Novidades

30/10/17

Fliv encerra sua sétima edição com programação diversificada

Após nove dias de intensa programação cultural, a sétima edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga chegou ao fim no último domingo (29/10), data em que se comemora o Dia Nacional do Livro. O encerramento foi marcado pelo show “Tributo a Jair Rodrigues”, protagonizado pelos cantores Luciana Mello e Jair Oliveira e realizado numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder, como parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura. 

Em 2017, o Fliv foi uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

O prefeito João Dado comemorou o sucesso do festival, realizado pela Prefeitura e Governo do Estado. “O Fliv é um evento que encanta a todos, desde crianças, aos jovens, adultos e idosos. Fiquei muito feliz por termos conseguido realizar uma grande edição. Toda a equipe da Prefeitura se empenhou muito e tivemos um belo festival. Agradeço, especialmente, à Secretaria Estadual de Cultura pelo importantíssimo apoio e por todas nossas empresas patrocinadoras. Também parabenizo nossos artistas locais que deram um show de alegria e ao público que prestigiou bastante as atividades”.

A secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp, comemorou o sucesso do evento e destacou a adesão da população às atrações oferecidas: “Durante nove dias de programação, recebemos um grande público no Parque da Cultura, que se mostrou muito receptivo e entusiasmado com as atividades do festival. Devido ao intenso fluxo de pessoas e à diversidade de espaços físicos que sediaram o Fliv 2017, é difícil quantificar com precisão o número total de visitantes que passaram pelos nossos espaços nesse período, mas sabemos que o resultado final do evento foi gratificante e mais do que satisfatório”, apontou.

Ao longo do evento, foram realizadas mais de 170 atividades, como bate-papos, sessões de contação de histórias, espetáculos teatrais e oficinas, além de shows estrelados por grandes nomes da música brasileira, como a cantora Angela Maria, a Banda Mais Bonita da Cidade, o cantor André Frateschi e o grupo As Bahias e a Cozinha Mineira.

Com curadoria do editor, crítico literário, escritor e gestor cultural Reynaldo Damazio, o quadro de escritores presentes nessa edição do festival contemplou tanto autores da nova geração da literatura brasileira contemporânea, como Santiago Nazarian, Carol Rodrigues, Carina Castro e Geruza Zelnys, quanto veteranos, como o escritor Evandro Affonso Ferreira, autor de 15 romances e presente pela segunda vez no evento.

Outro destaque foi a presença da jornalista e escritora Daniela Arbex, autora do best-seller “Holocausto Brasileiro” e vencedora de mais de 20 prêmios nacionais e internacionais. 

O festival recebeu também convidados especiais, como a googler Gleidys Salvanha, a booktuber Tatiana Feltrin e o historiador Victor Henrique Menezes. 
No domingo (29/10), uma roda de conversa especial reuniu os autores locais José Luiz Piacenti, Luciano Muchiotti, Maria Helena de Oliveira e Souza e Marcelo Henrique Prado Reina, com o intuito de fomentar a cena literária votuporanguense, aproximando o público das obras produzidas na cidade.

Durante a programação, o público ainda teve a oportunidade de assistir a peças e espetáculos teatrais produzidos por grupos e companhias vindos de diversos municípios do interior paulista e que integraram a Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, trazida para Votuporanga por meio de uma parceria entre a Prefeitura, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Artistas votuporanguenses de diversos segmentos também marcaram presença no Fliv 2017 e tiveram a oportunidade de apresentar ao público algumas das manifestações culturais desenvolvidas no município. 

A obra da romancista e contista paulistana Lygia Fagundes Telles, homenageada nesta edição do festival, foi relembrada por escritores e convidados durante os bate-papos e numa exposição de painéis com textos da escritora, montada no saguão do Centro de Cultura e Turismo.

Tendo em mente o objetivo do festival de incentivar o hábito da leitura junto ao público infanto-juvenil, a Secretaria da Educação encaminhou cerca de 5 mil estudantes da rede municipal de ensino para visitas ao evento, oferecendo aos alunos experiências de aprendizado diferenciadas, para além da sala de aula. 

Além de toda a programação artística e cultural, o festival contou com atrações voltadas para atividade física, como oficinas de técnicas e demonstração de slackline, aulas abertas de yoga e ballet aéreo com tecido acrobático.

O Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali” sediou grande parte da programação do evento, nos espaços da biblioteca, Museu Municipal, Cinema Cultural, sala de oficinas e auditório externo. No primeiro piso do prédio, as livrarias Premier e Espaço apresentaram títulos variados para todos os públicos.

No Parque da Cultura, os visitantes também puderam passar pelo Food Park e pela feirinha de artesanato, além de conhecer os ônibus adaptados para os projetos Bibi Fom Fom e OdontoMóvel, da Prefeitura de Votuporanga. Já no Galpão Fliv foram realizadas diversas sessões de contação de histórias, oficinas e apresentações teatrais e musicais. 

Vídeos, fotografias e depoimentos de visitantes e escritores estão disponíveis no Facebook e no Flickr do evento. Acesse e confira: facebook.com.br/flivotuporanga e www.flickr.com/photos/fliv/.

Organização
O Fliv 2017 foi realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. Foram apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. Foram parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

27/10/17

Encontro de praticantes de slackline é destaque no Fliv

Além das diversas atividades culturais da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, neste ano, a programação do festival contempla, mais uma vez, atividades físicas e ao ar livre.

Um dos destaques é o 2º Encontro de Praticantes de Slackline, que começa nesta sexta-feira, às 18 horas. 

Uma grande via de slackline foi instalada sobre a represa do local, possibilitando que os atletas participantes do evento cruzem de um lado para o outro do parque, equilibrando-se sobre a água. O encontro acontece nesta sexta, sábado e domingo, sempre a partir das 18h. 

O público que passar pelo festival durante o final de semana também poderá experimentar a prática do exercício, por meio das oficinas de demonstração de técnicas de slackline, coordenadas diariamente por Michel Scalle, a partir das 18h.

27/10/17

Final de semana conta com dois grandes shows no Fliv

O último final de semana da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga está repleto de atrações que prometem movimentar o Parque da Cultura, neste sábado (28/10) e domingo (29/10). 

O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

Entre os principais destaques da programação, estão os shows da cantora Angela Maria, no dia 28, e dos irmãos Luciana Mello e Jair de Oliveira, que homenageiam o pai com o “Tributo a Jair Rodrigues”, no dia 29, como parte do Circuito Sescoop/SP de Cultura, realizado numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder. Ambas terão início às 21h e acontecem no Palco Principal do festival.

Angela Maria
Eterna rainha do rádio, Angela Maria é considerada uma das maiores intérpretes da música brasileira. Rara remanescente de sua geração, a artista tem mais de 100 discos gravados e influenciou músicos de diversas gerações, como Elis Regina, Clara Nunes e Milton Nascimento. Aos 88 anos, é uma das artistas que se encontra há mais tempo em atividade no país.

“Tributo a Jair Rodrigues”
“Tributo a Jair Rodrigues” é uma homenagem dos cantores Luciana Mello e Jair Oliveira ao pai, um dos mais importantes nomes da música popular no país. Os artistas seguem os passos do músico nos gêneros de samba e MPB e apresentam algumas das principais canções de Jair, que eram cantadas pelos três em turnês da família Rodrigues pelo Brasil, além de sucessos da carreira individual dos dois artistas. Fazem parte do repertório do tributo sucessos como “Disparada”, “Deixa Isso Pra Lá”, “Tristeza” e “A Majestade, o Sabiá”. 

Convidados
Além das atrações musicais, o Fliv recebe, ao longo do final de semana, convidados especiais, que participarão de bate-papos com o público. No sábado, a googler Gleidys Salvanha conversa com o público sobre o tema “Dá um Google”, às 17h, no Cinema Cultural. Formada em Publicidade e Propaganda pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP), a votuporanguense cursou Matemática Financeira e MBA em Marketing na Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP) e, hoje, é diretora de negócios do Google Brasil para os segmentos de Educação, Classificados, Fast Foods, Apps, B2B e Governo. 

Já no domingo, o historiador Victor Henrique Menezes ministrará uma oficina a respeito dos temas contemporâneos presentes na série “Harry Potter”. Mestrando em História pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Victor comanda a atividade a partir das 14h, no Cinema Cultural. 

Mais tarde, às 17h, é a vez da booktuber Tatiana Feltrin comandar um bate-papo, no qual conversará com o público sobre temas como literatura na internet, incentivo à leitura e a obra Lygia Fagundes Telles, autora homenageada nesta edição do Fliv. Formada em Letras (Tradutora e Intérprete) pela Universidade Metodista de São Paulo, pós-graduada em ensino de idiomas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e professora de inglês como segunda língua, Tatiana é a criadora do canal TLT (Tiny Little Things) e há dez anos Tatiana compartilha seu amor pelos livros por meio do YouTube. 

Às 19h, no Cinema Cultural, escritores locais terão a oportunidade de participar de uma mesa-redonda especial, que marcará o encerramento da edição de 2017 do festival. A atividade tem o objetivo de fomentar a cena literária votuporanguense, aproximando os autores locais do público e atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade.

Mostra de Teatro
A Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes traz a Votuporanga uma série de espetáculos, que se dividirão entre o Centro de Cultura e Turismo e o Centro de Convenções, ao longo do final de semana. No sábado, acontecem as apresentações dos compartilhamentos de processo “Já Q Sou Brasileiro”, da Cia. Assim de Repente, de Fernandópolis e “Burundanga”, do Grupo Camaleões, de Olímpia; e dos espetáculos “Os outros reservas”, do Aliteatro, de Presidente Prudente; “Maria Peregrina”, do Vice Versa Grupo de Teatro, de Registro; Borandá, do Grupo Anankê, de Indaiatuba; “Erêndira”, do 3º Ato de Teatro, de Piracicaba; e “Cabarexistência”, do Grupo de Apoio à Loucura (G.A.L.), de São José do Rio Preto.

Já no domingo, as atrações da mostra são: uma segunda sessão da peça “Os outros reservas”, do Aliteatro, de Presidente Prudente; o compartilhamento de processo “Jozu (in process), da Minha Nossa Companhia, de São José do Rio Preto; e os espetáculos “A Greve do Sexo”, da Cia. Espelunca de Teatro, de São Carlos; e “Gota d’Água”, da Cia. Teatral Caboclo Ventura, de Santa Gertrudes.
A Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes é realizada numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Oficinas
No sábado e no domingo, o artista plástico Rodrigo Scó ministra oficinas de pintura e desenho para crianças, na Varanda Cultural da Biblioteca Municipal. O principal foco das aulas é o desbloqueio do processo criativo dos alunos, encorajando-os a explorar suas habilidades, sem se preocupar com estilos ou regras formais. As atividades acontecem nos dois dias, das 14h às 15h45 e das 16h15 às 18h. 

No sábado e no domingo, acontecem ainda as oficinas “Canto do Conto – Narrativas de Histórias”, com Jacqueline Baumgraez, realizada na Sala de Oficinas, das 15h às 19h, numa parceria com a Poiesis – Organização Social de Cultura; e “Brinquedo Cantado”, com Jussara Belone, às 17h, no Galpão Fliv. 

No domingo, às 11h, Gabriela Carvalho ministra o workshop “Quem conta um conto”, na Brinquedoteca da Biblioteca Municipal. Voltada a pessoas de todas as idades, a atividade propõe resgatar a tradição da narrativa oral, ampliar o vocabulário, os pontos de vista, desenvolver a oratória, a formação de opinião e criar o hábito de ouvir e contar histórias. O projeto realizado com o apoio da Prefeitura de Votuporanga por meio do Programa Municipal Bolsa Cultura de Fomento à Produção Cultural 2017.

Apresentações
No sábado, o auditório externo recebe, às 19h, o show Regional Cabidela. O grupo de choro se apresenta com os músicos José Cássio Jaber, Lucas Bergman, Renan Santos, Gustavo Bombonato, Davi Felipe e a cantora Zu Laiê, levando ao público o encanto das rodas de choro na sua linguagem genuinamente instrumental, e na sua versão cantada, celebrando os compositores e intérpretes que marcaram o gênero musical brasileiro.

No domingo, às 14h, acontece a Votu Otaku Fest, com personagens diversos do mundo dos quadrinhos, games, animes, séries, filmes, no Parque da Cultura. Às 17h, no auditório externo, acontece a JAM no Asfalto + Rockmaster Party, uma festa de danças urbanas realizadas por DJ´s e dançarinos da cultura Hip Hop. Às 20h, o projeto Capoerando, da Secretaria de Esportes e Lazer de Votuporanga, se apresenta no Galpão Fliv, sob a supervisão do Mestre Lousado.

Contações de histórias e atividades físicas
Ao longo do final de semana, acontecem diversas sessões de contação de histórias, com Gabriela Carvalho e com a Cia. Entre Aspas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades diversas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle, seguido de um encontro de praticantes do exercício; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga.

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

26/10/17

Show da Banda Mais Bonita da Cidade movimenta Fliv nesta sexta-feira

Nesta sexta-feira (27/10), a programação do Fliv – Festival Literário de Votuporanga será marcada pelo show da Banda Mais Bonita da Cidade, que acontece a partir das 21h, no Palco Principal do Parque da Cultura.

O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

Com mais de meio milhão de seguidores no Facebook, 40 milhões de visualizações no YouTube e shows marcados por uma entusiasmada resposta do público, o grupo curitibano vem se consolidando como parte importante da música brasileira atual.

Criada em 2009, a banda nasceu da vontade de seus integrantes de reinterpretar canções que amavam, escritas por amigos compositores da capital paranaense. A carreira do grupo foi alavancada em 2011, com a viralização do videoclipe “Oração”, que atualmente acumula mais de 29 milhões de visualizações no YouTube.

Ainda em 2011, a banda gravou seu primeiro disco, o homônimo “A Banda Mais Bonita da Cidade”. No ano seguinte foi lançado, em formato de vinil compacto 7”, o EP “Canções que vão morrer no ar”. Em 2013, foi a vez do disco “O mais feliz da vida” e, em 2016, o DVD “Ao vivo no Cine Joia”. Em junho de 2017, foi lançado o terceiro álbum de estúdio do grupo: “De cima do mundo eu vi o tempo”. 

Esse terceiro disco de estúdio conta com canções de artistas já conhecidos do público, como Alexandre França e o guitarrista da banda, Thiago Ramalho, além de releituras de bandas e artistas como Los Porongas, Versos Que Compomos Na Estrada, Ian Ramil e Maurício Pereira.

Evandro Affonso Ferreira
Além do show da Banda Mais Bonita da Cidade, um dos destaques do Fliv nesta sexta-feira é o escritor Evandro Affonso Ferreira, que participa de um talk show, às 19h, na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. 

Em 2010, Evandro ganhou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) de melhor romance com o livro “Minha mãe se matou sem dizer adeus” e, em 2013, o Prêmio Jabuti com “O mendigo que sabia de cor os adágios de Erasmo de Rotterdam”. Recebeu também o Prêmio Bravo! Bradesco de Cultura de 2016 pelo título “Não tive nenhum prazer em conhecê-los”. Em 2017, o autor lançou seu mais recente trabalho, o romance “Nunca houve tanto fim como agora”, publicado pela editora Record.

Bate-papo com Pierre Ruprecht
Às 9h30, a sala Cinema Cultural recebe o bate-papo “Para que queremos bibliotecas públicas?”, com o tradutor e diretor-executivo da Associação Paulista de Bibliotecas e Leitura (SP Leituras), Pierre Ruprecht. A atividade apresenta ao público uma visão da biblioteca pública contemporânea como instrumento de cidadania, construção de conhecimento, promoção da leitura e espaço comunitário e de lazer, ao alcance de todos os municípios. 

Espetáculo “A Cantora Careca”
Integrando a programação da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, as companhias de teatro votuporanguenses Abayomi e Arca apresentam o espetáculo “A Cantora Careca”, às 20h, no Centro de Convenções “Jornalista Nelson Camargo”. 

Escrita pelo grande dramaturgo Eugène Ionesco, a peça não segue uma linearidade. Na história, não há grandes conflitos e os personagens comunicam-se com dificuldade. Apesar de escrito no período pós-guerra, o texto trata da contemporaneidade e do isolamento num mundo sem compreensão, no qual muito se fala, nada se ouve, nada se entende e propagam-se conveniências corporativistas, num esvaziamento das possibilidades de encontro e entendimento.

No elenco, estão Denis Azevedo, Denis Figueiredo, Esmeraldina Reis, Gigio Mantovani, Juliana Rocha e Luana Zafani Ramos.

Sexta-feira no Fliv
Às 16h, na sala de oficinas da Biblioteca Municipal, a Prof.ª Ma. Karina de Oliveira, da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga, comanda o segundo encontro do minicurso “Leitura e mediação: a jornada do leitor”. O propósito da atividade é explicar e discutir a importância da leitura na formação do cidadão, considerando, sobretudo, a relevância do papel dos mediadores nesse processo, sejam eles pais, professores, bibliotecários ou agentes de leitura.

Às 17h, o Manada Grupo de Teatro, de Americana, apresenta o compartilhamento do processo da peça “O primeiro voo de Ícaro”, na sala Cinema Cultural. Na apresentação, que integra a programação da Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, três histórias contadas pelo professor Dédalus são espelhos de inúmeras vidas que se dão em lugares periféricos e marginalizados do país. 
Ao longo do dia, acontecem diversas sessões de contação de histórias, com as companhias Entre Aspas e Girasonhos e as contadoras Gabriela Carvalho, Dani Ribeiro e Daniela Aguas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades diversas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle, seguido de um encontro de praticantes do exercício; ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato; aula livre de danças urbanas, com Ticko Bboy e uma vivência de capoeira de angola, coordenada por Alexandre Pianta.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga.

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

25/10/17

Escritor Santiago Nazarian e espetáculo de dança são destaques no Fliv, nesta quinta-feira

Um dos destaques da programação do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, nesta quinta (26/10), é o bate-papo com o escritor Santiago Nazarian, que acontece às 19h, no Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”. 

Eleito, em 2007, como um dos jovens autores mais importantes da América Latina pelo Hay Festival of Literature and the Arts, Santiago descreve seu projeto literário como "existencialismo bizarro", no qual mescla questões atemporais da literatura existencialista com cultura pop, humor negro e horror. O autor tem obras publicadas em vários países da América Latina e Europa e direitos vendidos para cinema e teatro. Além de escritor, é tradutor, roteirista e colabora em diversos periódicos.

Em 2003, Nazarian ganhou o Prêmio Fundação Conrado Wessel de Literatura com seu romance de estreia, “Olívio”. Em 2010, seu título juvenil “Garotos malditos” foi contemplado com uma bolsa de criação literária do programa Petrobras Cultural. Seu romance “Mastigando humanos” foi adotado pelo Projeto Nacional Biblioteca na Escola (PNBE) e, em 2013, se tornou leitura obrigatória no vestibular da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB). Em 2017, o autor lançou, pela editora Companhia das Letras, seu mais recente romance, intitulado “Neve Negra”.

Espetáculo “Estações”
Às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe o espetáculo “Estações”, protagonizado pelo Grupo Em Movimento, de Birigui, com direção de Alexandre Oliveira e orientação artística de Camila Soares. 

A apresentação integra a Mostra de Teatro do Programa de Qualificação em Artes, que segue até sábado (29/10) na programação do Fliv, com atrações protagonizadas por grupos de diferentes municípios do interior paulista e trazidas para o festival numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Quinta-feira no Fliv
Às 13h, a Cia. Circo de Bonecos apresenta o espetáculo infantil “Circo de Coisas”, no Galpão Fliv. A atração promete encantar crianças com idade a partir de quatro anos e acontece novamente, às 19h, no deck do Parque da Cultura.

Às 14h30, o Cinema Cultural sedia a apresentação “EnCena” do Projeto Guri. Estarão reunidas turmas avançadas do curso de Violão dos polos de Fernandópolis, Cosmorama, Tanabi, Bálsamo, Ouroeste e Mirassol, com objetivo de promover a integração entre os alunos e dividir conhecimentos.

A partir das 16h, na sala de oficinas da Biblioteca Municipal, acontece o primeiro encontro do minicurso “Leitura e mediação: a jornada do leitor”, ministrada pela Prof.ª Ma. Karina de Oliveira, da Unifev – Centro Universitário de Votuporanga. O propósito da atividade é explicar e discutir a importância da leitura na formação do cidadão, considerando, sobretudo, a relevância do papel dos mediadores nesse processo, sejam eles pais, professores, bibliotecários ou agentes de leitura. 

O minicurso acontece novamente na sexta-feira (27/10) e receberá participantes com idade a partir dos 16 anos. Foram disponibilizadas 30 vagas por encontro. As inscrições estarão abertas com uma hora de antecedência e devem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com as companhias Entre Aspas e Girasonhos e as contadoras Gabriela Carvalho, Dani Ribeiro e Daniela Aguas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo .facebook.com.br/flivotuporanga.
 
Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

25/10/17

UNIFEV é parceira do Festival Literário de Votuporanga por mais um ano

A UNIFEV é parceira do FLIV - Festival Literário de Votuporanga por mais um ano. O evento, que já está em sua sétima edição, teve início no último dia 21 de outubro e segue com uma programação dinâmica até o próximo domingo (29/10).

Além do suporte em infraestrutura, a Instituição possui bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto de Educação Física - Licenciatura, e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo que, sob a supervisão de seus docentes, estão atuando como monitores em diversos setores.

De acordo com o coordenador da graduação em Educação Física da UNIFEV, Prof. Me. Valter Brighetti, os universitários têm a missão de recepcionar o público e desenvolver atividades recreativas e lúdicas.

“Eles estão empolgados e felizes com a oportunidade. Afinal, esse contato direto com as pessoas e, principalmente, crianças e jovens, faz parte da ‘missão professor’. É uma chance de ouro para aqueles que desejam atuar nas salas de aula”, explicou Brighetti.

Para a Profª. Ma. Maria Júlia Barbieri Eichemberg, coordenadora do curso de Arquitetura e Urbanismo, a parceria com o Festival sempre foi importante e tem se fortalecido ao longo dos anos. “Somos uma Instituição comunitária, então, mais do que nunca, os nossos estudantes precisam entender a importância disso. Atuar como monitor em um evento tão incrível reforça o processo de amadurecimento dos futuros arquitetos. Isso sem mensurar, exatamente, o quanto potencializamos habilidades, aproximando os alunos desse universo cultural e literário”.

FLIV

Desde 2011, o FLIV se tornou um dos maiores projetos multiculturais do País. Em nove dias de programação, o evento reúne diversas atividades inteiramente gratuitas, ligadas à literatura, às artes e à cultura. Ao longo de suas seis últimas edições, o encontro registrou um público de mais de 300 mil visitantes, vindos de mais de 40 municípios da região.

Programação completa

A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.


24/10/17

Fliv recebe escritora Carina Castro e mostra de teatro nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira (25/10), a programação da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga conta com a participação da escritora paulistana Carina Castro. Poeta, pesquisadora e ativista cultural, Carina conversa com o público a partir das 19h, na sala Cinema Cultural do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”.

Autora do livro de poemas “Caravana” (Ed. Patuá, 96 p.), a escritora estudou Letras e Literatura Comparada na Universidade de São Paulo e também se dedica à produção literária para jovens leitores, por meio da qual conquistou o prêmio Lusofonia de Portugal, em 2012, na categoria conto infanto-juvenil.

Carina tem poemas publicados em revistas digitais, suplementos literários e antologias diversas, entre as quais se destaca “É agora como nunca” (Companhia das Letras, 144 p.), organizada pela cantora e compositora Adriana Calcanhotto.

Ao lado de Deborah Erê, a autora criou o selo de publicações independentes e intervenções gráfico-poéticas Selenitas. Além disso, é idealizadora do coletivo de feminismo, arte-educação e infância Espaço Marciana. 

Atualmente, Carina se dedica a seu próximo livro, o título duplo “estiagem/cheia” e ministra oficinas de criação literária para mulheres e crianças.

Mostra de Teatro Ademar Guerra
Às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe o espetáculo “Músicas em Pararatimbum”, com a Banda Tribuss, de Birigui. A apresentação inicia a participação da Mostra de Teatro Ademar Guerra nesta edição do Fliv. 

A mostra participa do evento pelo segundo ano consecutivo e permanece na programação até o dia 29, com 14 espetáculos, protagonizados por grupos do Programa de Qualificação em Artes da Secretaria de Estado da Cultura, vindos de diferentes municípios do interior paulista. A curadoria artística é de Sérgio Ferrara.

As apresentações de dança e teatro se dividirão entre o Centro de Convenções e o Centro de Cultura e Turismo e são realizados numa parceria entre a Prefeitura de Votuporanga, a Secretaria de Estado da Cultura, a Poiesis – Organização Social de Cultura e as Oficinas Culturais.

Quarta-feira no Fliv
Além do bate-papo com Carina Castro e dos espetáculos da Mostra Ademar Guerra, o Fliv recebe nesta quarta-feira (25/10), logo pela manhã, quatro sessões de contação de histórias, às 8h, às 9h, às 10h e às 11h, com a Cia. Girasonhos, que apresenta narrativas protagonizadas pelos personagens Livrósio e Livrela, no Galpão Fliv. 

Às 12h, é a vez da Cia. Circo de Bonecos ocupar o Galpão Fliv com o espetáculo infantil “Circo de Coisas”, que promete encantar crianças com idade a partir de quatro anos. A apresentação acontece novamente, às 19h, no deck do Parque da Cultura.

Das 18h às 21h, acontece, na sala de oficinas da Biblioteca Municipal Castro Alves, uma oficina de criatividade em papercraft com Maurício e Graziella Fuscaldo. Foram disponibilizadas 30 vagas. As inscrições estarão abertas com uma hora de antecedência e devem ser feitas no local, por ordem de chegada.

Também às 18h, acontece, no Auditório Externo, uma apresentação do Grupo de Choro Tradição, que interpreta composições de músicos como Pixinguinha e Jacob do Bandolim.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com a Cia. Entre Aspas. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

23/10/17

Vencedora do Prêmio Jabuti vem ao FLIV nesta terça-feira

Carioca, radicada em São Paulo, a escritora Carol Rodrigues é uma das principais atrações da sétima edição do Fliv – Festival Literário de Votuporanga, que acontece até sábado (29/10), no Parque da Cultura. A autora participará de um bate-papo com o público, nesta terça-feira (24/10), às 19h, na sala Cinema Cultural.

Considerada uma das maiores promessas da nova geração de escritores brasileiros, Carol é vencedora do mais tradicional prêmio literário do país, o Jabuti, por sua primeira obra: o livro de contos “Sem vista para o mar”, publicado pela editora Edith.

Formada em Imagem e Som pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), a autora é mestre em Estudos de Performance pela Universidade de Amsterdam. Moradora da capital paulista, Carol também trabalha como roteirista e produtora cultural.

Depois do sucesso de “Sem vista para o mar” que, além do Jabuti, venceu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional, a escritora lançará, em breve, seu segundo livro “Os Maus Modos”, com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo.

Terça-feira no Fliv
Além do bate-papo com Carol Rodrigues, o Fliv recebe nesta terça-feira (23/10) duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, ministrada por Ícaro San Carlo e Jéssica Brito, por meio do programa “Pontos MIS”, numa parceria entre a secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP). As atividades serão realizadas na sala Cinema Cultural em dois horários, das 13h às 17h e das 18h às 22h, e propõem uma experiência de produção de um curta metragem.

Às 10h, o rapper e poeta Renan Inquérito traz ao Auditório Externo o projeto “Parada Poética”, na qual apresenta a poesia de maneira simples, interativa e acessível a todos, envolvendo o público por meio da palavra falada. 

Às 17h, também no Auditório Externo, acontece um bate-papo seguido de pocket show, com o escritor e músico Reynaldo Bessa. O autor participa de uma conversa com o público sobre a importância da leitura e, em seguida, apresenta interpretações de canções autorais e de versões de clássicos da música brasileira.

Já às 21h, o Palco Principal do Parque da Cultura recebe uma apresentação da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes “João Cornachione ‘Oscarito’”. Mantida pela Prefeitura, a orquestra votuporanguense é formada por professores, alunos e músicos convidados, e regida pelo maestro Mazinho Sartori.

Ao longo do dia, acontecem também exibições de filmes, realizadas em parceria com o “Pontos MIS” e diversas sessões de contação de histórias, com Gabriela Carvalho e as companhias Entre Aspas e Girasonhos. O Parque da Cultura recebe ainda atividades físicas, como aula de yoga, com Luci Sanches; oficina de demonstração e técnicas de slackline, com Michel Scalle e; ballet aéro com tecido acrobático, com Mariana Maricato. 

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

23/10/17

Shows, bate-papo e contações de histórias marcam primeiro final de semana do Fliv

O primeiro final de semana da 7ª edição do Fliv - Festival Literário de Votuporanga movimentou o Parque da Cultura, no último sábado (21/10) e domingo (22/10), com mais de 30 horas de atividades culturais inteiramente gratuitas e abertas a todos os públicos. O evento é uma realização da Prefeitura de Votuporanga e da Secretaria de Estado da Cultura, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o apoio de diversas empresas e instituições.

A noite do sábado foi marcada pela abertura do festival, que contou uma apresentação especial da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes "João Cornachione 'Oscarito'", sob a regência do maestro Mazinho Sartori, no Palco Principal do evento. Na sequência, foi realizada a cerimônia oficial de abertura, que contou com a presença de autoridades, apoiadores, organizadores e imprensa.

Durante seu discurso, o prefeito João Dado destacou a importância dos parceiros e patrocinadores para a concretização do festival e aproveitou a oportunidade para parabenizar a organização do evento. “A união é o que permite transformarmos sonho em realidade. O Fliv só é possível quando temos parceiros que são amigos de Votuporanga. Um muito obrigado a cada um que se empenhou para este evento e acreditou em nossa proposta. Parabéns a todos, desde a equipe da Prefeitura até todas as empresas e instituições apoiadoras”, finalizou. 

Além do prefeito, também estiveram presentes na solenidade: a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Mônica Pesciotto de Carvalho; a secretária municipal da Cultura e Turismo, Silvia Stipp; o presidente da Câmara Municipal de Vereadores, Osmair Ferrari; Jane Eliza, representando a Secretaria Municipal da Educação; o chefe de gabinete da Secretaria de Estado da Cultura, Alessandro Soares; produtor artístico da APAA, Silvio Marcondes de Castro; o presidente da Unifev, Celso Luiz Alves dos Santos; o diretor regional da TV TEM, Luiz Ricardo Queiroz; o supervisor de vendas do Grupo Pacaembu, Renan Figueiredo; e o presidente da Associação Comercial de Votuporanga, Celso Penha Vasconcelos.

Após a cerimônia, o público pôde conferir o show da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, que encerrou a noite com um repertório de canções autorais e clássicos da música popular brasileira, como “Tigresa”, de Caetano Veloso, e “Pagu”, de Rita Lee e Zélia Duncan. 

Domingo
No domingo, a programação teve início logo pela manhã, com sessões de contação de histórias, que seguiram até a tarde, comandadas por Dani Ribeiro, Daniela Aguas e a Cia. Entre Aspas. Espaços como o Galpão Fliv e a Biblioteca Municipal Castro Alves foram ocupados com as oficinas “Brinquedo Cantado”, com Jussara Belone; “Criatividade em Papercraft”, com Maurício e Graziella Fuscaldo; e o workshop “Dois pra lá, dois pra cá”, da academia Compasso. 
Ao longo do dia, o Parque da Cultura também sediou atividades físicas, como yoga, com Luci Sanches; oficina e demonstração de técnicas de slackline, com Michel Scalle; e ballet aéreo com tecido acrobático, com Mariana Maricato.

No final da tarde, o palco do auditório externo do Centro de Cultura e Turismo recebeu o espetáculo “Grande Circo Humano”, comandado pelo Coral Canto Livre, que trouxe interpretações de clássicos da MPB, sob a regência do maestro e pianista Marcio Zarsi.

À noite, o espetáculo “Escambo”, da Cia. 2 Atos, trouxe a linguagem do palhaço para o deck do Parque da Cultura, com uma narrativa sobre disputa e união, enquanto o Galpão Fliv recebeu uma aula livre de danças urbana, com Ticko Bboy.

Já a sala Cinema Cultural recebeu a escritora e jornalista Daniela Arbex para um bate-papo sobre seu premiado livro “Holocausto Brasileiro”. O público lotou o espaço e teve a oportunidade interagir com a autora, após a conversa, durante uma sessão de autógrafos. 

Fechando a programação do final de semana, o cantor e ator global André Frateschi contagiou o público com um show realizado no Palco Principal. O artista, vencedor da mais recente temporada do programa televisivo “PopStar” interpretou canções autorais e versões de clássicos do rock nacional e internacional, como “Tempo Perdido”, da banda brasiliense Legião Urbana, e “With or Without You”, do grupo irlandês U2.

Programação completa
A programação completa do Fliv 2017 está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br ou pelo facebook.com.br/flivotuporanga. 

Organização 
O Fliv 2017 é realizado pela Prefeitura de Votuporanga e pelo Governo do Estado de São Paulo, com execução da Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA) e o co-patrocínio da Unifev e Facchini. São apoiadores culturais: StarB, Cantoia Figueiredo, Coacavo, Expresso Itamarati, Grupo Pacaembu, Oficinas Culturais, Poiesis - Organização Social de Cultura, Programa Qualificação em Artes - Ademar Guerra, Casa das Rosas, Ponto MIS, Sescoop/SP, SICOOB/Credlíder, SP Leituras - Organização Social de Cultura, Vikstar e Ville Hotel Gramadão. São parceiros: Senac Votuporanga, Cofgo Agri, Laranjão Supermercados – Votuporanga e Câmara de Vereadores. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

20/10/17

Fliv divulga programação completa com mais de 170 atividades

A sétima edição do Fliv –Festival Literário de Votuporanga começa neste sábado (21/10), com uma grande programação, repleta de novidades e proporcionada ao município pela Associação Paulista dos Amigos da Arte (APAA), do Governo do Estado. O caderno de programação e encartes informativos serão distribuídos no evento gratuitamente para os visitantes.

O acesso digital à agenda do FLIV pode ser feito pelo site www.flivotuporanga.com.br.

Nos nove dias, serão mais de 170 atividades, inteiramente gratuitas. Entre os principais destaques deste ano, estão atrações musicais, escritores e convidados especiais que passarão pelo festival, que acontece entre os dias 21 e 29 de outubro, no Parque da Cultura, numa parceria da Prefeitura com a APAA e o apoio de diversas empresas e instituições.

Neste ano, a autora homenageada pelo festival é a paulistana Lygia Fagundes Telles. Renomada romancista e contista, Lygia é considerada uma das maiores expoentes vivas da literatura brasileira. A escritora é membro da Academia Brasileira de Letras e, em 2016, foi indicada ao Prêmio Nobel de Literatura.

A curadoria do evento é de Reynaldo Damazio, editor, crítico literário, escritor e gestor cultural.

Atrações musicais

Além das apresentações da Orquestra Sinfônica da Escola Municipal de Artes e da banda As Bahias e a Cozinha Mineira, no dia 21, durante a abertura do festival, neste ano também sobem ao Palco Principal: o cantor André Frateschi, no dia 22; a Banda Mais Bonita da Cidade, no dia 27; a cantora Angela Maria, no dia 28; e os artistas Luciana Mello e Jair de Oliveira, no dia 29, encerrando a programação do evento com o show “Tributo a Jair Rodrigues”, que integra o Circuito Sescoop/SP de Cultura, numa parceria com as cooperativas Coacavo e Sicoob Credlíder. Todos os shows terão início às 21h.

Escritores e contação de histórias

Tendo como um dos principais objetivos o incentivo à leitura junto ao público infanto-juvenil, o Fliv 2017 contará também com diversas sessões de contação de histórias e bate-papos com escritores.

A realização do evento também conta com a parceria da Secretaria Municipal da Educação, que proporcionará a visita de centenas de alunos das escolas municipais. Uma das atrações mais aguardadas pelas crianças é a contadora Kiara Terra, que volta ao festival, no dia 23, em diversos horários. Haverá ainda a presença de talentosos artistas votuporanguenses, de áreas como teatro, dança e música para alegrar a criançada.

Entre autores renomados, marcarão presença nesta edição a jornalista Daniela Arbex, no dia 22, e os escritores Geruza Zelnys de Almeida, no dia 23; Carol Rodrigues, no dia 24; Carina Castro, no dia 25; Santiago Nazarian, no dia 26; e Evandro Affonso Ferreira, no dia 27. Já no dia 29, haverá uma mesa-redonda especial, composta por autores locais, atraindo uma maior visibilidade para os livros produzidos na cidade e região.

Convidados

Convidados especiais como a booktuber Tatiana Feltrin, a googler Gleidys Salvanha e o historiador Victor Henrique Menezes têm presença confirmada nesta edição. Responsável pelo canal TLT (Tiny Little Things), há dez anos Tatiana compartilha seu amor pelos livros e incentiva a leitura por meio do YouTube e participará de um bate-papo, no dia 29. Diretora de negócios do Google Brasil, a votuporanguense Gleydis conversará com o público, no dia 28, sobre o tema “Dá um Google”. Mestrando em história pela Unicamp, Victor ministrará uma oficina a respeito dos temas contemporâneos presentes na série “Harry Potter”, também no dia 29.

Mostra de Teatro Ademar Guerra

Pelo segundo ano consecutivo, o Fliv recebe a Mostra de Teatro Ademar Guerra, realizada pelo Programa de Qualificação em Artes da Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. Entre os dias 25 e 29, diversos grupos do programa, vindos de diferentes municípios do interior do estado, se apresentarão com espetáculos de dança e teatro, que se dividirão entre o Centro de Convenções e o Centro de Cultura e Turismo.

Oficinas

Entre as atividades oferecidas pela programação, o público poderá participar de exibições de filmes e de duas sessões da oficina “Fazendo Cinema”, no dia 24, comandadas por Jéssica Brito eÍcaro San Carlo e realizadas numa parceria entre a Secretaria da Cultura e Turismo da Prefeitura e o Museu da Imagem e do Som de São Paulo (MIS-SP), por meio do programa “Pontos MIS”.

Entre as demais oficinas que integrarão o festival, estarão o minicurso “Leitura e Mediação: A Jornada do Leitor”, ministrada pela Profª Ma. Karina de Oliveira, da UNIFEV, nos dias 26 e 27; a atividade “Pintura e Desenho para Crianças”, com o artista plástico Rodrigo Scó, nos dias 28 e 29; e a capacitação “Canto do Conto - Narrativas de Histórias”, com Jacqueline Baumgraez, também nos dias 28 e 29.

Estrutura

Em 2017, a estrutura do FLIV contará com toda a arquitetura do Centro de Cultura e Turismo “Marão Abdo Alfagali”, de modo que espaços como biblioteca, museu, auditórios, salas de cinema e oficinas receberão grande parte das atividades da programação.

Além das áreas do Centro de Cultura e Turismo, o já tradicional Galpão FLIV abrigará atividades literárias dos mais variados estilos. O evento contará ainda com área de Food Park, Feirinha de Livros e Artesanato, práticas esportivas e de meio ambiente, além do Palco Principal, onde serão realizados os espetáculos musicais.

Programação completa

A programação completa já está disponível para download e pode ser conferida no site www.flivotuporanga.com.br. A promoção do evento é da TV TEM - Globo.

Acompanhe as novidades sobre o festival pelo site ou no facebook.com.br/flivotuporanga.

Guia

  • Agência Bancária
  • Farmácia/Drogaria
  • Hotéis
  • Imobiliárias
  • Lanchonete
  • Pizzaria
  • Ponto de Táxi
  • Restaurante
  • Serviço Médico
  • Postos de Combustível
  • Transporte
  • Emergência