Novidades

Leitores exercitarão a criatividade em oficinas e palestras do FLIV 2013

O Festival Literário de Votuporanga, o FLIV 2013, convida os leitores para exercitar a criatividade por meio de uma programação repleta de oficinas e palestras sobre diferentes temas. As atividades acontecerão no Pavilhão do FLIV, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo” e no espaço do Atol Cultural.

A primeira palestra, no dia 1º de maio, às 10h, no auditório do Centro de Convenções, será voltada principalmente para professores da rede municipal. O escritor Tiago de Melo Andrade, de Uberaba (MG), autor de livros infantis, infanto-juvenis e adultos, falará sobre o resgate do prazer da leitura, além de participar de sessão de autógrafos.

Os professores também poderão participar de uma roda de conversa, no dia 6 de maio, das 18h30 às 20h30, com Ivani Capelossa Nacked, responsável pelo projeto “Biblioteca Primeira Infância – Ler é Saber”. Ela falará sobre as várias formas de leitura e a leitura de mundo da criança.

A arte da fotografia é o tema da primeira oficina da programação, no dia 1º de maio, das 16h às 18h, no piso superior do Centro de Convenções. O fotógrafo Vangelis Lopes dará orientações e dicas para iniciantes utilizarem os recursos essenciais de uma máquina digital manual.

No dia 3 de maio, das 9h às 17h, no Espaço Senac, serão feitas atividades de leitura com Patrícia Secco e Tarsilinha (sobrinha-neta da artista plástica Tarsila do Amaral).

A confecção de origamis, pequenas esculturas japonesas de papel, é o tema de oficina no dia 4 de maio, das 9h às 11h, no Pavilhão do FLIV, ministrada por Angel Takahashi. A oficina ensinará algumas das dobras básicas através da prática de alguns modelos.

No dia 5 de maio, o grupo teatral Buraco d’Oráculo, de São Paulo, fará uma vivência sobre teatro de rua. A atividade será das 9h às 12h e das 14h às 16h, no piso superior do Centro de Convenções, voltada para pessoas com idade mínima de 15 anos.

A programação formativa do FLIV 2013 ainda prevê dois cursos sobre o ensino infantil, que serão ministrados pelo professor Geraldo Peçanha de Almeida. Nos dias 7 e 8 de maio, das 18h30 às 22h30, o tema será “Dificuldades de aprendizagem no ensino fundamental”. Já nos dias 9 e 10 de maio, o tema será “Práticas na educação infantil”.

O espaço do Atol Cultural, parceiro do FLIV 2013, abrigará duas oficinas no dia 8 de maio: Modelagem em Jornal, das 17h às 19h, com o artista plástico Gustavo Rapassi; e Teatro Para Quem Não Quer Ser Ator, das 19h às 21h, com o ator Ricardo Diaz.

No dia 8 de maio, o Senac também promoverá duas oficinas de contação de histórias com Renata Roman Ayres, voltada para crianças de 9 a 11 anos. A oficina tem como objetivo fornecer elementos de diferentes narrativas para que as crianças compreendam o processo de criação e transmissão de diferentes histórias e que tornem-se leitores e contadores, tanto das histórias que elas criam, quanto das histórias dos livros.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência