Novidades

Festival Literário de Votuporanga é lançado oficialmente

A segunda edição do Festival Literário de Votuporanga (FLIV) foi lançada oficialmente na última quinta-feira (5/4), no Atol Cultural. O FLIV acontecerá de 1 a 5 de maio e reunirá nomes como de Mário Prata, Márcia Tiburi e shows com Jair Rodrigues e Luciana Melo e Ed Mota e da banda Black Rio. O lançamento contou com a presença do escritor e jornalista Ignácio de Loyola Brandão, da secretária da Educação, Cultura e Turismo de Votuporanga, Eliane Baltazar Godoi, e de autoridades municipais. O Festival acontecerá na Praça Santa Luzia.

O Festival terá início no dia 1º de maio juntamente com a Festa do Trabalhador e contará em sua programação ainda com as apresentações do Fórum Internacional de Dança, que trará para Votuporanga grupos de dança dos Estados Unidos, Togo, Bolívia, França e Argentina, além de sarau literário e oficinas de dança, modelagem, escultura com papel, pipa e tai chi chuan, oficinas, mesas de debates e encontros com autores. Já estão confirmados bate-papo com os escritores Mário Prata, Márcia Tiburi, Frederico Barbosa, Claudio Daniel, Elson Froés e Ferrez. O FLIV ainda contará com uma exposição sobre poesia concreta sob curadoria do poeta e especialista no assunto, Frederico Barbosa, tema do Festival deste ano.

“Ser patrono de um Festival como este é um enorme prazer. Um festival literário como este é uma semente, sempre jogada na tentativa de cativar novos leitores. Temos que ter, não apenas o envolvimento do poder público, mas de toda a população em um evento desta amplitude”, destacou Loyola Brandão.

Em seu discurso emocionado, a secretária da Educação Eliane Baltazar Godoi, destacou a importância do evento para o município, enfatizando que “o FLIV não pode ser um festival de apenas uma administração, tem que ter continuidade, pois estimula a formação de novos leitores”, disse Eliane. Outro ponto forte do FLIV destacado pela secretária foi o cheque-livro para os alunos da rede municipal de ensino. “Iremos entregar um cheque-livro no valor de R$ 10 para nossos alunos do ensino fundamental, dando autonomia para as crianças comprarem o livro que mais lhe agradar, despertando assim o interesse pela leitura”, concluiu Eliane.

O FLIV contará ainda com os espaços Senac, Livraria Premier, Livraria Espaço, Editora Abril, Atol Espaço Cultural, Caravana da Leitura, com o escritor Laé de Souza; Bookcafé Livraria e Café, Espaço TV TEM, Loja do FLIV e loja com produtos do artesanato local. No total, os expositores pretender comercializar cerca de 20 mil títulos, dos mais variados gêneros, como romances, contos e poesia.

A organização do FLIV espera que, durante os cinco dias, mais de 30 mil pessoas visitem o evento. A iniciativa tem como parceiros: a Secretaria de Estado da Cultural, Governo do Estado de São Paulo, Abaçai Organização Social de Cultura, Fundação Itaú Social, Clube de Autores, Unifev, Marão Máquinas Agrícolas, Posto Gramadão, Transrápido São Francisco e Fiat Camilla.

Cheque-livro

Outra ação importante do FLIV é o Cheque-Livro, que oferecerá, gratuitamente, aos alunos do ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino, com idade entre 6 e 14 anos, um cheque-livro no valor de R$ 10 para que eles possam escolher e comprar os livros dentro das livrarias montadas no Festival. As crianças participarão ainda de atividades ligadas à literatura, como sessões de contação de histórias e oficinas.

Legenda foto capa: Escritor Ignácio de Loyola Brandão recebe o título de patrono do FLIV

Legenda foto: Secretária da Educação, Eliane Godoi, apresenta programação do FLIV durante lançamento, no Atol Cultural

Fotos: André Takahashi

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência