região que visitaram o FLIV também foi recorde. Cerca de 15 mil estudantes de escolas de 30 cidades do noroeste paulista, inclusive de São José do Rio Preto, vieram conferir às atrações do festival votuporanguense.

Programação cultural
Todas as atrações culturais do FLIV foram oferecidas gratuitamente para a comunidade de Votuporanga e região. O evento, que prestou homenagem ao centenário do poeta Vinicius de Moraes, foi aberto em grande estilo, com o show de um dos grandes parceiros do “poetinha”, o cantor Toquinho, que contou com a participação especial da cantora Tiê. Somente na noite de abertura do FLIV, no dia 30 de abril, o evento reuniu 5 mil pessoas.

Nas rodas de conversa, organizadas pelo Clube de Autores, parceiro do FLIV desde a primeira edição, o público trocou ideias com nomes como o escritor Paulo Lins, que acaba de lançar livro sobre a história do samba no Rio de Janeiro; os poetas Marcelino Freire e Sergio Vaz, dois nomes que são referenciais na promoção da leitura nas periferias; Antonio Cicero e Francisco Bosco, duas gerações da poesia brasileira; os cronistas Humberto Werneck e Braulio Tavares; e os quadrinistas Alexandra Moraes e André Dahmer.

Realizados concomitantemente ao FLIV, a 1ª Mostra Internacional de Dança de Votuporanga e o 10º Fórum Internacional de Dança do Estado de São Paulo apresentou um panorama da dança para o público da região, com espetáculos de sete países, com culturas e linguagens bem distintas.

As oficinas e palestras da programação formativa do FLIV 2013 atraíram um público expressivo, desde professores a jovens interessados em desenvolver a criatividade e outras habilidades sensoriais. Do origami à dança, a comunidade envolveu-se com a programação do FLIV de forma plena.

Para a coordenadora-geral do FLIV, Cibeli Moretti, o evento constrói uma trajetória empreendedora, atraindo cada vez mais o público da região e conquistando importantes parceiros e patrocinadores. “A cada nova edição do FLIV damos mais um passo para torna-lo o maior evento literário do estado de São Paulo”, reforça.

O FLIV 2013 tem patrocínio da Usina Colombo e Açúcar Caravelas, Governo do Estado de São Paulo, Unifev, Clube de Autores, TV TEM e Fundação Itaú Social, além de apoio do Sescoop/SP, Abaçaí – Organização Social de Cultura e Atol Cultural. O evento é produzido com o apoio do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do Proac ICMS (Programa de Ação Cultural).

Imagens do FLIV 2013
http://www.flickr.com/photos/prefvotuporanga/

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência